10P Mundocross para Endrews Armstrong

Por Jorge Soares | Foto por Divulgação | 07 de janeiro de 2010 - 20:00

O primeiro entrevistado do 10P Mundocross de 2010 é o jovem piloto Endrews Armstrong, que apesar do nome parecer ser de um piloto estrangeiro, ele é brasileiríssimo do Paraná. Endrews é piloto da equipe Dunas Kids, e é o atual campeão Brasileiro de Motocross 85 e do Arenacross 85, além de possuir outros títulos estaduais. Com certeza 2009 foi um ano de grande sucesso para Endrews, e olha que ele brigou com excelentes pilotos, principalmente os da equipe oficial de fábrica da Honda.

E para saber um pouco sobre este piloto guerreiro, o site realizou o 10P Mundocross com ele, que conta agora o que tem feito neste período de férias, entre o fim de uma temporada e o início de outra. Uma coisa que ele não contou, mas estamos sabendo, é que está treinando muito para defender o seu número 1 em 2010. E os treinos de Endrews são nas pistas JMR, do Juliano Ramos, irmão do piloto Jean Ramos.

Endrews teve e tem o apoio de sua família, que tem gosto pelo Motocross, já que seu pai também foi piloto. Ele vai tentar repetir o desempenho de 2009 para se despedir da categoria com chave de ouro, e começar uma nova fase na categoria MX2, para motos 250 4T. E para vocês conhecerem um pouco mais da pessoa e do piloto Endrews Armstrong, agora para vocês, o 10P Mundocross com este guerreiro paranaense.

Placa de 5 segundos no ar : Largou…

1) Mundox – Endrews, como mal passamos a virada do ano, faça uma avaliação da tua temporada em 2009.

Endrews Armstrong – Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, a equipe Dunas Kids, aos patrocinadores e a todos que me apóiam e torcem por mim. No Brasileiro de Motocross tive uma temporada com muitos altos e baixos, sofri com algumas lesões. Uma delas foi uma semana antes da abertura do Campeonato Brasileiro de Arenacross, eu estava treinando, e tive uma queda, em que tive uma fratura em dois ossos. Uma semana após o dia da fratura, tinha a terceira etapa em Canoas, corri mesmo estando ainda quebrado e fiquei em segundo.

Já na semana da quinta etapa em Sorriso, tive uma fratura no pulso, tirei o gesso no sábado pela manhã na pista e terminei a etapa em quarto. E tive problemas mecânicos em virtude de tombos, mas no fim das contas tudo deu certo e acabei conquistando o título 2009 na categoria 85cc, foi a maior felicidade que já tive em minha carreira no Motocross.

Sobre a temporada do Arenacross eu não participei da primeira etapa, por conta de uma lesão na mão.
Na etapa final, em Itu, São Paulo, cheguei na vice-liderança do campeonato, com 7 pontos atrás do líder, ou seja, eu precisava de uma vitória, e também que o líder do campeonato não terminasse a prova entre os três primeiros. Larguei na segunda posição, com o líder do campeonato na minha frente, consegui a ultrapassagem logo nas primeiras voltas, e fiz minha prova sem erros para garantir a vitória, com minha parte feita, só restava torcer para que meu adversário não terminasse entre os 3 primeiros, e ele terminou a prova apenas na sétima posição, e eu assegurei o título também do Arenacross 2009.

2) Mundox – Como esta é a primeira entrevista que você dá para o Mundocross, gostaríamos de saber como foi o teu inicio de carreira, o que te inspirou começar a correr Motocross ?

Endrews Armstrong – Comecei indo às pistas com meu pai, que praticava Motocross, de tanto acompanhá-lo, passei a gostar das motos e logo já estava pedindo uma pra ele. Eu tinha 3 anos, quando ganhei minha moto,que foi uma Panda 50cc, aos 4, já ganhei uma Kawasaki 60cc, aos 9 comecei com uma Kawasaki 65cc, no fim de 2004, peguei uma KTM 65cc, moto que andei até o ano de 2007, quando comecei na 150cc.

3) Mundox – Na próxima temporada você estará defendendo o título de campeão Brasileiro na categoria 85, você acredita que a responsabilidade pesará durante o campeonato ?

Endrews Armstrong – Com certeza pesará um pouco, mas vou procurar esquecer este detalhe, e me concentrar apenas em fazer um trabalho bem feito na temporada de 2010.

4) Mundox – Endrews, qual é a sua rotina de treinos ? Em 2010 você fará algo diferente do que fez em 2009 ?

Endrews Armstrong – Treino 3 vezes na semana, e aos fins de semana quando não tem corrida. Provavelmente este ano vou procurar treinar durante mais tempo, para melhorar ainda mais meu preparo físico, pois no ano que vem já começarei a andar na 250cc, então, o preparo vai influenciar para esta temporada, e já como uma preparação para 2011.

5) Mundox – Além de você e o Lucas Moraes, quem mais vai fazer parte da equipe Dunas Team ?

Endrews Armstrong – Na temporada 2010, seremos somente eu e o Lucas Moraes mesmo.

6) Mundox – Quem será seu mecânico para a temporada 2010 ?

Endrews Armstrong – Mecânico ainda não está definido, mas terei como treinador, Agledson Vieira, o ‘Zebrinha’.

7) Mundox – Para você o Motocross é apenas um esporte ou no futuro pretendes competir profissionalmente, quem sabe indo fazer carreira nos exterior, como está fazendo Jorge Balbi Jr. ?

Endrews Armstrong – Com certeza, pretendo seguir carreira no Motocross, e ir correr nos Estados Unidos, ou em algum outro país em que o Motocross seja forte.

8) Mundox – Quem você considera que serão os teus adversários diretos nos campeonatos ?

Endrews Armstrong – Todos os pilotos tem chances, mas prefiro esperar a temporada começar, para ver quem são os mais fortes.

9) Mundox – O que você costuma fazer nas horas de folga ?

Endrews Armstrong – Procuro sair às vezes, mas normalmente assisto filmes, e as etapas do AMA Motocross e AMA Supercross, converso com meus amigos pelo MSN, e jogar jogos de Motocross.

10) Mundox – Para encerrar o nosso 10P Mundocross, qual a perspectiva e os planos para o próximo ano, como por exemplo, sua pré-temporada, quais campeonatos irá disputar e em quais categorias ?

Endrews Armstrong – Bom, para a temporada 2010 continuarei na Dunas Kids. Estou esperando o Lucas voltar dos Estados Unidos, para tentar fazer boa parte da pré temporada junto com ele. Farei os campeonatos Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Supercross e o Arenacross na categoria 85.

Mundox – Para encerrar, a palavra e o espaço são seus.

Endrews Armstrong – Novamente agradeço a Deus, a toda a equipe Dunas Kids, patrocinadores, ao Marcos Vinicius ‘Mala’, Marcos Moraes, Lucas Moraes, a minha família, amigos e a todos que me acompanham e torcem por mim, Obrigado.

Mundox – Valeu Endrews, obrigado pela entrevista para o Mundocross. Um abraço e a equipe do site te deseja uma ótima temporada em 2010.

Perfil do piloto Endrews Armstrong :

Data nascimento : 21 de maio de 1995
Cidade onde nasceu : Curitiba – PR
Primeira moto : Panda 50
Moto atual : Honda CRF 150
Principal título : Campeão Brasileiro de Motocross e Arenacross
Ídolo no Motocross Nacional : Paulo Stedile, Eduardo Saçaki e Juliano Ramos
Ídolo no Motocross Internacional : James Stewart e Ricky Carmichael
Pista favorita no Paraná : As pistas da JMR
Pista favorita no Brasil : Sorriso (MT) e Cachoeiro do Itapemirim (ES)
Comida favorita : Massas e carnes
Bebida favorita : Sucos
Comida antes das corridas : Comidas leves
Bebida nas corridas : Sucos e bebidas energéticas
Lazer preferido : Assistir filmes e conversar com amigos no MSN
Esporte preferido fora o Motocross : Natação e bicicleta
E-mail : [email protected]
MSN : [email protected]

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly