Villopoto vence em Anaheim 3 e bota fogo no AMA SX

14 de Fevereiro de 2010 - 8:00

Na principal categoria do AMA Supercross e Mundial de Supercross FIM, a Supercross, o campeonato continua pegando fogo. Ontem foi disputada em Anaheim a sexta etapa do campeonato, e Ryan Dungey da equipe oficial Suzuki novamente ficou fora do pódio e viu o piloto Josh Hill da equipe semi-oficial San Manuel / Yamaha empatar na liderança do campeonato.

Na corrida deste sábado no Angel Stadium os participantes deram seu apoio a Fundação Susan G. Komen, que se dedica ao trabalho de combate ao câncer de mama. Os pilotos e membros de equipes usaram uniformes ou detalhes na cor rosa. A Oneal, por exemplo, fez uma roupa especial para o multi-campeão Grant Langston.

Além do clima pink, várias ações foram realizadas durante o dia e a noite em Anaheim, como pedido de doações voluntárias, vendas de produtos e leilões das roupas usadas pelos pilotos. A Fox fez algumas peças de roupas especiais na cor roda para seus pilotos usarem neste sábado na terceira passagem do AMA Supercross por Anaheim nesta temporada.

Dungey ainda lidera porque seu rival ainda não venceu nenhuma corrida. Quem se deu bem neste sábado, 13 de fevereiro, foi Ryan Villopoto da equipe oficial Kawasaki, que agora se vê apenas três pontos atrás dos líderes do campeonato. Acompanhe como foi à sexta etapa em Anaheim 3…

CATEGORIA SUPERCROSS

Caiu o gate, e quem fez o holeshot e tomou a liderança foi Ryan Villopoto da equipe oficial Monster Energy / Kawasaki, seguido por Josh Hill da San Manuel / Yamaha, Davi Millsaps da equipe oficial Red Bull / Honda Racing, Kevin Windham da Geico Powersports / Honda em quarto, e o líder do campeonato Ryan Dungey da equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki em quinto. A corrida não teve lá muita graça, e conseqüentemente também ficou devendo em emoção.

Os cinco primeiros mantiveram suas posições, com Villopoto tranqüilo abrindo cada vez mais vantagem na liderança. Somente na primeira metade da corrida (10ª volta) que as coisas resolveram esquentar. Enquanto Villopoto liderava sossegado, Hill, Millsaps, Windham e Dungey resolveram travar uma disputa mais dura pela vice-liderança. Millsaps despencou para a quinta posição, Hill mesmo sob a pressão dos adversários, se manteve bravamente em segundo, enquanto que a disputa acirrada ficou mesmo por conta do último degrau do pódio, entre Windham e Dungey.

Dungey tentou a ultrapassagem sob Windham em uma curva, errou, saiu da pista, não caiu, mas perdeu a quarta posição para Millsaps. Com 14 voltas completadas, Villpoto se mantinha na liderança, com Hill em segundo, Windham em terceiro, Millsaps em quarto e Dungey em quinto. Depois disso nada de mais interessante aconteceu. Villopoto conquistou sua segunda vitória no campeonato (ao lado de Dungey são os únicos que venceram duas vezes até agora na temporada), com Hill em segundo e Windham completando o pódio em terceiro.

Dungey ainda conseguiu dar o troco e roubar a quarta posição de Millsaps. No campeonato, um fato curioso, porém que não é novidade nem surpresa pra ninguém (a mesma situação já se repetiu várias vezes em outras temporadas com outros pilotos). Josh Hill empatou na liderança com Ryan Dungey, mas é o único na disputa pelo título que ainda não venceu nenhuma corrida, mostrando que consistência é o segredo para conquistar o título no AMA Supercross, Hill deve ter escutado esse conselho de pilotos experientes e consagrados que já viveram esta mesma situação, como Carmichael e Reed.

Com a vitória, Villopoto ocupa a terceira posição, apenas três pontos atrás dos líderes. Millsaps é o quarto, e Ivan Tedesco completa os cinco primeiros na classificação geral. Villopoto, Hill e Windham subiram num pódio diferente em alusão a campanha de combate ao câncer de mama. Em primeiro lugar, Villopoto sentou num sofá cor de roda !!! Quem deve estar feliz é Larry Brooks, um dos donos e o chefe da equipe San Manuel / Yamaha, que após perder seu principal piloto (e maior favorito ao título), James Stewart, por uma lesão no pulso, agora vê seu segundo piloto, Josh Hill (contratado este ano) brigando pelo título.

RESULTADO DA HEAT 1 DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Ryan Dungey
2. Kevin Windham
3. Davi Millsaps
4. Matt Boni
5. Grant Langston
6. Justin Keeney
7. Jarred Browne
8. Chris Blose
9. Kyle Chisholm

RESULTADO DA HEAT 2 DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Josh Hill
2. Justin Brayton
3. Ryan Villopoto
4. Ivan Tedesco
5. Michael Byrne
6. Nick Wey
7. Dan Reardon
8. Cyrille Coulon
9. Weston L Peick

RESULTADO DA LAST CHANCE DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Fabien Izoird
2. Jason Thomas

RESULTADO DA SEXTA ETAPA DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Ryan Villopoto (Kawasaki)
2. Josh Hill (Yamaha)
3. Kevin Windham (Honda)
4. Ryan Dungey (Suzuki)
5. Davi Millsaps (Honda)
6. Justin Brayton (Yamaha)
7. Kyle Chisholm (Yamaha)
8. Michael Byrne (Yamaha)
9. Dan Reardon (Yamaha)
10. Nick Wey (Kawasaki)
11. Ivan Tedesco (Yamaha)
12. Chris Blose (Honda)
13. Grant Langston (Yamaha)
14. Jarred Browne (Kawasaki)
15. Fabien Izoird (Kawasaki)
16. Cyrille Coulon (Kawasaki)
17. Justin Keeney (Kawasaki)
18. Weston Peick (Yamaha)
19. Jason Thomas (Suzuki)
20. Matt Boni (Honda)

CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA SUPERCROSS APÓS SEIS ETAPAS

1. Ryan Dungey 123 – pontos (2 vitórias)
2. Josh Hill – 123
3. Ryan Villopoto – 120 (2 vitórias)
4. Davi Millsaps – 98 (1 vitória)
5. Ivan Tedesco – 87
6. Justin Brayton – 87
7. Kevin Windham – 86
8. Andrew Short – 69
9. Nick Wey – 61
10. Tommy Hahn – 56
11. Kyle Chisholm – 53
12. James Stewart – 51 (1 vitória)
13. Michael Byrne – 49
14. Grant Langston – 40
15. Chris Blose 35 – pontos

A sétima do AMA de SX, Mundial FIM de SX e a primeira do AMA SX Lites Leste será no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, em Indianápolis.

ETAPAS RESTANTES DO AMA SUPERCROSS 2010

7ª etapa – 20 de Fevereiro – Indianapólis – Indiana
8ª etapa – 27 de Fevereiro – Atlanta – Geórgia
9ª etapa – 6 de Março – Daytona – Flórida
10ª etapa – 13 de Março – Toronto – Ontário – Canadá
11ª etapa – 20 de Março – Arlington – Texas
12ª etapa – 27 de Março – Jacksonville – Flórida
13ª etapa – 10 de Abril – Houston – Texas
14ª etapa – 17 de Abril – St. Louis – Missouri
15ª etapa – 24 de Abril – Seattle – Washington
16ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah
17ª etapa – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

ETAPAS RESTANTES DO AMA SUPERCROSS LITES OESTE 2010

7ª etapa – 24 de Abril – Seattle – Washington
8ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah

CALENDÁRIO DO AMA SUPERCROSS LITES LESTE 2010

1ª etapa – 20 de Fevereiro – Indianapólis – Indiana
2ª etapa – 27 de Fevereiro – Atlanta – Geórgia
3ª etapa – 6 de Março – Daytona – Flórida
4ª etapa – 13 de Março – Toronto – Ontário – Canadá
5ª etapa – 20 de Março – Arlington – Texas
6ª etapa – 27 de Março – Jacksonville – Flórida
7ª etapa – 10 de Abril – Houston – Texas
8ª etapa – 17 de Abril – St. Louis – Missouri

SHOOTOUT OESTE X LESTE SUPERCROSS LITES 2010

Etapa única – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly