Moto prejudica a coluna vertebral

22 de setembro de 2010 - 7:21

Em todos os momentos de nossa vida temos problemas de postura e castigamos a coluna, seja no lazer, no trabalho, sentado no sofá de casa, ou em qualquer esporte. No caso do Motocross, estamos com o corpo quente e com a adrenalina correndo nas veias, e isso nos deixa anestesiados, e não notamos as pressões e os impactos que levamos em nossas vértebras e discos.

Nas Trilhas este impacto é mais cruel, pois ficamos sentados na moto por um longo período, e deixamos a carga de todo peso do corpo para a coluna. Nos passeios ou no trabalho com a moto Street acumulamos uma serie de pressões erradas na coluna, e não temos como evitar isso. Por isso precisamos cuidar de nossa postura em todos os momentos possíveis.

E como sei que é difícil cuidar da saúde e da coluna durante as tarefas do dia a dia, vai aqui uma dica para aproveitar bem pelo menos 8 horas por dia da postura.

Pesquisa da Unifesp retrata que a posição de lado é a mais indicada para dormir e a escolha do colchão deve ser entre um firme, mas que precisa ceder. Devido e esse estudo e as orientações médicas constatamos que não existe um padrão de colchão recomendado com características que atendam os requisitos para uma boa ortopedia enquanto dormimos.

A OMS afirma que mais de 80% da população tem problemas de coluna. O Inmetro divulgou que suas pesquisas constataram que, 90% dos problemas de dor na nuca, dor de cabeça, torcicolos, dores lombares e musculares são causados por colchões inadequados.

O Instituto do Sono de São Paulo afirma que, 63% dos brasileiros tem problemas relacionados ao sono e que estresse e depressão são provocados por distúrbios do sono. A qualidade de vida e rotina do dia depende de uma perfeita acomodação, enquanto dormimos e é preciso aprofundar estudos, em um colchão de como podemos dar suporte à nossa estrutura, para não só aliviarmos as dores provenientes, mas sim melhorar a disposição e qualidade de vida da sociedade refletida por noites de sono bem dormidas.

A densidade inteligente é capaz de calcular o peso de cada pessoa e se adequar as curvas entre os diferentes pesos do corpo. E um colchão para todas as pessoas, que obrigatoriamente dormem em média de 8 horas por dia, que contribuirá de forma  relevante no futuro de todos.

A escolha correta de um colchão é muito mais importante do que achamos, não é uma simples compra e sim um investimento na saúde e uma responsabilidade que deve ser dividida entre quem dorme sobre o colchão e o profissional que aconselhará o produto certo, cuide onde irá comprar.

Não vamos deixar de andar de moto de jeito nenhum, não dá para dizer que vale apena a dor nas costas pelo prazer de sentar na moto, pois podemos falar que andamos de moto e sem dores, pois cuidamos da coluna na hora que podemos e cuidamos da nossa mente durante os momentos que estamos encima na nossa moto.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly