Curiosidades da etapa de abertura do AMA Supercross

08 de janeiro de 2010 - 23:00

Para quem gosta de dados estatísticos e curiosidades, esta matéria é um prato cheio. Seguem aqui algumas informações da história das etapas de abertura do AMA Supercross, que teve seu primeiro campeonato em 1974. Nestes 36 anos de AMA SX, já rolaram centenas de etapas, que tiveram dezenas de vencedores, e dezoito campeões.

E na foto que está ilustrando está matéria, aparecem James Stewart (#7) e Ricky Carmichael (#4), que juntos venceram 7 dos dez títulos disputados nos anos 2000. Carmichael foi cinco vezes campeão (2001/2002/2003/2005/2006) e Stewart duas vezes campeão (2007 e 2009). Veja agora as curiosidades, estatísticas e informações sobre as etapas de abertura do AMA Supercross.

CURIOSIDADES DA CATEGORIA SUPERCROSS EM ANAHEIM

– Esta corrida marcará a 29ª vez na história em que a etapa de abertura do AMA Supercross na categoria principal, a Supercross, acontece em Anaheim.

– Desde 2001 Anaheim recebe três etapas do AMA SX em cada temporada.

– Anaheim possui o recorde de ser a cidade que mais sediou etapas em toda a história do AMA Supercross.

– Chad Reed vai buscar a sétima vitória em Anaheim neste ano.

– A primeira corrida em Anaheim foi disputada no dia 4 de dezembro de 1976.

– A primeira corrida em Anaheim foi vencida por Marty Smith, pilotando uma Honda.

– Dos 36 campeonatos, 17 vezes na história do AMA Supercross, o vencedor da etapa de abertura se sagrou campeão ao final do campeonato.

– Dos 36 campeonatos, 32 vezes na história do AMA Supercross, o piloto que finalizou a etapa de abertura entre os 5 primeiros se sagrou campeão ao final do campeonato.

– Em 2002 Ricky Carmichael finalizou a etapa de abertura na 20ª posição, abandonando a corrida após sofrer um tombo na disputa pela liderança com Mike LaRocco,e mesmo assim se sagrou campeão ao final da temporada. O pior resultado de um piloto campeão na etapa de abertura na história do AMA Supercross. Isso nunca havia acontecido antes na história do campeonato. O segundo pior foi o 19º lugar de James Stewart no ano passado, após o tombo nas costelas, disputando a liderança com Chad Reed e assim como Carmichael em 202, Stewart acabou sendo campeão da temporada.

– Em 1997 Jeff Emig finalizou a etapa de abertura na 6ª posição e Jeremy Mcgrath em 1999 finalizou a etapa de abertura em 7º lugar. Mesmo assim ambos se sagraram campeões ao final da temporada.

– Chad Reed e James Stewart são os únicos pilotos na história do AMA Supercross que já venceram as 3 etapas disputadas em Anaheim durante a mesma temporada.

PRIMEIRA VITÓRIA DA CARREIRA NA CATEGORIA SX EM ANAHEIM

1979 – Kent Howerton
1982 – Donnie Hansen
1983 – David Bailey
1984 – Johnny OMara
1990 – Damon Bradshaw
1993 – Jeremy McGrath
2003 – Chad Reed

ESTATÍSTICAS DO AMA SUPERCROSS LITES EM ANAHEIM

– A primeira corrida da categoria Lites em Anaheim aconteceu no dia 02 de fevereiro de 1985, com vitória de Mike Healy da Suzuki.

– Esta será a 40ª vez na história do AMA Supercross que a categoria Lites disputa uma etapa em Anaheim.

– Ernesto Fonseca, Ivan Tedesco e Ryan Villopoto são os únicos pilotos que já venceram as três etapas do AMA Supercross em Anaheim pela categoria Lites.

PRIMEIRA VITÓRIA DA CARREIRA NA SUPERCROSS LITES EM ANAHEIM

1986 – Tyson Vohland
1987 – Jeff Matiasevich
1993 – Damon Huffman
1999 – Casey Johnson

CURIOSIDADES SOBRE O AMA SUPERCROSS

– A primeira etapa do primeiro AMA Supercross foi no dia 9 de março de 1974 na cidade de Daytona, no estado da Flórida.

– O primeiro piloto a vencer uma etapa do AMA SX foi Pierre Karsmakers.

– O primeiro campeão do AMA SX foi Pierre Karsmakers, pilotando Yamaha.

– De 1974 até 2009 já foram disputadas 504 etapas do AMA Supercross.

– Até agora o AMA Supercross já teve 52 diferentes vencedores de etapas.

– Até agora o AMA Supercross já teve 18 diferentes campeões.

– Até agora 6 marcas de motos venceram pelo menos uma etapa do AMA SX.

– A temporada de 2010 será 37ª na história do AMA Supercross.

Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
Fonte AMA SX
Foto by Simon Cudby

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly