Copa SobreRodas de MX começou com recorde de pilotos

11 de janeiro de 2010 - 9:00

Foi dada a largada para mais uma temporada do Motocross gaúcho. A tradicional Copa Verão SobreRodas de Motocross teve início neste domingo, 10 de janeiro, na pista do Parque do Balonismo, em Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Foram mais de 230 inscrições, recorde da Copa, fato que abrilhantou a edição 2010, com destaque para a presença de diversos pilotos do estado de Santa Catarina.

Uma das presenças foi da atual campeã Gaúcha de MX na categoria Feminina, Janaína Todeschini, que é de Chapecó, mas filiada na Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM. Outros nomes também fizeram o show na tarde, como foi o caso do piloto Marçal Müller, atual campeão Gaúcho de Supercross na SX1 e SX2 e de João Pedro Pinho Ribeiro que foi campeão Gaúcho de SX 2009 na categoria 85, e que correu em casa.

PROVAS COMEÇARAM PELAS CATEGORIAS 50 E 65
Os trabalhos começaram com a categoria 50, prova em que Felipe Minuzzi venceu de ponta a ponta seguido de Vitor Gonçalves e Leandro Bittencourt. Na categoria 65, Elói Cavalheiro Jr. mostrou estar em ótima fase e também venceu de ponta a ponta, seguido de Gabriel Della Flora, que fez uma prova consciente quando estava na terceira posição e acreditou no erro de Andreo Seben que caiu no meio da bateria. João Filipin chega em terceiro, roda a roda com Gabriel.

JOÃO PEDRO VENCEU A 85 E ANACLETO A NACIONAL FL
Já na 85, o piloto da casa, João Pedro Pinho Ribeiro, não deu chances e venceu de ponta a ponta seguido de Eduardo Martelo e Jaison Gamba, em sua 1ª prova oficial nesta categoria. A Nacional Livre veio com Cássio Anacleto como principal atrativo, e ele foi o piloto da prova. Venceu de ponta a ponta superando nomes como Anderson Alberton, vice-campeão Gaúcho em 2009, que ficou em segundo, após duelo contra Bruno ‘Mokinha’ da Luz e Roberto ‘Bebé’ Cardoso, o terceiro a subir no pódio.

TESSARO VENCEU E JANAÍNA FOI DESTAQUE
Pela Importada A, a garota Janaína ‘Jana’ Todeschini largou na ponta e só foi ultrapassada na terceira volta após um show particular. Cristian Tessaro, que largou em segundo buscou a ultrapassagem para vencer a corrida, seguido de Adairton Soares, que pressionou, mas não levou a vitória, ficando em segundo, seguido de Tiago Cardeal.

DEU MARÇAL NA CATEGORIA MX2 E ÉDER NA MX3
Marçal Müller veio com tudo e venceu a categoria MX2 de ponta a ponta, seguido do catarinense Germano Vandressen e Marcelo Galiotto, que largou em quinto e buscou duas posições. Pela MX3, o piloto gaúcho Éder Antoniazzi deu as cartas e venceu a prova com um grande duelo com o catarinense Elivelton Nicoladelli, que ficaram durante toda prova muito juntos na pista. Leandro Machado chegou em terceiro após buscar a posição de Janaína Todeschini, que perdeu terreno com o decorrer da prova.

BOTELHO FOI O MELHOR NA NACIONAL PROMOCIONAL
Pela Nacional Promocional Rafael Botelho foi primeiro seguido de Carlos Baltazar, piloto da casa que buscou estar sempre entre os primeiros. Ederson Moraes chega em terceiro numa das provas que teve a maior participação de pilotos e o maior número de ultrapassagens da tarde em quase todas as posições.

VANDRENSSEN SAIU DE SC PARA VENCER NO RS
Na intermediária Importada, Cristian Tessaro larga na ponta, mas não consegue segurar o ritmo forte de Germano Vandressen que largou em terceiro e em três voltas já era o líder para vencer a etapa. Tessaro ainda ficou até a sexta volta como segundo colocado, quando foi ultrapassado por Jonatas Migliorini que vinha no primeiro pelotão desde o começo.Na reta decisiva da prova, Lucas Basso ainda deu um sprint final e fez a ultrapassagem em Tessaro, para ocupar o terceiro lugar no pódio.

NA INTERMEDIÁRIA 40 DEU HARTMANN DE PONTA A PONTA
Na categoria Intermediária 40, José Luis Hartmann, numeral 83, surpreendeu e largou bem (foto) para vencer de ponta a ponta. Até três voltas finais, foi seguido por Luis Leandro Esswein que levou a pressão de Eduardo Timm ‘Bala’ Bergmann e fez a ultrapassagem para chegar em segundo. Esswein se manteve em terceiro.

NA 230 DEU ANACLETO PELA SEGUNDA VEZ NO DIA
Na Nacional 230 novamente Cássio Anacleto foi para a pista e novamente ele surpreendeu o público local para vencer outra categoria, deixando o vice-campeão Gaúcho de MX na Nacional 230 Alberton em segundo, e o campeão Gaúcho de Motocross e Supercross Nacional 230, Bruno da Luz em terceiro.

LUCAS VENECEU NA IMPORTADA B E JANA NA FEMININA
A chuva, veio no final da tarde, o público escapou, mas a categoria Importada B fazia o show na pista enlameada e prestigiava a quem ficou. Lucas Kirchner foi o melhor e venceu praticamente de ponta a ponta, seguido de Paulo Moraes e Luciano Lange.

A Feminina, também andou na chuva, e foi dividida em A e B. Praticamente todas as categorias correram com gate cheio, mas o destaque foi para as 12 inscrições na categoria Feminina. Janaína Todeschini deu mais um show e venceu a geral de ponta a ponta, mas sempre seguida de perto pela grande rival e amiga Maiara Basso. Já na Feminina B, Patrícia Bernardi foi a primeira, seguida de Keterin Sautier e Daniele da Silva.

MOSKITO FOI O DESTAQUE DA MX1
Para finalizar a programação da primeira das etapas da Copa Verão SobreRodas de Motocross 2010, a categoria MX1 trouxe o caxiense Gustavo ‘Moskito’ Fochesatto, que venceu a prova de ponta a ponta seguido de Fabrício Ramazzine e Rui Salvador.

“A cada ano a Copa Sobre Rodas de Motocross tem se mostrado que é o nosso Torneio de praia, e serve para o piloto treinar, não perder o ritmo de competições, e ainda desopilar. Queremos em nome da Federação Gaúcha de Motociclismo, agradecer a Prefeitura de Torres e todas as suas secretarias envolvidas com o evento, além do grande patrocinador, que é a Sobre Rodas Moto Peças de Novo Hamburgo, e seus parceiros na etapa”, concluiu Paulo ‘Jabuti’ Della Flora, Diretor de Motocross da FGM.

A próxima etapa da Copa Verão SobreRodas de Motocross 2010 vai acontecer no dia 24 de janeiro em Arroio do Sal, cidade litorânea próxima a Torres. A Copa Verão de MX tem o patrocínio da loja SobreRodas, apoio da MX Direct, Answer, MSR, Mormaii, Alpinestars e divulgação do Jornal O Pódium e site Mundocross. A organização é da Zanella Eventos e JB Competições e a supervisão da FGM. A etapa de Torres teve o suporte da Prefeitura Municipal e de suas secretarias.

Redação Mundocross
Texto by Sílvio Bilhar
Foto by Sílvio Bilhar

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly