Frio marcou o Rondoniense de Velocross em Cerejeiras

Por Chico Limeira | Fotos por Chico Limeira | 20 de julho de 2010 - 17:30

Marcando a quinta etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2010, no último fim que passou a cidade de Cerejeiras foi palco de mais um grande show de velocidade, onde estiveram presentes os principais pilotos da modalidade no Estado de Rondônia. As emoções começaram já no sábado à tarde com os treinos livres, onde os pilotos foram a pista em busca de acertar suas maquinas e se adaptarem aos traçados do circuito.

Nem mesmo o clima frio registrado nos últimos dias na região foi capaz de tirar o brilho da prova realizada neste domingo, 18 de julho, na pista do Parque de Exposição, que recebeu um público superior a três mil pessoas,  prestigiando os grandes pegas de uma etapa de muitas emoções e adrenalina. Veja como foram as disputas da quinta etapa do Rondoniense de Velocross 2010.

Flávio segue líder absoluto na categoria 100
Após uma sessão forte de treinos classificatórios, realizado no domingo, ainda pela manhã, na primeira bateria, os pilotos da categoria 100cc foram à pista em uma corrida de ritmo forte para a categoria. O piloto Angelo Bianchini # 2 largou bem, mas ainda na primeira volta foi alcançado pelo líder Flavio Pereira # 18, que assumiu a ponta para garantir mais uma vitória tranquila, com Bianchini em segundo e Cléber Júnior # 6 em terceiro.

Flávio foi o grande nome da categoria 100

Flávio foi o grande nome da categoria 100

Na segunda bateria da categoria, Josemar Dias # 44 tentou surpreender, largando na ponta, mas não resistiu ao ritmo de Flavinho, que logo chegou novamente para dominar a corrida, trazendo consigo Angelo Bianchini e o estreante Welington Fernandes # 100, com Josemar em quarto e Cleber Júnior.

Canalle impôs ritmo forte na Sênior
Entre os pilotos que participaram da prova na categoria Sênior, a presença do experiente Claudio Barbizan # 12, da cidade de Vilhena deu mais emoção a corrida. Disputada em bateria única, a categoria Sênior foi vencida por Osmar Canalle # 68, de Colorado do Oeste. Barbizan largou bem, abrindo boa vantagem para os seus concorrentes, mas não conseguiu manter o ritmo e acabou superado pelo líder Canalle e também por Agnaldo Feliciano # 5, que pressionou muito Canalle, mas teve de se contentar com a segunda colocação. Barbizan completou a prova em terceiro, Itamar Tadeu # 77 ficou na quarta colocação e Serginho Luiz # 33, agora residindo em Porto Velho, completou o pódio.

Canalle subiu no lugar mais alto do pódio da Sênior

Canalle subiu no lugar mais alto do pódio da Sênior

Vitim venceu mais uma na Força Livre
A disputa da categoria Força Livre, envolvendo motos nacionais de qualquer cilindrada, foi de muito emoção e bastante acirrada, principalmente entre os pilotos Victor Carlos # 4, O Vitim de Cacoal e Maycon Santos # 72, da cidade de Vilhena, que se revezaram nas conquistas das duas baterias.  Logo na primeira bateria, disputada ainda pela manhã, Maycon largou bem, tomando a ponta da fila, mas não resistiu a pressão de Vitim, que andando forte garantiu a dianteira.

Vitim vacilou na primeira bateria mas venceu a segunda

Vitim vacilou na primeira bateria mas venceu a segunda

No entanto, Vitim acabou vacilando e na confusão das placas, comemorou a vitória faltando uma volta para a bandeirada final, quando Maycon não desperdiçou a chance de reassumir a ponta para cruzar a linha de chegada em primeiro. No entanto na segunda bateria Vitim fez uma corrida sem erros, vencendo de ponta a ponta, com Maycon em segundo e Mateus Chagas # 40 na terceira colocação, posição que se repetiram na formação do pódio.

Emerson surpreendeu o líder da 150
Na prova com o maior número de pilotos envolvidos, 14 no total, a primeira bateria já foi bem movimentada, com o líder Zé Pereira # 8, de Santa Luzia largando bem e assumindo a ponta ainda nas primeiras voltas e se mantendo a até a bandeirada final, com Émerson Rodrigues # 51, de Rolim de Moura chegando na cola. Já na segunda bateria, Zé Pereira foi infeliz, caindo logo na primeira curva e ficando em último na pista.

Émerson fez uma grande corrida na categoria 150

Émerson fez uma grande corrida na categoria 150

O piloto foi para uma corrida de recuperação, mas sua moto não corresponde e ele somente completa a prova na sexta colocação, posição que lhe garantiu ainda uma terceira posição no pódio. Numa atuação tranquila, Émerson garantiu a ponta da fila e venceu a bateria, para conquistar o seu primeiro topo do pódio na temporada.

João Chagas manteve liderança nas 230
As emoções não faltaram também na disputa da categoria 230cc, a mais forte da competição, disputada por pilotos do Motocross e os considerados top do Velocross. A primeira bateria começou com João Roberto Chaga # 39, da cidade de Santa Luzia, largando em a assumindo a ponto, mas sendo pressionando de perto por Vitim, que terminou a prova na segunda posição, Diego Ferrari, # 961, de Espigão, não largou bem, mas terminou na terceira posição.

João Chagas se mentém líder do Rondoniense de VX nas 230

João Chagas se mentém líder do Rondoniense de VX nas 230

A segunda bateria teve João Roberto largando bem novamente, mas sofrendo pressão de Diego Ferrari e Vitim, tornando a disputa bastante acirrada. Vitim vinha liderando, mas sua moto furou o pneu e ele acabou perdendo posições para Ferrari e João Roberto, respectivos primeiros colocados na bateria. Com os resultados das duas baterias, João Roberto somou 47 pontos, contra 45 de Diego Ferrari e 42 de Vitim. O pódio da 230cc foi completado com Maycon Santos e Valdinei Correia.

Conforme calendário da Federação de Motociclismo de Rondônia  FMR, a sexta e próxima etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2010 está confirmada par os dias 7 e 8 de agosto, na cidade de Santa Luzia.

A quinta etapa do Estadual de Velocross de Rondônia  foi mais uma realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, promoção do Largado Moto Clube de Cerejeiras em parceria com a Prefeitura Municipal, apoio Honda, MegaBom Sorvetes, Lind’Agua, Castilho Estruturas Metálicas, Ciclo Cairu e Cairu Transportes.

Resultados da quinta etapa do Rondoniense de Velocross 2010

Categoria Sênior
1º # 68 – Osmar Canalle
2º # 5 – Agnaldo Feliciano
3º # 12 – Claudio Barbizan
4º # 77 – Itamat Tadeu
5º # 33 – Sérgio Luiz

Categoria 100
1º # 18 – Flávio Pereira
2º # 2 – Angelo Bianchin
3º # 6 – Cléber Júnior
4º # 44 – Josemar Dias
5º # 80 – Marcelo Araújo

Categoria 150
1º # 51 – Émerson Rodrigues
2º # 32 – Fábio Chaves
3º # 38 – Zé Pereira
4º # 75 – Andre Carbonera
5º # 26 – Darci Neves

Categoria Força Livre
1º # 4 – Victor Carlos
2º # 72 – Maycon Santos
3º # 40 – Mateus Chagas
4º # 101 – Hemerson Andrade
5º # 13 – Alceu Júnior

Categoria 230
1º # 39 – João Chagas
2º # 961 – Diego Ferrari
3º # 4 – Victor Carlos
4º # 72 – Maicon Santos
5º # – Valdinei Correia

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly