Paulinho Stedile correrá pela Pro Tork em 2010

09 de Fevereiro de 2010 - 5:00

Conhecido por suas conquistas e também por suas lutas no esporte, o curitibano Paulo Stedile é um dos grandes nomes do motociclismo nacional. Com 28 anos o atleta se mantém na ativa, acelerando em busca de desafios e mais títulos, agora representando a Pro Tork Racing Team.

Paulinho começou cedo, foi com sete anos que ganhou sua primeira moto. Entre voltinhas na frente de casa e trilhas com os amigos surgiu uma grande paixão. Incentivado pelo piloto e amigo da família Jânio Martins, Stedile começou a freqüentar campeonatos e logo tratou de entrar para as disputas na categoria 85cc.

Sua primeira corrida foi em 1992 pelo Paranaense de Velocross, a partir desta, Stedile não parou mais. O piloto cresceu no esporte e em 1997 já era o mais novo competidor da história a conquistar o título brasileiro de motocross na categoria MX2.

Foram vários canecos ao longo dos tempos, somados às experiências internacionais. Stedile chegou a competir na Itália, pela equipe Martin Racing Honda, além de representar o Brasil no Motocross das Nações e competir nos Estados Unidos num dos mais disputados campeonatos daquele país – O Florida Winter AM Series, alcançando as primeiras posições entre mais de 700 competidores. O evento foi um importante marco em sua carreira.

Mas o paranaense enfrentou também grandes desafios. Em 2004 o atleta viveu o pior de seus dramas na abertura do Brasileiro de Supercross. Um erro em um salto o fez cair e sofrer uma grave lesão na coluna. Após passar por cirurgias diversas e ficar sem os movimentos da cintura para baixo por mais de dois meses, Stedile encarou o acidente como uma passagem a ser superada.

Desencorajado pelos médicos, o piloto investiu em sua recuperação, acreditou no seu sonho e lutou para voltar a andar. A evolução lenta e constante fez com que Paulinho se tornasse um exemplo de superação e dedicação no meio motociclístico. Sequelas como a falta de força e sensibilidade nas pernas não o impediram de regressar ao esporte no ano de 2006, quando conquistou o título de campeão brasileiro de Supermoto.

Em 2009 Stedile correu patrocinado pela Multi-loja / Nokia. Atualmente Paulinho trabalha intensamente em seu condicionamento físico e no aprimoramento técnico, focando-se nas disputas dos campeonatos brasileiros de Cross-Country e Velocross, além de traçar planos para retornar ao Motocross nacional, e voltar ao nível em que parou, se tornou apenas uma questão de tempo.

Redação Mundocross
Texto by Daniela Burgonovo
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly