Alimentos para quem gasta energia

Por Vinicius Radenzev Simões | Foto por Divulgação | 01 de June de 2010 - 16:20

Nesta coluna abordaremos um assunto muito importante no que diz respeito na alimentação para os praticantes de Motocross e Off-Road em geral, ou ainda para  aqueles praticantes de atividades físicas, esclarecendo algumas dúvidas e dando algumas dicas.

A pessoa sai da academia, atravessa a rua e vai direto tomar uma tigela de açaí, alimento altamente calórico. Parece contradição, mas não é. Quem pratica atividades físicas com frequência (pelo menos uma hora por dia) tem necessidade de repor a energia gasta.

Por isso, precisa de alimentos ricos em calorias. A receita porém, não deve ser seguida por quem não faz esporte ou vai à academia apenas duas ou três vezes por semana. Veja quais são as comidas e bebidas que ajudam malhadores e atletas de plantão a ficar em forma e com a saúde em dia.

O poder do açaí
Segundo nutricionistas, o consumo alimentar precisa repor a energia gasta. Quem pratica atividades físicas regularmente tem um gasto energético superior ao da maioria das pessoas. “O brasileiro consome em média 2.000 kcal por dia. Um esportista, porém, pode gastar 3.000 kcal por dia, dependendo da atividade que pratica. Isso significa que ele necessita consumir mais calorias do que as outras pessoas”, explica a profissional.

O açaí é um aliado dos atletas de alto rendimento

O açaí é um aliado dos atletas de alto rendimento

Mas como consumir mais calorias sem ter que dobrar a quantidade de comida ingerida ? Consumindo alimentos com alta concentração calórica como o açaí. O creme de abacate pode ter a mesma utilidade, sugerem as nutricionistas. É preciso repor a energia gasta com calorias concentradas em preparações de consumo rápido.

“Seria trabalhoso e inviável o atleta dobrar as quantidades de arroz, feijão e carne consumidas. É mais produtivo e prático ingerir alimentos como o açaí, que numa única tigela concentra muitas calorias”.

Caldo de cana, uma alternativa para os malhadores
O tradicional companheiro do pastel de feira pode ser muito útil aos praticantes assíduos de atividades físicas. Além de ser hidratante, o caldo de cana é rico em carboidratos, ferro e vitaminas.

“Como o caldo de cana é rico em carboidratos e potássio, pode ser consumido durante e após a prática de esportes. É uma maneira de repor os eletrólitos, minerais e a água perdidos”. A água de coco se presta ao mesmo papel, mas não é tão calórica. O caldo de cana e a água de coco podem ser alternativas aos isotônicos, usados para hidratar o organismo durante a prática pesada de atividades físicas.

Essa reposição, aliás, é imprescindível. “A contração muscular do exercício gera energia e aumenta a temperatura corporal. Uma das formas de o organismo variar o mínimo possível este aumento é através do suor. Mas ele também causa efeitos colaterais. O principal é a perda de minerais e água.”

Banana, uma fonte de potássio muito apreciada
A banana é uma fruta rica em potássio, e por isso tão apreciada por quem pratica esportes, como o tenista Gustavo Kuerten, que frequentemente era, e ainda é visto consumindo-a nas quadras. Segundo nutricionistas ela hidrata e repõe minerais, assim como a água de coco e as bebidas isotônicas.

As nutricionistas alertam no entanto, que o consumo de alimentos calóricos não deve ser feito por qualquer um. Mesmo os que praticam atividade física regularmente devem avaliar quais são os seus objetivos. Se for perder peso, açaí, abacate e caldo de cana não são recomendáveis.

“Se a pessoa quiser apenas manter a forma, porém, esses alimentos não são prejudiciais. Tudo depende também da carga de exercícios. Quanto maior ela for, mais energia precisa ser reposta,” completaram as nutricionistas.

Essa foi mais uma dica da MX Personal Assessoria Esportiva. Espero que tenham gostado e com isso utilizem desses alimentos na hora da malhação.

A MX Personal possui os seguintes serviços:
1. Aumento de massa muscular
2. Aumento da capacidade respiratória
3. Reabilitação
4. Emagrecimento
5. Planilhas de treinos online
6. Acompanhamento em pistas
7. Serviços de Personal trainer

Boa sorte a todos os pilotos !!

Vinicius Pernilongo dá assessoria para o piloto Gustavo Takahashi

Vinicius Pernilongo dá assessoria para o piloto Gustavo Takahashi

Para maiores informações : www.mxpersonal.com.br
vinicius@mxpersonal.com.br ou (11) 9847-5227

Vinicius ‘Pernilongo’ é formado em Educação Física pela Unimep, e é Pós graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo e possui uma experiência como piloto de Motocross há 22 anos.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly