Villopoto venceu mais uma e colocou fogo no AMA SX

12 de abril de 2010 - 14:00

Há 15 dias atrás, poucas pessoas acreditavam que a tabela de classificação da principal categoria do AMA Supercross pudesse sofrer uma nova grande alteração. Ryan Dungey tinha 21 pontos de vantagem sobre Ryan Villopoto, e mesmo que Villopoto vencesse todas as etapas restantes e Dungey chegasse em segundo, ainda assim sobraria 6 pontos a favor do piloto da Suzuki.

Mas como já disse Steve Cox do site da revista Racerx e eu já mencionei aqui no Mundocross, “no AMA Supercross, quando você pensa que já tem a reposta para todas as perguntas, um acontecimento muda completamente a pergunta”. Na prova deste sábado (após uma semana de recesso devido ao feriado de páscoa), Villopoto fez a sua parte na busca pelo título. Venceu de ponta a ponta as 20 voltas da corrida principal.

Quem não fez sua parte foi o líder Dungey (foto), que finalizou na quinta posição. Em uma única corrida, a diferença caiu 9 pontos, de 21 para apenas 12. Para se ter uma idéia da emoção que poderemos ter na final em Las Vegas (digo poderemos porque até lá muita coisa pode acontecer), com esta situação que o campeonato encontrasse agora, se Villopoto vencer as quatro etapas restantes e Dungey chegar em segundo, os dois terminam empatados com o mesmo número de pontos, mas o piloto da Kawasaki levará a melhor pelo número de vitórias.

E olha que Villopoto não está mais sozinho nesta missão. Uma das novidades da etapa deste sábado foi o tão aguardado retorno do seu companheiro de equipe, o australiano Chad Reed, que pode auxiliá-lo e muito na busca pelo título, levando em conta que ele também tem condições de brigar por vitórias. Coincidência ou não, Reed finalizou a prova deste sábado na quarta posição, uma a frente de Dungey. Outro piloto que voltou ao campeonato neste sábado foi Andrew Short. Para saber como foi à etapa de Houston, prossiga lendo o texto abaixo…

CATEGORIA SUPERCROSS

Na largada, Ryan Villopoto da equipe oficial Monster Energy / Kawasaki agarrou o holeshot e saiu na frente, seguido por Josh Hill da equipe San Manuel / Yamaha em segundo, com os pilotos Kevin Windham da equipe Geico Powersports / Honda e Ryan Dungey da equipe oficial Rockstar / Makita / Suzuki brigando pela terceira posição. Andrew Short da equipe oficial Red Bull / Honda Racing e o australiano Chad Reed da equipe oficial Monster Energy / Kawasaki não fizeram boas largadas e começaram a corrida fora dos dez primeiros colocados.

Com quatro voltas completadas, as únicas alterações foram o tombo de Jason Lawrence e o progresso de Reed, que aparecia na oitava posição. Com seis voltas completadas, Hill ultrapassa Dungey e Ivan Tedesco assume a terceira posição. Com 11 voltas completadas, Villopoto lidera, com Windham em segundo e Tedesco em terceiro. Dungey deixou sua moto apagar nesta volta, sendo superado nesta ordem por Millsaps, Hill e Reed. A última alteração ocorreu na 15ª volta, quando Reed assumiu a quarta posição ao ultrapassar Millsaps.

Após 20 voltas completadas, vitória de Villopoto, com Kevin Windham em segundo e Ivan Tedesco completando o pódio na terceira posição. Chad Reed finalizou em quarto e Ryan Dungey fechou os cinco primeiros, perdendo 9 pontos em relação a Villopoto na classificação do campeonato. Falando em campeonato, Dungey ainda lidera, mas viu sua diferença em relação a Villopoto despencar de 21 para apenas 12 pontos.

Se as coisas continuarem do jeito que estão, com Villopoto vencendo as quatro etapas restantes e Dungey chegando em segundo, os dois empatam na liderança do campeonato, mas Villopoto leva o título por possuir maior número de vitórias em relação ao seu adversário. Mas vale lembrar o australiano Chad Reed, companheiro de equipe de Villopoto voltou ao campeonato neste sábado e não deixará seu companheiro de equipe sozinho nesta missão.

Reed finalizou a corrida na quarta posição, exatamente uma posição a frente de Dungey, que foi quinto colocado. Mas como o campeonato já provou diversas vezes que tudo pode acontecer, é melhor esperarmos pra ver como serão as próximas quatro etapas. Fechando a classificação geral do campeonato, Josh Hill ocupa a terceira posição, Davi Millsaps é o quarto e Kevin Windham completa os cinco primeiros.

RESULTADO DA HEAT 1 DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Davi Millsaps
2. Kevin Windham
3. Andrew Short
4. Josh Hill
5. Ryan Villopoto
6. Justin Brayton
7. Manuel Rivas Gomez
8. Jason Thomas
9. Nick Wey

RESULTADO DA HEAT 2 DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Ryan Dungey
2. Ivan Tedesco
3. Chad Reed
4. Tommy Hahn
5. Jason Lawrence
6. Michael Byrne
7. Matt Boni
8. Chris Blose
9. Josh Demuth

RESULTADO DA LAST CHANCE DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Kyle Chisholm
2. Kyle Regal

RESULTADO DA DÉCIMA TERCEIRA ETAPA DA CATEGORIA SUPERCROSS

1. Ryan Villopoto (Kawasaki)
2. Kevin Windham (Honda)
3. Ivan Tedesco (Yamaha)
4. Chad Reed (Kawasaki)
5. Ryan Dungey (Suzuki)
6. Tommy Hahn (Suzuki)
7. Davi Millsaps (Honda)
8. Andrew Short (Honda)
9. Justin Brayton (Yamaha)
10. Josh Hill (Yamaha)
11. Nick Wey (Kawasaki)
12. Manuel Rivas Gomez (Kawasaki)
13. Kyle Chisholm (Yamaha)
14. Michael Byrne (Yamaha)
15. Matt Boni (Honda)
16. Kyle Regal (Yamaha)
17. Josh Demuth (KTM)
18. Jason Thomas (Suzuki)
19. Chris Blose (Honda)
20. Jason Lawrence (Yamaha)

CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA SUPERCROSS APÓS TREZE ETAPAS

1. Ryan Dungey – 277 pontos (4 vitórias)
2. Ryan Villopoto 265 (7 vitórias)
3. Josh Hill – 217
4. Davi Millsaps – 203 (1 vitória)
5. Kevin Windham – 201
6. Ivan Tedesco – 179
7. Justin Brayton – 176
8. Nick Wey – 141
9. Tommy Hahn – 128
10. Kyle Chisholm – 123
11. Michael Byrne – 117
12. Trey Canard – 103
13. Chris Blose – 88
14. Andrew Short – 82
15. Grant Langston – 66 pontos

A próxima etapa, a décima quarta do AMA Supercross, décima quarta do Mundial FIM de Supercross e oitava e última do AMA Supercross Lites Costa Leste será no próximo sábado, dia 17 de Abril, em St.Louis, no Missouri.

ETAPAS RESTANTES DO AMA SUPERCROSS 2010

14ª etapa – 17 de Abril – St. Louis – Missouri
15ª etapa – 24 de Abril – Seattle – Washington
16ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah
17ª etapa – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

ETAPAS RESTANTES DO AMA SUPERCROSS LITES OESTE 2010

7ª etapa – 24 de Abril – Seattle – Washington
8ª etapa – 1º de Maio – Salt Lake City – Utah

ETAPAS RESTANTES DO AMA SUPERCROSS LITES LESTE 2010

8ª etapa – 17 de Abril – St. Louis – Missouri

SHOOTOUT OESTE X LESTE SUPERCROSS LITES 2010

Etapa única – 8 de Maio – Las Vegas – Nevada

Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto by GuyB

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly