Enduro dos Pampas abre temporada do Regularidade

01 de março de 2010 - 20:00

Com sua abertura mais do que confirmada para a cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade deve pegar fogo em 2010. O Enduro dos Pampas, um dos mais tradicionais do país, terá sua décima edição nos dias 13 e 14 de março, e será o pontapé inicial de uma disputa de título que promete ser intensa.

O catarinense Guilherme Cascaes, 3º colocado na classificação geral da categoria Master em 2009, e vencedor da última etapa, disputada em Maceió, Alagoas, já é visto como forte adversário para o atual tricampeão Dario Júlio, de Lavras, Minas Gerais, e para o capixaba Sandro Hoffmann, dono de cinco títulos nacionais.

“O ano passado foi meu primeiro ano no Campeonato Brasileiro. Consegui bons resultados, mas esse ano estou treinando bastante para fazer um campeonato ainda melhor. Tenho como vantagem ter adquirido um pouco mais de experiência, em função de ter conhecido outros tipos de terreno.Até 2009 eu só tinha andado em Santa Catarina. Agora, já conhecendo os terrenos do Paraná, Piauí, Espírito Santo, isso ajuda e influencia na hora de escolher um pneu ou o tipo de treino a se fazer. Sem dúvida, estou indo mais preparado este ano”, declarou Cascaes (foto), que venceu quatro das 18 provas de 2009.

O Enduro dos Pampas será válido também pelo Sul-Brasileiro, Gaúcho e Metropolitano de Regularidade. A prova terá cerca de 300km de percurso, com 135km no primeiro dia (entre Taquara e São Francisco de Paula) e 160km no segundo (entre São Chico e Arroio do Sal).

“Será um trajeto 100% inédito. No primeiro dia iremos subir a serra, por lugares de visuais fantásticos, terminando na região das Hortênsias. No dia seguinte a prova deixa São Francisco de Paula, descendo por 160km, até o litoral, em Arroio do Sal, próximo à cidade de Torres”, disseram os organizadores.

O Enduro dos Pampas terá apuração via GPS, camisa de trilha personalizada e jantar para pilotos, imprensa e autoridades, além da inclusão da categoria quadriciclos para a etapa de domingo.

“É uma prova bem diferente do nosso terreno aqui de Santa Catarina. Lá tem bastante pedra. O pessoal anunciou um roteiro diferente dos anos anteriores, mas acho que vai prevalecer bastante pedra. Não estou muito acostumado com esse terreno, mas como no ano passado eu consegui um segundo lugar, espero ir bem por lá novamente”, finalizou Cascaes.

Com as demais etapas definidas para União da Vitória, Paraná (3ª e 4ª etapas), nos dias 24 e 25 de abril, Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo (5ª e 6ª etapas), nos dias 22 e 23 de maio, Teresina, Piauí e Sobral, Ceará (7ª, 8ª, 9ª e 10ª etapas), nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, e Botucatu, São Paulo (11ª e 12ª etapas), nos dias 18 e 19 de setembro, o diretor nacional de Enduro de Regularidade, Paulo Melo, acredita que a temporada 2010 será ainda melhor que no ano passado.

“Serão cinco provas, divididas em 12 etapas. Acredito que teremos um número ainda maior de participantes esse ano por ter menos provas no calendário”, declarou Paulo Melo, que também é presidente da Federação de Motociclismo do Piauí. “O Enduro de Regularidade é uma modalidade que não para de crescer. Até mesmo pelo investimento que as fábricas fizeram. Hoje temos modelos para iniciantes no esporte, como a CRF e a TTR 230, que estão à disposição do público por um preço bem acessível. Existem muitos trilheiros no Brasil, e como quem faz enduro é trilheiro, quanto mais cabra, mais cabrito”, encerrou, brincando, o dirigente.

CALENDÁRIO DO BRASILEIRO DE ENDURO REGULARIDADE 2010

1ª e 2ª etapas – 13 e 14 de Março – Taquara – Rio Grande do Sul
3ª e 4ª etapas – 24 e 25 de Abril – União da Vitória – Paraná
5ª e 6ª etapas – 22 e 23 de Maio – Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo
7ª e 8ª etapas – 15 e 16 de Julho – Teresina – Piauí
9ª e 10ª etapas – 17 e 18 de Julho – Sobral – Ceará
11ª e 12ª etapas – 18 e 19 de Setembro – Botucatu – São Paulo

Redação Mundocross
Texto by Adriano Winckler
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly