KTM dominou o GP do Mundial de MX em Glen Helen

Foto por Michael Lindsay | 04 de junho de 2010 - 15:15

Após 11 anos desde o último GP disputado em Budds Creek na temporada de 1999, neste ano o campeonato Mundial de Motocross voltou aos Estados Unidos, e nada mais nada menos do que em Glen Helen, considerada uma das melhores, mais radicais e mais desafiadoras pistas de Motocross do mundo. Tudo começou quando a MX Sports, empresa promotora do AMA Motocross, e o promotor da pista de Glen Helen não chegaram a um acordo e a etapa do AMA Motocross deste ano acabou sendo cancelada, e uma nova data no calendário foi incluída, sendo que a final do campeonato passa a ser em outra pista californiana, Pala Raceway.

Coincidência ou não, as negociações da Youthstream, empresa que promove o Mundial de Motocross também foram frustradas em relação a etapa da Inglaterra, e Glen Helen acabou entrando no calendário do Mundial de MX deste ano, pra não passar a temporada em branco sem receber nenhum evento importante. Infelizmente poucos pilotos que competem nas terras do tio Sam decidiram se arriscarar nesta prova ‘extra campeonato’, deixando um pouco a desejar o brilho da prova, sendo os únicos Mike Alessi, Ben Townley, Kyle Chisholm, Max Anstie e Grant Langston. A previsão do tempo foi generosa, com sol forte e clima impecável.

Acompanhe como foi à sexta etapa do Mundial de Motocross MX1/MX2 disputada no último domingo, 30 de maio, no circuito de Glen Helen, na Califórnia, Estados Unidos.

Categoria MX1

Nenhum outro piloto no mundo hoje está no nível em que se encontra o italiano Antônio Cairoli da equipe oficial KTM, atual campeão da categoria. Na primeira bateria ele venceu uma disputa emocionante com Mike Alessi na melhor bateria do dia, mesmo com problemas no câmbio de sua moto, quando só a terceira marcha funcionava, tornando sua vitória, e a situação que se encontrava, ainda mais incontestáveis.

As 350 pularam na frente la largada em Glen Helen

As 350 pularam na frente la largada em Glen Helen

Ben Townley venceu a segunda bateria do GP americano

Ben Townley venceu a segunda bateria do GP americano

Na segunda ele teve que se recuperar de uma má largada, finalizando na terceira posição, só não foi segundo porque pegou em sua frente um inspirado Clement Desalle. e vencendo o overall. Alessi foi o quarto e garantiu a segunda posição geral. Com o quinto lugar na primeira bateria e o segundo na segunda, o belga Clement Desalle ficou com o último degrau do pódio.

Max Nagl da KTM lfazendo o holeshot em Glen Helen

Max Nagl da KTM lfazendo o holeshot em Glen Helen

O brasileiro Jorge Balbi finalizou em 25º a etapa de Glen Helen

O brasileiro Jorge Balbi finalizou em 25º a etapa de Glen Helen

Xavier Boog foi o quarto e Steve Ramon completou os cinco primeiros. No campeonato, Cairoli aumentou para 41 pontos sua vantagem para o alemão Max Nagl, seu companheiro de equipe, 10º colocado no overall. Desalle é o terceiro, Phillippaerts o quarto e Ken De Dycker fecha os cinco primeiros. Clique aqui e leia sobre a participação do brasileiro Jorge Balbi Jr. no GP dos Estados Unidos.

Categoria MX2

A categoria MX2 mais uma vez ficou devendo em emoção, por um motivo semelhante ao da MX1. O líder e atual campeão está um degrau acima dos demais concorrentes. O francês Marvin Musquin, de quem estamos falando, da equipe oficial KTM não deu chances aos seus adversários, vencendo as duas baterias, faturando também o overall e aumentando sua vantagem de pontos rumo ao bicampeonato mundial.

Musquin está dominando o Mundial de Motocross na MX2

Musquin está dominando o Mundial de Motocross na MX2

O jovem Ken Roczen é uma pedra na bota de Musquin

O jovem Ken Roczen é uma pedra na bota de Musquin

Único norte-americano a competir no Mundial de Motocross atualmente, Zach Osborne foi quarto na primeira bateria e segundo na segunda, ficando com a segunda posição geral. O francês Steven Frossard completou o pódio fazendo o resultado exatamente inverso, perdendo a segunda posição no primeiro critério de desempate, onde pesa mais o resultado da segunda bateria.

Jeffrey Herlings da KTM está em quarto no Mundial MX2

Jeffrey Herlings da KTM está em quarto no Mundial MX2

O inglês Max Anstie que corre no AMA MX competiu em Glen Helen

O inglês Max Anstie que corre no AMA MX competiu em Glen Helen

Ken Roczen foi o quarto e Shaun Simpson completou os cinco primeiros. Quase idêntico a MX1, no campeonato Musquin aumentou para 40 pontos sua vantagem em relação a Roczen. Steven Frossard é o terceiro, Jeffrey Herlings (14º no overall desta etapa o quarto) e Shaun Simpson fecha os cinco primeiros colocados.

Resultado da sexta etapa na categoria MX1
1. Antonio Cairoli
2. Mike Alessi
3. Clement Desalle
4. Xavier Boog
5. Steve Ramon
6. Ken De Dycker
7. David Guarneri
8. Ben Townley
9. Kyle Chisolm
10. Max Nagl

Classificação da categoria MX1 após seis etapas
1. Antonio Cairoli – 259 pontos
2. Max Nagl – 218
3. Clement Desalle – 196
4. David Philippaerts – 184
5. Ken De Dycker – 174
6. Steve Ramon – 170
7. Xavier Boog – 167
8. Tonel Leok – 135
9. Bobryshev – 115
10. David Guarneri – 111 pontos

Resultado da sexta etapa na categoria MX2
1. Marvin Musquin
2. Zach Osborne
3. Steven Frossard
4. Ken Roczen
5. Shaun Simpson
6. Jeremy Van Horebeek
7. Jake Nicholls
8. Arnaud Tonus
9. Dennis Verbruggen
10. Gautier Paulin

Classificação da categoria MX2 após seis etapas
1. Marvin Musquin – 268 pontos
2. Ken Roczen – 228
3. Steven Frossard – 205
4. Jeffrey Herlings – 197
5. Shaun Simpson – 170
6. Zach Osborne – 163
7, Jeremy Van Horebeek – 157
8. Arnaud Tonus – 154
9. Joel Roelants – 134
10. Jake Nicholls – 129 pontos

Etapas restantes do Mundial de Motocross MX1 / MX2 2010
7ª Etapa – Dia 6 de Junho – St. Jean de Angely – França
8ª Etapa – Dia 20 de Junho – Teutschenthal – Alemanha
9ª Etapa – Dia 27 de Junho – Kegums – Letônia
10ª Etapa – Dia 4 de Julho – Uddevalla – Suécia
11ª Etapa – Dia 1º de Agosto – Lommel – Bélgica
12ª Etapa – Dia 8 de Agosto – Loket – República Tcheca
13ª Etapa – Dia 22 de Agosto – Campo Grande – Brasil
14ª Etapa – Dia 5 de Setembro – Lierop – Benelux
15ª Etapa – Dia 12 de Setembro – Fermo – Itália

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly