Recorde de estrangeiros no Brasileiro de MX em Foz
Foto por Adriano Winckler | 17 de julho de 2010 - 20:00O Campeonato Pro Tork Brasileiro de Motocross 2010 entra mais uma vez para a história da modalidade no país. Pela segunda vez no mesmo ano, uma etapa bate recorde de pilotos estrangeiros inscritos. Neste domingo, a quarta etapa que está sendo realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, terá nada menos que dez pilotos de fora do país alinhando no gate, e disputando as curvas e os saltos com os pilotos brasileiros.
O americano Scott Simon (Pro Tork), líder da classificação geral das categorias MX1 e MX2, é o principal destaque do campeonato, que conta também com o britânico Adam Chatfield (2B Duracell Racing), o costarriquenho Roberto Castro (Pro Tork/Rinaldi/Flash Power), o venezuelano Humberto Martin (Pro Tork/Rinaldi/Flash Power) e o argentino Jose Felipe, que chegou a liderar a prova de abertura do Brasileiro na categoria MX1, em Siqueira Campos. Paraná.
“Gostei muito de ter vindo correr no Brasil. As pessoas aqui adoram Motocross, há bons pilotos, boa organização das provas, enfim… estou feliz de estar aqui disputando o Campeonato Brasileiro”, disse Adam, que retorna para a Inglaterra na segunda-feira, logo após a etapa de Foz. “Vou disputar uma etapa do campeonato Britânico e ainda volto ao Brasil para 5ª etapa do Campeonato Brasileiro. Depois disso retornarei aos Estados Unidos para disputar o AMA Motocross. Estou negociando com o Balbi e a 2B Duracell. Gostaria muito de voltar ao Brasil no ano que vem. Vamos ver o que acontece”, completou o inglês.
Para o paulista Thales Vilardi, terceiro colocado na MX1 em Quissamã, Rio de Janeiro, a oportunidade de intercâmbio com os estrangeiros é importante tanto para o campeonato quanto para os pilotos brasileiros.
“É bem diferente saber que temos tantos estrangeiros no Campeonato Brasileiro. Nunca corri fora do país, e tendo contato com dez ‘gringos’ na mesma etapa, a gente acaba aprendendo um pouco e eles também com a gente. Isso vem para nos ajudar e crescer ainda mais o nível dos pilotos e do campeonato. Estou contente e bem confiante. Tenho treinado bastante nas últimas semanas, estou bem fisicamente e bem preparado para a prova”, declarou Vilardi.
Um dos principais nomes do campeonato em 2010, o costarriquenho Roberto Castro também comemora a participação no Pro Tork Brasileiro de Motocross.
“Acho muito legal ter tantos estrangeiros. Isso faz uma competição melhor para o público, afinal é pra isso que a gente vem aqui. O Campeonato Brasileiro tem uma estrutura muito boa, e precisa disso, de mais competição. Com certeza vai elevar o nível dos pilotos”, afirmou Castro.
Entre os outros estrangeiros presentes na 4ª etapa do Brasileiro de Motocross em Foz do Iguaçu estão os argentinos Sergio Seewald e Ezequiel Gaston, e os paraguaios Jorge Curi, Marcos Ovelar e Marciano Rausis. Devido a chuva que não deu trégua em Foz do Iguaçu, a direção de prova decidiu não realizar os treinos deste sábado, 17 de julho. Neste domingo, dia 18, o warm up valerá também como treino classificatório para a escolha do gate.
A quarta etapa do Campeonato Pro Tork Brasileiro de Motocross 2010 é uma promoção da MZ Sports Competições & Eventos, com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu através da secretaria de Esportes e Lazer. A organização é da Federação Paranaense de Motociclismo, com realização e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.
Comentários
Jorge Soares é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.