Tocantinense de Motocross começou em grande estilo

14 de Fevereiro de 2010 - 6:00

O campeonato Tocantinense de Motocross 2010 começou bem, mostrando que a temporada promete grandes emoções. Os melhores pilotos dos Estados do Tocantins e Pará marcaram presença na cidade de Pau Darco, disputando as oito categorias do campeonato, sendo elas a MX1, MX2, MX3, Nacional A, Nacional Intermediária, CRF 230, 65 e Infantil.

O destaque da prova disputada no domingo passado, dia 7 de fevereiro, ficou por conta dos pilotos Marcos Barcelos, tri-campeão Paraense e Wulliam Alves ‘Foguete’ Tri-campeão Tocantinense de MX, sendo que ambos venceram a maioria das categorias disputadas, provando mais uma vez que são os pilotos a serem perseguidos neste ano de 2010.

A emoção também tomou conta de todos, na abertura da primeira bateria foi realizado uma homenagem ao piloto conhecido por todos ‘Zé do Gama’, que veio a falecer há exatos 20 dias com problemas de câncer. Zé do Gama ficou conhecido por sua pilotagem agressiva e ao mesmo tempo técnica nos anos 90. Eu o conheci em 1992 quando veio participar de uma prova aqui em Redenção, no Pará, e naquela época já não era uma surpresa para todos as motos importadas e Zé do Gama estava pilotando uma Kawasaki KX 250, e travou uma bela disputa com o lendário Walmir ‘Sardinha’, que na ocasião também pilotava uma Kawasaki, mas quem levou a melhor mesmo foi Zé do Gama.

VEJA COMO FORAM AS CORRIDAS DA PRIMEIRA ETAPA EM PAU DARCO

Categoria pilotos de Araguaina

Os primeiros a entrarem em cena foram os pilotos de Araguaina, que conseguiram merecidamente uma categoria para aumentar ainda mais o brilho do campeonato tocantinense de Motocross. Mavio Andrey ‘Furacão’ mais uma vez larga na frente e dita o ritmo da galera, na metada da prova Welvis Galvão consegue ultrapassar Mavio e fica com a primeira colocação até a bandeira , no segundo pelotão a briga e intensa Roberto Cavalcante faz boa prova e fica com a terceiça colocação enquanto Marcos oliveira e Marcelio Moita fecha o grupo dos 5 (cinco) primeiros na primeira categoria do dia.

Categoria Nacional A

Gate no chão e Cesar bala campeão de 2009 nas cat. Nacional A e Força livre, sai na frente e vai sendo atacado a todo o momento por Wulliam Alves ‘Foguete’ que consegue a ultrapassagem e abre uma boa vantagem para vencer, Cesar cruza a linha de chegada em segundo, no segundo pelotão Marlon Viana ocupava a terceira colocação quando sofreu uma queda e perdeu o posto para Claudio lemes, e Marlon ficou na quarta colocação para finalizar Rodney Castro que fez uma boa largada, mas quando ocupava a segunda colocação caiu e consegui terminar em quinto.

Nacional Intermediária

Gate lotado para mais uma prova, Júnior Alves larga na frente, mas na primeira curva sofre uma queda ficando em último, Rafael Etges aproveitou e acelerou forte para garantir o primeiro lugar, em segundo veio Hamilton Dias que disputou bravamente a posição, Daniel Vaz, Marcelio Carvalho e Denis Silva disputam as posições e aceleram forte pois Junior Alves faz prova de recuperação e chegar bem perto do grupo mas na última volta cai e não consegue chegar entre os ponteiros.

CRF 230

Categoria nova no campeonato, gate no chão e Wulliam Alves ‘Foguete’ mais uma vez sai na frente e vence a categoria em tarde inspirada, em segundo o veterano Frank acelera forte e garante a posição, a briga da terceira colocação ficou por conta de Claudinei e Marlon que levou a melhor, Rafael Etges ‘Scoob’ fechou na quinta posição terminando assim a categoria CRF 230.

Nacional Máster

Os veteranos da Nacional Máster mostraram que ainda aceleram muito, Frank largou bem e venceu a categoria, Claudinei e Claudio lemes brigaram pela segunda colocação melhor para o piloto Claudio que finalizou na segunda colocação e Claudinei na terceira posição, Rubenaldo Maia fica em quarto e Dinoel em quinto.

Categoria MX3

Marcos Barcelos mostrando que ainda tem fôlego ganha de ponta a ponta, em segundo Adarciley depois de disputar a posição com Claudio Lemes que ficou em terceiro, na quarta colocação ficou com Rubenaldo maia atual campeão da categoria e em quinto Leandro Pires.

Categoria MX2

Wulliam Alves ‘Foguete’ em tarde de muitas vitórias vence mais uma prometendo levar o título da categoria, na segunda colocação a briga ficou com Rafael e Frank, melhor para Frank que ficou Rafael ficou na terceira colocação, no segundo pelotão a disputa era entre Rubenaldo Maia e Cesar Xavier que ficou em quarto e Rubenaldo em quinto encerrando uma das categorias mais bem disputadas na 1ª etapa.

Categoria 65

A surpresa da tarde foi a piloto Karina Pinheiro, que ficou com a segunda posição e comemorando muito com a família, em primeiro o piloto João Antônio que venceu com grande estilo, na terceira colocação Bruno ‘Pijama’ cruza a linha de chegada em quarto o piloto Matheus Maia e em quinto o campeão de 2009 Antônio que caiu na largada e conseguiu fazer uma prova de recuperação e pontuar na categoria.

Categoria 85

Gate no chão e Henrique sai na frente para uma bela vitória, na segunda colocação José Maria comemora a posição, no segundo pelotão as disputas ficaram por conta de Ubaldo Junior que ficou em terceiro e mais uma vez com a piloto Karina Pinheiro, na quinta colocação Carol finaliza a prova fechando assim o podium.

Categoria MX1

Pra fechar com grande estilo a primeira etapa do tocantinense de Motocross a categoria MX1 reuniu 28 pilotos, Marcos Barcelos faz ótima largada e sai na frente, Wulliam ‘Foguete’ cai na primeira curva, e vem fazendo ultrapassagens e andando muito a ponto se safar de algumas quedas mas na caça da primeira posição, Ricardo Yoshimotto após três anos parado voltou com grande estilo e finalizou a prova na quarta colocação, Eduardo Avelar comemora a posição de quinto lugar e comemora, o paraense Rafael chega em segundo Wulliam Alves ‘Foguete’ bravamente fez muitas ultrapassagens mas não conseguiu tirar a primeira posição de Marcos Barcelos que venceu pelo 3º ano consecutivo a categoria.

CONFIRA ABAIXO A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Tocantinense de Motocross 2010 – 1ª etapa Pau Darco – 07 de Fevereiro

NACIONAL A

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Willian Alves / Palmas – 20 pontos
2° Cezar Xavier / Miracema – 17
3° Claudio Lemes / Palmas – 15
4° Marlon Viana / Redenção – 13
5° Rodney Castro / Paraíso – 11
6° Roberto Cavalcante / Araguaina – 10
7° Daniel Vaz / Palmas – 09 pontos

NACIONAL INTERMEDIÁRIA

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Rafael Etges / Palmas – 20 pontos
2° Hamilton Dias / Araguaina – 17
3° Daniel Vaz / Palmas – 15
4° Marcelio Carvalho / Araguaina – 13
5° Denis Silva / Araguaina – 11
6° José Alves / Redenção – 10
7° Nildevan Biscoito / Miracema – 09
8° João Onofre / Palmas – 08
9° Marcone Floresta / Araguaína – 07 pontos

CATEGORIA VETERANOS DE ARAGUAINA

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Welvis Galvão / Araguaina – 20 pontos
2° Mavio Andrey / Araguaina – 17
3° Roberto Cavalcante / Araguaina – 15
4° Marcos Oliveira / Araguaina – 13
5° Marcelio Moita / Araguaina – 11
6° Alex Dias / Araguaina – 10
7° Adriano Gomes / Araguaina – 09
8° Euzir Rodrigues / Araguaina – 08
9° José Amaury / Araguaina – 07
10º Mayko Oliveira / Araguaina – 06 pontos

CATEGORIA 230

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Willian Alves / Palmas – 20 pontos
2° Frake Venacio / Araguaína – 17
3° Marlon dos Santos / Redenção – 15
4° Claudinei João / Conceição – 13
5° Rafael Etges / Palmas – 11
6° Marcelio Carvalho / Araguaína – 10 pontos

CATEGORIA MX1

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Marcos Barcelos / Parauapebas – 20 pontos
2° Willian Alves / Palmas – 17
3° Rafael Oliveira / Parauapebas – 15
4° Ricardo Yoshimotto / Palmas – 13
5° Eduardo Avelar / Palmas – 11
6° Adarcirley / Araguaína – 10 pontos

CATEGORIA MX2.

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Willian Alves / Palmas – 20 pontos
2° Franke Venancio / Araguaína – 17
3° Rafael Oliveira / Parauabebas – 15
4° Rubenaldo Maia / Palmas – 13
5° Cezar Xavier / Miracema – 11
6° Leandro Pires / Araguaína – 10
7° Ricardo Yoshimotto / Palmas – 09
8° Adacirley / Araguaína – 08
9° Alexandre Coelho / Palmas – 07
10° Marcelio Carvalho / Araguaína – 06
11° Leandro Mokfa / Dianopolis – 05
12° Julimar Palma / Gurupi – 04
13° Dinoel Alexandrino / Miranorte – 03 pontos

CATEGORIA MX3

Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Marcos Barcelos / Parauapebas – 20 pontos
2° Adacirley / Araguaína – 17
3° Claudio Lemes / Palmas – 15
4° Rubenaldo Maia / Palmas – 13
5° Leandro Pires / Araguaína – 11
6° João Onofre / Palmas – 10
7° Euzir Rodrigues / Araguaina – 09
8° Leandro Mokfa / Dianopolis – 08 pontos

NACIONAL MASTER
Colocação / Nome do piloto / Cidade / Pontos
1° Franke Venancio / Araguaína – 20 pontos
2° Claudio Lemes / Palmas – 17
3° Claudinei João / Conceição – 15
4° Rubenaldo Maia / Palmas – 13
5° Dinoel Alexandrino / Miranorte – 11
6° Idelvan Rodrigues / Paraíso – 10
7° Daniel Vaz / Palmas – 09 pontos

CATEGORIA 65
Colocação / Nome do piloto / Cidade
1° João Antonio / Gurupi
2° Karina Pinheiro / Gurupi
3° Bruno Pijama / Araguaína
4° Mateus Maia / Palmas
5° Antonio Silveira / Palmas
6° Guilherme / Araguaína
7° João Victor

CATEGORIA 85

Colocação / Nome do piloto / Cidade

1° Henrique Pereira / Palmas
2° José Maria Junior / Araguaína
3° Ubaldo Junior / Araguaína
4° Karina Pinheiro / Gurupi
5° Maria Carolina / Conceição
6° Felipe Varão / Araguína
7° Hailton Juniot / Araguaína
8° Junior Bala / Palmas

O campeonato Tocantinense de Motocross têm o apoio de Honda Serraverde, Yamaha Motonofre, Supervisão FMT e cobertura do site Dirtrace.

Redação Mundocross
Texto by Marlon Viana
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly