Novo calendário do Brasileiro de Motocross 2010

22 de Fevereiro de 2010 - 12:00

Vem aí a melhor competição de Motocross de todos os tempos no Brasil. Após um período de negociações, a Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, anuncia o Campeonato Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010. Com a mesma infraestrutura utilizada na etapa brasileira do Mundial de Motocross, ano passado em Canelinha, Santa Catarina, o campeonato terá muitas novidades. Serão oito etapas, começando no dia 11 de abril, em Siqueira Campos, Paraná, e terminando em São Paulo, no dia 10 de outubro.

Além da fabricante de equipamentos Pro Tork, que dá nome ao Campeonato, o Brasileiro Pro Tork de 2010 também tem a Rinaldi, fabricante de pneus do Rio Grande do Sul, como um de seus patrocinadores. A união das marcas à CBM garante nível internacional ao evento.

“Os pilotos podem se preparar para uma temporada grandiosa no Motocross brasileiro. Vamos começar o campeonato em Siqueira Campos, Paraná, na pista que tem a melhor estrutura do país, e a Pro Tork está se empenhando ainda mais para fazer uma abertura inesquecível”, afirmou o presidente da CBM, Alexandre Caravana.

FORAM ESCOLHIDAS AS MELHORES PISTAS

Foram escolhidos os principais centros e as melhores pistas do Brasil para a temporada 2010. Uma novidade será o retorno da tradicional etapa de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, sempre elogiada pelos pilotos.

“Já começamos a nos preparar. A prova já faz parte do calendário de eventos da cidade. Vamos nos empenhar para que tenhamos ainda mais sucesso do que nas edições anteriores. Será extremamente importante poder utilizar a infraestrutura do Mundial. A qualidade será muito maior e acredito que teremos um dos maiores eventos do país este ano”, garante Rogério Audibert, vice-presidente do Moto Clube de Carlos Barbosa e um dos organizadores da etapa gaúcha.

Entre outras novidades, o Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010 volta a ser disputado com os treinos aos sábados e as provas no domingo, diferentemente do ano passado. Entre as categorias, a antiga CRF deixa de ser monomarca e passa a se chamar 230, permitindo qualquer moto de fabricação nacional com motores até 230.

Na parte de infraestrutura, além de áreas VIP maiores e arquibancadas cobertas, as equipes também poderão contar com pit-lane coberto de dois andares, equipado com 40 monitores de TV para que possam trabalhar e interagir com mais tranquilidade com os competidores. Um detalhe, já noticiado pelo Mundocross ainda em 2009, é que a etapa de Rondônia, que será em Ouro Preto do Oeste, será somente para as categorias MX1 e MX2.

“Queremos dar um grande apoio aos pilotos. Este ano a Pro Tork volta a investir de forma significativa no Motocross. O campeonato não terá apenas o nome Pro Tork, mas será o maior campeonato que esse país já teve. Teremos diversas atividades promocionais, paralelas ao campeonato, e ainda investiremos forte na equipe Pro Tork”, ressalta Marlon Bonilha, diretor da Pro Tork.

BALBI VAI CORRER O BRASILEIRO DE MOTOCROSS

Em 2010 um dos maiores nomes do esporte na atualidade estará de volta ao país para disputar o Brasileiro Pro Tork. Antonio Jorge Balbi Jr., que há muitos anos representa o país nas pistas dos Estados Unidos, irá disputar as categorias MX1 e MX2.

“Não há nada mais importante para os pilotos brasileiros do que um título nacional. No nosso país esse é o único campeonato que realmente tem peso. O resto é uma simples competição”, afirmou Antonio Jorge Balbi, piloto da equipe 2B Racing.

Detentor ao lado do gaúcho Pedro Bernardo Raymundo, o ‘Moronguinho’, do recorde títulos nacionais, são 14 ao todo entre Motocross, Supercross e Ultracross, o catarinense Milton ‘Chumbinho’ Becker está ansioso para o início do campeonato.

“Estou trabalhando bastante. Vou tentar conquistar mais esse título e ficar aí, sozinho com 15 títulos nacionais. Seria muito legal alcançar esse objetivo ao lado da minha equipe, a Pro Tork, que está investindo tanto no esporte esse ano. Estou treinando bastante e bem ansioso para essa temporada. Com certeza vai ser um campeonato bem disputado”, afirmou Chumbinho.

O Campeonato Brasileiro Pro Tork de Motocross 2010 tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

CALENDÁRIO DO BRASILEIRO DE MX 2010 – ATUALIZADO

1ª Etapa – Dia 11 de Abril – Siqueira Campos – Paraná
2ª Etapa – Dia 25 de Abril – Carlos Barbosa – Rio Grande do Sul
3ª Etapa – Dia 16 de Maio – Canelinha – Santa Catarina
4ª Etapa – Dia 27 de Junho – Foz do Iguaçu – Paraná
5ª Etapa – Dia 18 de Julho – Cachoeiro do Itapemirim – Espírito Santo
6ª Etapa – Dia 1º de Agosto – Ouro Preto do Oeste – Rondônia
7ª Etapa – Dia 19 de Setembro – Nova Friburgo – Rio de Janeiro

8ª Etapa – Dia 10 de Outubro – Cidade a definir – São Paulo

Redação Mundocross
Texto by Adriano Winckler

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly