Passo Fundo recebeu o Gaúcho de Velocross

Foto por André Charão | 12 de agosto de 2010 - 23:55

Passo Fundo, distante 300 km de Porto Alegre, é uma das cidades mais ‘gaúchas’ do Rio Grande do Sul. E a cidade localizada no norte do Estado recebeu no final de semana passado, 7 e 8 de agosto, a quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross 2010, disputada juntamente com a quinta etapa do Brasileiro de Velocross.

A etapa, que festejava os 135 anos do município, teve a presença de mais de 170 pilotos, com mais de 250 inscrições, proporcionando duelos em todas as categorias. A pista, elogiada pela maioria dos pilotos, foi devidamente gradeada e mantida durante o dia, não levantou poeira em nenhuma das categorias, o que favoreceu a visibilidade do público, cerca de 3,500 espectadores.

Etapa de Passo Fundo teve gates cheios

Etapa de Passo Fundo teve gates cheios

As categorias VX1,VX2,VX3 Nacional, VX3 Importada, 230 4T, 250 4T e Força Livre Nacional fazem parte do Brasileiro, as demais aqui relacionadas, pontuam apenas no Gaúcho de Velocross.

Os destaques da etapa correram por conta do grande duelo envolvendo Mateus Basso e Leandro Matos na VX2, que passaram lado a lado na chegada, com vitória de Mateus. Na VX1, Marcelo Maziero surpreendeu, largando em segundo para ultrapassar Douglas Finatto, e vencer a prova.

Mas antes, no sábado, quatro categorias anteciparam suas corridas devido ao cronograma de domingo estar muito apertado. Veja como tudo aconteceu em Passo Fundo no último sábado e domingo.

As disputas foram intensas em várias categorias

As disputas foram intensas em várias categorias

Benitz e Fiel duelaram na 2 Tempos Nacional
A categoria Nacional motos 2 tempos teve uma prova com a reação de Patrick Machado que saiu do quinto lugar nas voltas iniciais, buscar volta após volta posições melhores até chegar na hora decisiva ultrapassar dois pilotos e chegar à liderança. Na largada foi o duelo entre Fernando Benitz e Michel Fiel que deram a tônica da prova, com Fiel chegando a liderar por algumas voltas ao passar que Benitz que perdeu o contato chegando em quinto. Patrick fecha em primeiro seguido de Fiel e Vagner  Zanatta que esteve sempre no pelotão da frente. Jonas da Costa e Edre Della Vachia completaram o pódio.

Manolo segurou pressão e venceu duelo com Lazarotto
Já na categoria Novatos Importada, Maiara Basso surpreendeu, largou na frente e liderou boa parte da prova seguida de Manolo Magnobosco e Moisés Lazarotto que pressionavam até o erro de Maiara, que vai perdendo posições. Manolo e Moisés trocam de posições até a volta final. Manolo vence seguido de Moisés, Alexandre Soares e Taygor Soares que largou quarto e esteve sempre no pelotão da frente.

Passo Fundo no lugar mais alto da VX4
Na VX4 não teve pra ninguém, pois o piloto da casa, Márcio Dal Sólio, piloto da casa largou em segundo, mas logo na primeira volta, assume a ponta deixando João Silveriano para traz. Márcio abre vantagem e nem a chegada de Danny Oliveira tirou a concentração do piloto que venceu sem maiores problemas. Douglas Moraes, seguido de Aníbal Neto e Marcos Farias  completam o pódio.

Deu Bassani na 4 Tempos Força Livre
Rafael Bertagnoli larga na ponta, mas quebra na terceira volta. Com isso, abre espaço para quem vem de traz. E foi a vez de Daniel Bassani que largou em quanto, veio como uma bala ultrapassou Edu Brazaca e Vinícius Pilz para chegar à liderança. Daniel vence a etapa, seguido de Felipe Deloss que largou em sexto fez prova de recuperação. Deloss chegou rápido, tirou a diferença e o sossego de Bassani. Dyanos Andrei chegou em 3º após ser o sexto na largada. Completando o pódio, Vinícius Pilz e Cassio Oliveira.

Rizz se deu bem na 230 Promocional
Na 230 Promocional que se deu bem foi Augusto Rizz, piloto da equipe Bicho do Mato Moto Clube que venceu a etapa seguido de Mário Sabedotti com Cássio Lodi Chaves que endureceu a corrida para Luciano Casirigui, O Bimbe que chegou em quarto. Finalizando a prova e a última peça do pódio, veio a piloto representando as mulheres, Maria Eduarda Salomoni.

Sanches venceu na VX3 Importada
Fernando Sanches largou aplicando grande pressão no líder da prova, João Silvériano. Em terceiro Vitor Paladini segurava Fabiano Ribeiro, piloto da casa que contava com grande torcida. João vacila e na segunda volta Sanches já é líder para em seguida abrir boa vantagem na pista. Paladini cai e Fabiano já é segundo na quarta volta. Fabiano, João, Giovani Pick e agora Maiara Basso, colados numa mesma tocada. Fabiano encosta mas Fernando Sanches garante a vitória na etapa. Fabiano chega em segundo e Pick em terceiro mantém a liderança no Brasileiro. Completando o pódio, Maiara em quarto e João em quinto.

A Street levantou o público em Passo Fundo
A categoria Street  foi uma das categorias extras disputadas na 5ª etapa do Brasileiro e Gaúcho de Velocross em Passo Fundo, ao todo16 pilotos da região alinharam no gate e após a largada levantaram o público com muitas disputas e algumas quedas, o grande vencedor foi o piloto  Jonathan Moraes Correa (Passo Fundo) que passou na frente do público comemorando antes da bandeirada, na segunda colocação ficou com Rafael Consalter (Passo Fundo) fazendo assim a dobradinha da cidade, o terceiro colocado foi João Marcos Rodrigues (Carazinho), na quarta colocação chegou Márcio Camargo (Passo Fundo) e fechando o pódio na quinta colocação Gustavo Barbosa (Carazinho).

Danny faturou a etapa do Brasileiro na VX3 Nacional
João Silveriano Francener o “João do Milho” (Joinvile-SC) bem que tentou, mas não conseguiu evitar a vitória do gaúcho Danny Moraes (Panambi), na largada João do Milho assumiu a ponta e forçou o ritmo para tentar deixar o segundo colocado Danny Moraes o mais distante possível, o ritmo dos líderes nas duas primeiras voltas foi muito intenso, o piloto de Panambi não deu trégua para João do Milho, a tática deu resultado, na terceira volta um erro custou várias posições para o piloto de Joinvile, Danny assumiu a liderança da prova, enquanto João do Milho começava uma sensacional corrida de recuperação, Márcio Dalsólio (Passo Fundo) conquistava a segunda colocação, ao final vitória de Danny Moraes, seguido por Dalsólio em segundo e João do Milho em terceiro, com esse resultado João do Milho segue liderando o Brasileiro na VX3 Nacional, o quarto colocado foi Edu Araújo (Passo Fundo) e fechando em quinto chegou o piloto Anibal Barreto (Dom Pedrito).

Categoria 230 4 Tempos teve vitória de Keil
Jacson Keil vence na 230cc 4 tempos, após largar em terceiro. Logo na terceira volta, coloca toda pressão em cima de Jonas da Silva e Cássio Rossi, o líder da etapa para chegar à liderança. Jonas perde o foco e perde posições na segunda metade da prova, enquanto que Guilherme Zottis busca o terceiro posto no decorrer da prova, ele que contava também com grande apoio na etapa. Zottis chega em terceiro lugar seguido de Douglas Carvalho, o quarto e que esteve sempre no 1º pelotão. Finalmente Adenilson Dorigon chega em quinto em numa prova de recuperação.

Felippe Menuzzi manteve os 100% na 50
O jovem piloto pedritense Felippe Muller Menuzzi conquistou em Passo Fundo a quinta vitória em cinco etapas do Campeonato Gaúcho de Veloterra, com esse resultado o título da categoria está praticamente ganho, na largada Menuzzi assumiu a liderança na primeira curva, na primeira volta a disputa entre ele Felipe Migliorini (Marau) foi intensa, antes mesmo de abrir a segunda volta Migliorini com problemas na moto abandonou a prova, com isso Felippe Menuzzi seguiu firme e forte na liderança até o final, Gabriel Bohrer Andrigo (Marau) foi o segundo colocado e Pedro Augusto Chagas Moraes o terceiro colocado, Bernardo Picoli (Passo Fundo) foi o quarto colocado e em quinto ficou Luis Guilherme Baldissera (Passo Fundo).

Cássio Rossi venceu na 250 4T
A categoria 250 4Tempos teve três líderes diferentes nos mais de 18 minutos de prova, a categoria foi muito disputada, tanto na liderança como no pelotão de trás, na largada Fabrício Rosso (Pelotas) largou na frente seguido de perto por Cássio Rossi (Santa Maria), o principal piloto da prova Jackson Keil (São Bento do Sul-SC) não fez uma boa largada, ficando na oitava posição, a briga pela liderança era intensa entre Fabrício e Cássio, em poucas voltas numa tentativa de ultrapassagem um coque entre os dois pilotos tirou Fabrício Rosso da liderança, enquanto Cássio assumia a liderança Jackson Keil já estava na terceira colocação, em menos de uma volta já era o segunda e forçava ultrapassagem em cima de Rossi, a ultrapassagem de Keil não demorou a acontecer, logo que assumiu a liderança um furo no pneu tirou a vitória do piloto catarinense, melhor para Cássio Rossi que faturou a etapa gaúcha do Brasileiro de Velocross na categoria 250cc 4Tempos, Jackson Keil foi o segundo colocado e Guilherme Zottis (Passo Fundo) o terceiro colocado, na quarta posição chegou Luciano de Conto (Passo Fundo) e na quinta posição Antonio Edu Brazaca (Vila Langaro) fechou o pódio.

Tatu de ponta a ponta na VX2
Dividindo a primeira curva, Mateus Basso e Leonardo Dambrós e Luis Fietz, travavam um duelo de gigantes. Enrolando o cabo do acelerador, Mateus Basso, O Tatu, não abre mão da liderança, segura a partir da segunda volta os ataque de Leandro Matos que já ocupava a vice – liderança. Mais atrás Marcelo Mazziero andava como nunca e fazia prova de recuperação para chegar em terceira após ultrapassar Lui na última curva da bateria. Tatu vence pontuando em primeiro no Brasileiro e no Gaúcho. Seu irmão, Lucas também compõe o pódio, na quinta posição.

Pódio da categoria VX2 com Tatu no lugar mais alto

Pódio da categoria VX2 com Tatu no lugar mais alto

Menuzzi enfim venceu a primeira na 65
Depois de perder a chance de vencer na categoria 65cc em três ocasiões, parece que a sorte começou a soprar para o lado de Felippe Muller Menuzzi, na largada Matheus Felipe Kunz (Machadinho) assumiu a liderança com Felippe Menuzzi em segundo, os dois aceleraram muito forte na briga pela lidrança na primeira volta, Matheus com problemas na moto abandonou a prova na segunda volta  deixando a liderança nas mãos de Menuzzi, o piloto pedritense imprimiu um ritmo muito forte abrindo uma boa vantagem para o segundo colocado Felipe Migliorini (Marau), essa vantagem diminuiu antes mesmo da placa de duas voltas, deixando a prova em aberto até a bandeirada final onde Menuzzi passou em primeiro e Migliorini logo atrás na segunda colocação, Felipe Chagas Ribeiro (Marau) chegou na terceira colocação, Lucas Colombi (Marau) foi o quarto colocado e Matheus Felipe Kunz (Machadinho) fechou o pódio na quinta colocação.

Vitória de Lemos na Nacional Força Livre
A categoria Nacional Força Livre foi uma das mais disputadas da tarde de domingo, uma grande alternância de posições no pelotão intermediário deixou a prova eletrizante, menos na liderança, lá só teve um piloto, Leandro Lemos “Lelê” (Lages/SC) venceu a prova de ponta a ponta depois de uma largada perfeita, em poucas voltas a vantagem sobre Daniel Bassani (Flores da Cunha) segundo colocado já era bem confortável, mas nem por isso o piloto diminui o ritmo, Jackson Keil (São Bento do Sul) novamente deu um show, depois de não largar bem fez uma prova de recuperação sensacional chegando na segunda colocação, mostrando mais uma vez que é um dos grandes nomes do Brasileiro de Veloterra, Bassani chegou na terceira colocação, Felipe Deloss (Lajeado) foi o quarto colocado e Dyanos Andrei da Silva (Passo Fundo) foi o quinto colocado.

Tessaro foi o vencedor da categoria 85
Pela 85cc, Eduardo Tessaro largou na frente para vencer de ponta a ponta. Felipe Pick o segundo na largada, se manteve assim seguido de Mateus Kunz e Felippe Menuzzi até a bandeirada.

Maziero levou a VX1
A disputadíssima categoria VX1 teve Douglas Finatto largando na ponta, seguido de Marcelo Maziero, Paulo Stédile e Leandro Lemos, todos na mesma tocada. A disputa por cada curva e palmo de pista, levantava a torcida que viu na terceira volta, Maziero dar o bote pra cima de Finatto e assumir a liderança. Enquanto isso, Lui Fietz pressionava Paulo Stédile e mais tarde assumiria a quarta colocação. Maziero vence a etapa, embora Finatto tenha esboçado uma reação no final da prova. Maziero, seguido de Douglas Finatto, Leandro Lemos, Lui Fietz e Paulo Stédile saíram na foto do pódio.

Confira o resultado da quinta etapa do Gaúcho de Velocross 2010

Confira a classificação do Gaúcho de Velocross após cinco etapas

Confira as fotos da quinta etapa do Gaúcho de Velocross 2010

A quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross e a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross foi uma realização Motoclube de Passo Fundo, FGM, CBM, Produção Revollution Eventos

O Campeonato Gaúcho Velocross 2010 tem o patrocínio de Rinaldi/Honda Concessionária do RS/Impacto Motos e IMS Equipamentos, e o apoio de Octano/ Motul/Mecânica Zapanetti/Marka/BelParts/ SSul Lodi/ KM Motos/ Mundocross/Arte&Fotos e Jornal O Pódium.

Patrocinadores locais Terra Motos/Nenê Supermercados/Arame Motos/Passos Propaganda/Pampa Motos/Mega Tintas/KR Motos e La Machine Peugeot, com apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly