Transferida a abertura do Brasileiro de Motocross

28 de janeiro de 2010 - 17:00

A edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Motocross que estava programada para começar no último final de semana de fevereiro, dias 27 e 28, foi adiada para o final de março. A primeira etapa, sem local divulgado pela Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, será no dia 21 de março. Tradicionalmente a etapa de abertura acontece em Indaiatuba, São Paulo, mas não tem nada certo ainda para esta nova temporada.

O calendário teve três alterações básicas. A primeira é que a abertura passou para o dia 21 de março, data que no pré-calendário seria a segunda etapa. A segunda alteração é que a data da primeira etapa que estava programada para o dia 28 de fevereiro, passou para o dia 27 de junho, e a terceira alteração é que a etapa de encerramento que seria dia 12 de setembro, será no dia 19 de setembro.

A CBM divulgou o novo calendário em seu site, mas não divulgou os locais onde serão disputadas as corridas. No pré-calendário divulgado na última semana de novembro, as etapas estavam na seguinte sequencia de Estados que receberiam as corridas do campeonato Brasileiro de Motocross 2010 : Primeira etapa em São Paulo, segunda etapa no Mato Grosso do Sul, terceira etapa no Paraná, quarta etapa no Rio Grande do Sul, quinta etapa no Espírito Santo, sexta etapa em local a definir, a sétima etapa em Rondônia e a oitava e última etapa no Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira a CBM deverá divulgar nota oficial informando os detalhes e provavelmente os motivos da alteração das datas. No calendário divulgado anteriormente, Santa Catarina não constava como uma das sedes do Nacional de Motocross 2010. Vamos ver se com esta alteração, esta situação mudará, ou não. Abaixo segue o novo calendário disponibilizado pela CBM em seu site (www.cbm.esp.br) oficial.

CALENDÁRIO DO BRASILEIRO DE MX 2010 – ATUALIZADO

Primeira etapa – Dia 21 de Março – Local a definir
Segunda etapa – Dia 11 de Abril – Local a definir
Terceira etapa – Dia 25 de Abril – Local a definir
Quarta etapa – Dia 16 de Maio – Local a definir
Quinta etapa – Dia 27 de Junho – Local a definir
Sexta etapa – Dia 18 de Julho – Local a definir
Sétima etapa – Dia 1º de Agosto – Local a definir
Oitava etapa – Dia 19 de Setembro – Local a definir

Pelo link da CBM abaixo você tem acesso direto ao novo calendário :

http://www.cbm.esp.br/calendario_2010.xls

PRINCIPAIS NOVIDADES PARA O BRASILEIRO DE MX 2010

– A idade da categoria 85 mudou, para mínimo de 10 e o máximo 15 anos.

– A idade mínima da categoria MX2 agora é 13 anos e a máxima 55 anos.

– A idade mínima da categoria MX1 agora é 14 anos e a máxima 55 anos.

– Na primeira etapa os campeões de 2009 deverão usar o number com fundo vermelho e números brancos, sendo que a partir da segunda etapa quem usará o number plate com fundo vermelho serão os líderes de cada uma das seis categorias do campeonato.

– A programação voltará a ser com treinos nos sábados e as corridas nos domingos, apesar que o regulamento permite realizar os eventos com provas no sábado e no domingo. Mas em qualquer formato, está confirmado que a MX1 e a MX2 terão treinos tanto no sábado, como no domingo.

– A categoria 50 não faz mais parte da programação do campeonato Brasileiro de Motocross, voltando a ser disputada separadamente como era até 2008, como campeonato Brasileiro de Minicross.

– A categoria MXJR está extinta do Brasileiro de Motocross, pois conforme as palavras do presidente da CBM, a categoria foi criada para ser um degrau entre as categorias 85 e MX2, pois os pilotos andavam com motos 85 2 Tempos e os pilotos novatos passavam de um ano para a andar de 250 4 Tempos, sendo uma diferença brusca demais. Como atualmente a categoria 85 é disputada praticamente por motos de 150cc 4 Tempos, a diferença para uma 250cc 4 Tempos passou a não ser tão forte como antes.

– As pistas da temporada 2010 deverão ser adequadas as regras da FIM, que dentre elas diz que o circuito deverá ter pelo menos 18 curvas e a velocidade média não deve ultrapassar os 50 kms.

– A estrutura construída para a etapa do Brasil do Mundial de MX, como pit-lane de dois andares com televisores para a cronometragem, sala de imprensa, arquibancadas Vips e HC, serão usadas nas etapas do Brasileiro de 2010, dando ao campeonato nacional, o mesmo nível de estrutura do Mundial, como mostra a foto clicada no GP Honda Brasil 2009, em Canelinha.

Pelo link da CBM abaixo você tem acesso direto ao novo regulamento :

http://www.cbm.esp.br/regulamentos/Regulamento%20MX%202010.pdf

Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
Foto by Idário Araújo

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly