Por dentro do Sistema on-line da CBM

24 de setembro de 2010 - 12:47

O sistema on-line da CBM é uma ótima ferramenta de trabalho, tanto para a entidade maior do motociclismo brasileiro, como para pilotos e Federações. Este sistema foi implantado no inicio deste ano, mas ainda não é de total conhecimento dos pilotos. No intuito de ajudar os pilotos a usarem da melhor forma possível o sistema, estamos publicando agora uma explanação de como funciona o sistema on-line da CBM, sendo que quem dá as dicas é o ex-piloto de Motocross Lauro Hoffmann, do Espírito Santo.

“Como conheço bem o sistema, pois já que ele foi utilizado no Campeonato Capixaba de Motocross em 2009, vou passar agora um pouco da história e do funcionamento do novo sistema da CBM”, comentou Lauro ao enviar o material para o site Mundocross.. Boa leitura, e bom proveito do sistema on-line da CBM !!

Sistema capixaba
Inicialmente desenvolvido para ser usado na Federação Capixaba de Motociclismo – FECAM, a ideia era que o sistema pudesse atender ao Campeonato Capixaba de Motocross com um cadastro único de pilotos, onde os próprios pilotos pudessem incluir seus dados, sua foto, seu currículo e seus patrocinadores, possibilitando as inscrições on-line antecipadas para as corridas, sendo os resultados e a classificação usando os mesmos dados.

O Sistema foi implantado na FECAM em 2009 e funcionou muito bem, facilitando os trabalhos da organização de prova com as inscrições antecipadas, o que possibilita o planejamento de treinos e classificatórias, além de evitar aquelas filas imensas na secretaria de prova no dia da corrida. Bom para a organização e bom para os pilotos.

Da FECAM para a CBM
Foi então que o presidente da FECAM e vice-presidente da CBM, Renan Loubak, apresentou o sistema na CBM, que imediatamente mostrou interesse em implantá-lo. Porém, as mudanças no sistema, que até o momento atendia a apenas uma Federação, seriam gigantescas, pois o interesse da entidade era estendê-lo para uso em todas as 25 Federações filiadas a CBM.

Mesmo com pouco tempo para tantas mudanças, o sistema ficou pronto a tempo de ser implantado para a temporada 2010, e em janeiro deste ano os pilotos já podiam fazer seus cadastros, suas filiações e as primeiras inscrições de corridas que já estavam disponíveis. Mas não parou por aí. Com o inicio dos campeonatos brasileiros e estaduais foram surgindo novas necessidades e vários aprimoramentos foram (e ainda estão sendo) feitos para que o sistema adapte-se a realidade de todas as modalidades e categorias do motociclismo.

Veja algumas vantagens do sistema

  • Atende todas as modalidades.
  • Cadastro único de pilotos para CBM e todas as Federações.
  • Cadastro do piloto durante toda sua carreira possibilitando o acumulo de informações e estatísticas.
  • O próprio piloto cuida de suas informações pessoais sendo responsável por possíveis erros de digitação.
  • Oferece para todas as Federações as funcionalidades de criar e divulgar seus próprios rankings, gerenciar inscrições, corridas e campeonatos.
  • Inscrições on-line para CBM e todas as Federações com pagamento através de boleto bancário.
  • Filiação pela internet para os pilotos podendo escolher entre qualquer Federação do país, qualquer uma das modalidades e podendo receber a carteira de piloto em seu domicilio.
  • Controle único de pilotos filiados em todas as Federações, evitando informações desencontradas.
  • A classificação dos campeonatos é gerada automaticamente por resultados atrelados ao registro do piloto, economizando trabalho e evitando possíveis erros.
  • As filiações de cada ano são atreladas ao registro do piloto fazendo um histórico para futuras consultas a pilotos filiados em anos anteriores.

Uma vez que o piloto cria seu cadastro e faz sua filiação anual, seu número de registro/carteirinha na CBM será sempre o mesmo, e o sistema guardará todos os seus dados permanentemente, bastando apenas alguns cliques do mouse para renovar sua filiação anual ou inscrever-se em qualquer competição disponível no sistema. A partir daí o piloto precisa apenas manter atualizada sua foto, seus patrocinadores, a marca da motocicleta que utiliza e seu histórico, onde é possível incluir o endereço de seu site, blog, e-mail ou outros.

Novo site
Além do sistema, o site da CBM foi totalmente modificado para receber as informações do novo banco de dados de notícias, onde, além das notícias da CBM, as Federações podem enviar notícias para a aprovação do setor de imprensa da CBM, que dá suporte e autoriza a exibição da notícia. Estas notícias são mostradas no site da CBM, divulgando o esporte a nível regional.

Dicas para pilotos
Aproveite mais esta forma de divulgar seus patrocinadores. Inclua sua foto com o boné ou camisa de seus patrocinadores, atualize seus dados e seu currículo no sistema, e divulgue sua página.

A CBM está de parabéns
Realmente a implantação deste sistema é um grande passo para modernizar o gerenciamento da entidade e federações. O uso desta tecnologia facilita muito a vida de pilotos, federações e da própria CBM, além de promover o motociclismo com notícias atualizadas no site da entidade.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly