Alongamento : Um grande aliado dos atletas

17 de março de 2010 - 15:00

Nesta coluna vamos abordar um assunto na parte de preparação física que tem extrema importância se executado da forma certa e em conjunto com todas as outras atividades. No Motocross exigimos muito de nosso corpo, pois o esforço que fazemos em cima da moto durante os treinos, corridas, ou apenas um passeio de fim de semana é muito grande, e no fim do dia se não estivermos preparados fisicamente, teremos a sensação de que estamos acabados, querendo apenas chegar em casa nos alimentar e descansar.

Um erro muito grande nesse dia é que a maioria de nós, pilotos profissionais, ou mesmo pilotos de fim de semana, nunca ligamos para o chamado alongamento. O alongamento é uma das mais importantes atividades que devemos realizar antes mesmo de subir na moto e também depois. Normalmente estamos acostumados a vestir o equipamento e darmos aquela ‘mexidinha’ no corpo e já estamos ‘alongados’.

A realidade não é bem assim. Para que um alongamento seja bem feito temos algumas maneiras de executarmos, com séries, repetições, amplitudes e músculos a serem alongados.

ALGUMAS NOÇÕES

Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos deixam os músculos aquecidos para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.

Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

EFEITOS DO ALONGAMENTO

– Redução de tensões musculares
– Relaxamento
– Benefícios para a coordenação, com movimentos mais soltos e fáceis
– Aumento do arco de maleabilidade
– Prevenção de lesões
– Facilita atividades de desgaste, como corrida, tênis, natação, ciclismo
– Desenvolve a consciência corporal
– Ativa a circulação
– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

A MX PERSONAL POSSUE OS SEGUINTES SERVIÇOS :

1. Aumento de massa muscular

2. Aumento da capacidade respiratória

3. Reabilitação

4. Emagrecimento

5. Planilhas de treinos on-line

6. Acompanhamento em pistas

7. Serviços de Personal trainer

Espero que tenham gostado de mais essa dica !! Bons treinos !!!

VINICIUS RADENZEV SIMÕES

Vinicius ‘Pernilongo’ Radenzev Simões é formado em Educação Física pela Unimep e Pós-graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Vinicius tem como experiência a passagem por diversas academias, tanto no interior como na cidade de São Paulo.

Vinicius já passou pelas diversas áreas da educação física, como natação, hidroginástica, avaliação física, musculação e atualmente dedica-se a preparação física para pilotos de Motocross e Off-Road em geral e mensalmente ele estará aqui no Mundocross com dicas de preparação física.

Façam bom proveito !!!

Mais informações : [email protected] ou (11) 9847.5227

Redação Mundocross
Texto by Vinicius Radenzev Simões

Compartilhe este conteúdo

Comentários

bom dia VINICIUS, SOU FORMADO EM EDUCAÇÃO FISICA EM 2010, ESTOU NA AREA DE MUSCULAÇÃO, GOSTEI DEMAIS DAS INFORMAÇÕES FEITA POR VC , ESTOU COM UM ALUNO QUE PRATICA MOTOCROSS, QUE EXERCICIO DE MUSCULAÇÃO POSSO ADMINISTRAR PARA O ALUNO ALÉM DO ALONGAM ENTO FICO NO AGUARDO DESTA INFORMAÇÃO MUITO OBRIGADO.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly