Copa Brasil de FMX é neste final de semana no Rio

12 de Fevereiro de 2010 - 21:00

A quarta edição da Copa Brasil de Freestyle Motocross – FMX promete esquentar a cidade do Rio de Janeiro. Por se tratar da competição mais importante da modalidade no país, o evento, que tem início nesta sexta-feira, dia 12, irá reunir os maiores nomes do esporte nacional, entre eles o tri-campeão Gilmar “Joaninha” Flores.

Após uma longa preparação em seu Centro de Treinamento, localizado em Sinop (MT), o atleta, que é patrocinado pela Pro Tork, maior fabricante de motopeças da América Latina, chega à cidade maravilhosa na noite de hoje.

Em pleno carnaval, Joaninha pretende chamar mais atenção do que as passistas das escolas de samba. Com suas manobras radicais, entre elas o temido backflip, o piloto vai voar em busca da invencibilidade e também do tetra. Seu objetivo é levar o público ao delírio, fazendo tremer as arquibancadas na praia da Barra da Tijuca.

“Quero mexer com o público com manobras novas como o Backflip Shaolin e o Cordoba. Não tem como a galera não ir à loucura, vai ser de arrepiar”, garantiu o atleta, que vem motivado após conquistar em dezembro o quinto lugar na última etapa do Campeonato Mundial de Freestyle Motocross, o melhor resultado de um brasileiro na história do evento.

Mesmo confiante, Joaninha sabe das dificuldades que terá pela frente. Além dele, mais 15 pilotos participam da disputa, são eles: Gian e Paô Bergamini, Marcelo Simões, Fred Kyrillos, Tatá Mello, Jeff Campacci, Caio “Gnomo” Sartorelli, Raphael Arnellas, Jorge Negretti, Pedrinho Nougalli, Henrique “Zóio” Balestrin, Marcos Paris, Diego Djam Djian, o americano Derek Burlew e o colombiano Sebastian Mejía.

“Antigamente só eu realizava o backflip no Brasil, hoje temos vários pilotos. O esporte cresce a cada dia e com isso aumenta também a competitividade. Acho isso ótimo, pois me mantenho motivado. Estou sempre em busca de inovação, assim como os demais. Quem ganha com isso é o público, o motocross freestyle está cada vez mais emocionante”, destacou.

JOANINHA PRO TORK FREESTYLE SHOW

Além do líder Gilmar Flores (foto), a equipe Joaninha Pro Tork Freestyle Show contará com mais dois atletas na Copa Brasil de Freestyle Motocross : Henrique “Zóio” Balestrin e Marcos Paris. Zóio fará sua estréia em competições, enquanto Paris luta para melhorar sua posição, em 2008 ele foi à final e terminou em sexto lugar.

A COMPETIÇÃO

A disputa não consiste em quem chega primeiro, mas sim em saltos que vão de 25m a 30m de distância e manobras ousadas, realizadas a 10m de altura. Para executar o feito sobre duas rodas, os pilotos mostram total harmonia com as motos, levando os expectadores ao delírio. Este ano, a Copa do Brasil de FMX traz uma novidade, o Double Up. Depois da volta normal de apresentação, cada piloto terá direito a mais um salto que valerá pontuação dobrada. Ou seja, o melhor estará reservado para o final, garantia de emoção do início ao fim.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Quem não tiver a chance de estar na Copa Brasil de FMX pode acompanhar a transmissão no sábado, dia 13, pela canal SporTV. Já no domingo, dia da grande decisão, os fãs da categoria poderão assistir o show Ao Vivo através do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

SEXTA-FEIRA (12/02)
14h às 17h: Treinos

SÁBADO (13/02)
8h às 9h: Treinos
9h às 10h30 – Eliminatórias (10 a 15 pilotos / duas voltas de 1min40 + Double up / mínimo de oito saltos por volta / vale a melhor volta)
10h45 às 11h30 – BR Apresenta: MELHOR MANOBRA
12h às 12h30: Show com os pilotos

DOMINGO (14/02)
8h30 às 9h20: Treinos
9h30 às 10h40: (oito pilotos / duas voltas de 1min40 + Double up / mínimo de oito saltos / vale a melhor volta)

Redação Mundocross
Texto by Daniela Burgunovo
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly