AMA SX chega a Anaheim 2. Dará Dungey ou Stewart ?

23 de janeiro de 2010 - 23:00

O AMA Supercross 2010 volta a Anaheim hoje para a terceira etapa do campeonato, que também é válido pelo Mundial de Supercross FIM. A etapa, chamada de Anaheim 2, é a segunda das três da temporada realizadas no mesmo local, o Angel Stadium, na cidade de Anaheim, na Califórnia.

O piloto americano Ryan Dungey da equipe oficial de fábrica Rockstar / Makita / Suzuki, lidera o AMA Supercross na categoria Supercross, para motos 450, e o também americano Jake Weimer piloto da equipe semi-oficial Monster / Pro Circuit / Kawasaki, com duas vitórias lidera o AMA Supercross na categoria Lites, para motos 250 na região Oeste.

No segundo final de semana de janeiro, na abertura do AMA Supercross em Anaheim, James Stewart e Jake Weimer (foto) foram quem chamaram a atenção dos fãs da categoria. Já no final de semana passado em Phoenix foi Dungey quem venceu sua primeira prova na categoria principal do AMA Supercross e assumiu a liderança, depois de um péssimo resultado de Stewart.

Em Phoenix, Stewart, entrou na corrida como líder do campeonato, mas se envolveu em um acidente assustador durante sua corrida de classificação, e apesar das dores da queda, conquistou a vaga no evento principal vencendo a bateria de última chance. Na bateria final Dungey conquistou seu segundo Holeshot na temporada, com Ryan Villopoto da equipe oficial Monster / Kawasaki, e Austin Stroupe, piloto oficial da Rockstar / Makita / Suzuki, companheiro de equipe de Dungey, em segundo e terceiro respectivamente.

Stewart e Chad Reed iniciaram a corrida atrás, até que Reed tentou passar o campeão na volta cinco, causando uma colisão e posterior queda dos dois pilotos. Reed não conseguiu terminar, enquanto Stewart ficou em 15º. Villopoto chegou em segundo enquanto Josh Hill, da San Manuel / Yamaha, chegou em terceiro.

No AMA Supercross Lites Oeste, foi Josh Hansen da equipe Monster / Pro Circuit / Kawasaki, quem fez o Holeshot, com os companheiros da equipe semi-oficial Geico Powersports / Honda, Blake Wharton e Trey Canard em segundo e terceiro, respectivamente.

Mas Hansen perdeu o controle de sua moto logo no primeiro triplo e sofreu uma queda. Wharton assumiu a liderança e a manteve até a 12ª volta, quando Ryan Morais da equipe Rockstar / Suzuki / Canidae, fez a ultrapassagem. Na volta seguinte, Weimer fez a ultrapassagem sobre Morais e seguiu para a vitória.

Dungey detém atualmente nove pontos de vantagem sobre Villopoto na classificação do AMA Supercross, enquanto Weimer lidera com oito pontos no AMA Supercross Lites Oeste sobre Morais.

A primeira corrida do AMA Supercross foi realizada em Anaheim, em 4 de dezembro de 1976, com Marty Smith vencendo pela Honda. Ricky Carmichael e Jeremy Mcgrath tem o recorde de vitórias no Angel Stadium com oito vitórias cada. Se vencer, Stewart poderá chegar em Mcgrath e Carmichael.

Chad Reed e James Stewart são os únicos pilotos na história do AMA Supercross que já venceram as 3 etapas disputadas em Anaheim durante a mesma temporada na categoria principal. Já Ernesto Fonseca, Ivan Tedesco e Ryan Villopoto são os únicos pilotos que já venceram as três etapas do AMA Supercross em Anaheim pela categoria Lites.

Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
Foto by GuyB

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly