Enduro do Descobrimento voltou ao calendário nacional

10 de março de 2010 - 10:00

O Enduro do Descobrimento, tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, que havia ficado fora do calendário deste ano, está de volta à competição. Após um acordo entre a Federação Paulista de Motociclismo – FPM, e a Federação Baiana de Motociclismo – FBM, com participação e concordância do diretor nacional de regularidade, Paulo Melo, a Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, confirmou a troca de local da etapa de encerramento da temporada, passando de Botucatu para Itacaré, mantendo-se as datas de 18 e 19 de setembro.

”Já na assembléia geral, em Porto Seguro, Bahia, a Federação Baiana solicitou o retorno do Enduro do Descobrimento ao calendário. O novo presidente, José Carlos da Conceição, conversou com o presidente da FPM, Décio Fantozzi, e houve um acordo entre as duas partes”, disse Paulo Melo, também presidente da Federação de Motociclismo do Piauí. “O objetivo desde o início era evitar uma mudança na quantidade de etapas. Isso iria mexer demais no campeonato e onerar os pilotos que já haviam se programado para um determinado número de provas”, completou.

Para encerrar o campeonato de maneira ainda mais festiva, o presidente da FBM já confirmou a cidade que receberá o Enduro do Descobrimento de 2010. “Esse acordo mostra a união que existe atualmente entre as federações. Foi uma decisão sábia, pois nossa etapa aqui na Bahia foi a que teve mais pilotos e uma das mais elogiadas nos últimos anos – ressaltou José Carlos da Conceição. – Manteremos a mesma qualidade de prova, mas com tudo novo, e o Enduro do Descobrimento será em Itacaré, Bahia. É um paraíso e será um grande encerramento para o campeonato”, afirmou.

O dirigente fez questão de agradecer a compreensão da Federação Paulista, e de seu presidente. “Quero deixar claro que não tiramos nada de São Paulo. O que houve foi uma cessão gentil da Federação Paulista em nome da união das entidades, pois o calendário só previa a realização de seis provas – declarou. – Não queríamos fugir ao regulamento e acabar atrapalhando os pilotos cujo calendário já estava programado”, disse.

Para o presidente da Federação Paulista, o acordo foi possível pelo bom momento que o Enduro de Regularidade começa a ter em seu campeonato estadual. “Em função de todos os problemas que aconteceram na Bahia na gestão anterior, nós queríamos prestar um apoio e colaborar com a gestão atual. A Federação Paulista está abrindo mão da etapa como um voto de confiança”, declarou Fantozzi.

“Aproveitando que o Campeonato Paulista desse ano está com grande apoio e provas realmente bem estruturadas, temos força própria para dar um impulso e o Enduro de Regularidade poder decolar aqui dentro do estado. O campeonato começou com uma etapa muito boa e elogiada por todos. Com certeza no ano que vem teremos grandes pilotos disputando o Brasileiro, inclusive com etapa em São Paulo novamente”, encerrou Fantozzi.

O Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

CALENDÁRIO DO BRASILEIRO DO ENDURO DE REGULARIDADE 2010

1ª e 2ª Etapas – Dias 13 e 14 de Março – Taquara – Rio Grande do Sul
3ª e 4ª Etapas – Dias 24 e 25 de Abril – União da Vitória – Paraná
5ª e 6ª Etapas – Dias 22 e 23 de Maio – Venda Nova – Espírito Santo
7ª e 8ª Etapas – Dias 15 e 16 de Julho – Teresina – Piauí
9ª e 10ª Etapas – Dias 17 e 18 de Julho – Sobral – Ceará
11ª e 12ª Etapas – Dias 18 e 19 de Setembro – Itacaré – Bahia

Redação Mundocross
Texto by Adriano Winckler
Foto Divulgação

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly