CBM publicou o regulamento do Brasileiro de MX 2010

20 de janeiro de 2010 - 12:00

O campeonato Brasileiro de Motocross 2010 vem com algumas novidades, tanto na produção do evento, como nas suas categorias. No final de 2009 o site Mundocross publicou uma matéria, que havia sido extraída de uma entrevista exclusiva com Alexandre Caravana Guelman, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, onde ele já havia relatado sobre as principais mudanças para a temporada deste ano.

Nesta semana a CBM publicou em seu site o novo regulamento para o campeonato Brasileiro de Motocross 2010. Basicamente as regras continuam as mesmas, não existindo grandes mudanças em relação ao regulamento de 2009. Veja abaixo as principais alterações :

PRINCIPAIS NOVIDADES PARA O BRASILEIRO DE MX 2010

– A idade da categoria 85 mudou, para mínimo de 10 e o máximo 15 anos.

– A idade mínima da categoria MX2 agora é 13 anos e a máxima 55 anos.

– A idade mínima da categoria MX1 agora é 14 anos e a máxima 55 anos.

– Na primeira etapa os campeões de 2009 deverão usar o number com fundo vermelho e números brancos, sendo que a partir da segunda etapa quem usará o number plate com fundo vermelho serão os líderes de cada uma das seis categorias do campeonato.

– A programação voltará a ser com treinos nos sábados e as corridas nos domingos, apesar que o regulamento permite realizar os eventos com provas no sábado e no domingo. Mas em qualquer formato, está confirmado que a MX1 e a MX2 terão treinos tanto no sábado, como no domingo.

– A categoria 50 não faz mais parte da programação do campeonato Brasileiro de Motocross, voltando a ser disputada separadamente como era até 2008, como campeonato Brasileiro de Minicross.

– A categoria MXJR está extinta do Brasileiro de Motocross, pois conforme as palavras do presidente da CBM, a categoria foi criada para ser um degrau entre as categorias 85 e MX2, pois os pilotos andavam com motos 85 2 Tempos e os pilotos novatos passavam de um ano para a andar de 250 4 Tempos, sendo uma diferença brusca demais. Como atualmente a categoria 85 é disputada praticamente por motos de 150cc 4 Tempos, a diferença para uma 250cc 4 Tempos passou a não ser tão forte como antes.

– As pistas da temporada 2010 deverão ser adequadas as regras da FIM, que dentre elas diz que o circuito deverá ter pelo menos 18 curvas e a velocidade média não deve ultrapassar os 50 kms.

– A estrutura construída para a etapa do Brasil do Mundial de MX, como pit-lane de dois andares com televisores para a cronometragem, sala de imprensa, arquibancadas Vips e HC, serão usadas nas etapas do Brasileiro de 2010, dando ao campeonato nacional, o mesmo nível de estrutura do Mundial, como mostra a foto clicada no GP Honda Brasil 2009, em Canelinha.

– A Honda e a Mobil estão confirmadas que irão continuar como patrocinadores no campeonato Brasileiro de Motocross 2010.

Pelo link abaixo você tem acesso direto ao novo regulamento.

http://www.cbm.esp.br/regulamentos/Regulamento%20MX%202010.pdf

Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
Foto by Idário Café

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly