Refletindo sobre o Motocross das Nações 2010

28 de setembro de 2010 - 8:14

Neste último domingo rolou o Motocross das Nações 2010, e depois do evento finalizado, vem as questões que não querem calar. Uns perguntam porque os Estados Unidos é tão superior ao Motocross brasileiro. Outros consideram que o Team Brasil foi somente Jorge Balbi Jr., e outros não entende do porque nas corridas de sábado o Brasil ter se classificado  nas últimas posições este ano, com exceção de Balbi Jr.

E sobre este assunto, recebemos nesta segunda-feira aqui no Mundocross um e-mail do Luiz ‘Zizi’ Vicari, onde ele faz algumas ponderações sobre a participação do Brasil no Motocross das Nações 2010, e considerando que este texto não poderia ficar nas internas, estamos publicando ele aqui agora. Boa leitura e boa reflexão !!

Refletindo sobre o Motocross das Nações 2010

Gostaria de aqui deixar meu apoio a toda a Equipe Brasileira que participou do Motocross das Nações 2010. Sei que muitas pessoas vão dizer coisas absurdas sobre a nossa participação e principalmente sobre a nossa colocação, mas que diante dos problemas que a Equipe Brasileira teve durante a semana que antecedeu o evento, e por ter conseguido a vaga direta para a final, sem ter que passar pela repescagem, foi um grande feito,  e por si só, já é digno de aplausos.

Muitos comentários vão existir de que a equipe foi carregada pelo Jorge Balbi Jr., porém mesmo o Balbi sendo o principal nome do esporte no Brasil, ele mesmo sabe que uma equipe não é formada por uma só pessoa. Poderíamos ter levado uma equipe melhor ??? Talvez poderíamos sim, mas todo mundo sabe o porque não foi… por exemplo o Swian !!!

Vale ressaltar que o critério de escolha dos pilotos foi a maneira mais justa de convocação, atitude esta que já deveria ter sido tomada em 2008, quando na época pelo critério de melhor colocação nas categorias MX1 e MX2 no Brasileiro de Motocross, deveriam ter sido convocados os pilotos João Marronzinho e o Rodrigo Selhorst, ou seja, agora estamos no caminho certo.

Entendo que o povo brasileiro é movido pela paixão, e em qualquer esporte que participe querem ver quem o representa dando o seu melhor e ficando nas melhores posições. Sei que empenho, dedicação, vontade, e orgulho de representar nosso País não faltou aos nossos pilotos, sei que cada gota de suor deixada na pista de Thunder Valley por nossos pilotos estava um pouco do Brasil e a vontade de vencer.

Por isso não cobrem demais e não façam comentários sem fundamentos a quem representou ao Brasil, até porque eles não ganham pra tanto,e são trabalhadores como nós, e não seria justo cobrar demais nossos pilotos que não ganham nem 10% do que ganha um Ryan Dungey, Antonio Cairoli, Andrew Short, Ken Roczen, Marvin Musquin entre outros…

Nem comparado ao nosso futebol que foi uma vergonha na África do Sul !!! E nenhum dos nossos pilotos do Team Brasil no MX das Nações ganha nem 5% do que ganha um Júlio Cesar, Lúcio, Robinho, Kaká, etc… Pois o povo brasileiro gosta de criticar, e quase sempre é negativamente, tem solução pra tudo, menos pros seus próprios problemas. Quer um exemplo ?

A população gosta de ajudar financeiramente o Criança Esperança, e nem sabe pra onde e quando é usado o recurso, mas porque esta na mídia ajuda. Mas muitas vezes o vizinho ali do lado da sua casa, desempregado, gente boa, esta precisando de uma ajuda, pra comprar um gás de cozinha para fazer comida para os filhos, pagar uma conta de água que esta vencida e vai ser cortada, energia, etc… e não ajudamos !!! Não enxergamos isso, preferimos enxergar o que esta na moda e não o que é necessário. Queremos ser apoiadores das grandes causas, mas as pequenas, as simples, as que estão logo ali, deixamos passar desapercebidos.

Por isso apoiem os nosso pilotos, valorizem eles, pois eles deram o melhor por nós, e o mínimo que podemos fazer é aplaudirmos eles por representar o nosso País.

Um grande abraço.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Jonas disse:

Jabuti!
Estou muito grato pelas suas respostas e onde vc fala sobre as pessoas em quem confiou, naum sei quem sao, mas gostaria de saber o q lhe fizeram?
Sou Jonas de Melo, resido em Passo Fundo -RS, naum te conheço pessoalmente, pois naum participo dos campeonatos, mas acompanho pela net, e por onde mais eu conseguir(aqui q eu me refiro)…te admiro muito, pois eu leio muitas materias em q vc esta…serio mesmo.
Gostaria de dar uma ideia(sugestão), e naum q tenha q ser feito, mas sim pensado…Pq ao inves de dar 10mil em premios ou brindes q eh o caso, a federação naum tenta conseguir em R$ com os patrocinadores para pagar a TV e jornal para o povo ver e entender o q eh o motocross, a assim os futuros patrocinadores certamente irao aparacer em algum lugar, perguntem a aqualquer piloto se ele prefere brindes ou ate uma premiação mais baixa(q naum eh o caso…hehehe) do q aparacer na Zero Hora, RBS TV…eh la onde os patrocinadores vao aparacer…
Stock Car, Formula truck, Tenis, Golf, Futebol e varios outros esportes sao famosos pq aparecem na telinha, naum pq tem R$( se for o caso temos os Muller, Leo Lopes, Sebben, Galioto q tem muito dindin) e sim pq tem alguem q investe em divulgação e podem ver q naum tem nenhum profissional abandonando o esporte por falta de incentivo, mas no nosso motocross, podem ver q naum eh bem assim…

Espero algum dia Encontrar todos vcs para colocarmos ideias, pensamentos, sugestoes e criticas pessoalmente…desculpem-me de palavras q me expressei nos comentarios anteriores, mas eh q eu fico muito nervoso quando vejo q a coisa naum esta caminhando para o lado certo…
Desculpem tbm por ter usado este espaço q era pra se refletir sobre o nações, mas foi o q achei q ia ser o mais comentado…e acertei…
Abraço a todos

Jonas disse:

Olhem soh!!!

No site motox.com.br, na materia da 6ªetapa do brasileiro de MX do dia 25/09:

”A próxima etapa do campeonato ainda será definida. A CBM divulgou somente que a pista do Centro de Treinamento Pro Tork, em Siqueira Campos, PR, receberá a 8ª e última rodada da competição, programada para o dia 21 de novembro. O Pro Tork Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio Pro Tork e Rinaldi, com realização e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.”

Porem me surprendi hj(01/10) com nova materia no mesmo site do dia 30/09, confiram:

”A última etapa da Superliga Brasil de Motocross tem nova data. A competição, que será realizada em Poços de Caldas (MG), estava inicialmente programada para os dias 13 e 14 de novembro, mas foi transferida para o fim de semana seguinte (20 e 21/11)”.

Sabem o q vai acontecer? A CBM naum tem comando nenhum nesse esporte, certamente nessa data vai haver a LIGA e a CBM vi ter q achar outra data para realizar a final do Brasileiro de MX…

ISTO É UMA VERGONHA…

Luiz Fujii disse:

Twitter: Fujii
Esquece Jonas esse ano já foi perdido,foi uma piiiiii atras da outra r.s. agora é esperar e torcer muito para que ano seja diferente!

Álvaro PIU disse:

Olha Jonas, nessa eu te dou razão completamente.
Mas vamos pensar então no que provavelmente vai acontecer.
Acredito que a Honda e seus asseclas, vão convidar (ou seja “””pagar”””), pra uma grande quantidade de pilotos andar na prova deles, pra que seja um sucesso. Do outro lado, a CBM que é quem faz o campeonato oficial, e que não tem dinheiro pra esse tipo de “convite” vai fazer o que? E os pilotos que tanto estão reclamando, vão andar no brasileiro ou vão atrás da esmola da Honda??
Veja bem, não estou defendendo a CBM, também acho que ali tem muita coisa errada. Mas é hora de quem tem interese realmente no crescimento desse esporte tomar seu partido.

Valeu piá pançudo.

Jonas disse:

Eu voto no Claudio da Mata!!!!
Ele tem toda razao…precizamos de pessoas novas, com ideias novas…
Nao soh o Yasudo mas tem muita gnt dentro da CBM, Liga, Federações, etc q naum são dignos do q fazem, estamos decaindo cada vez mais…
Coisa q me da raiva, eh chegar numa sexta feira e abrir a pagina da Zero Hora ou Correio do povo (sou do RS) e procurar nos eventos do final de semana e nada de motocross, agora, qualquer outro esporte esta la a data e materia…TV? menos ainda, nem do nações nao passou nada a nao ser na ESPN…TA NA HORA DA CBM, FEDERAÇÕES CONTRATAREM ALGUEM FORMADO EM MARKETING…pois eh com midia q os patrocinadores aparecerão (quem eh visto eh lembrado)…
Que nem diz o Da Mata: LucR$o, LucR$o, LucR$o…

Peço ao Sr Paulo Della Flora ‘Jabuti’, o q esta acontecendo com o nosso Gaucho de Motocross? esta um fiasco, divulgação? o melhor campeonato do ano passado, com 8 etapas, hj nao sei se vai da 5…o custo de 25mil a uns dias atras e hj 30mil para fazer uma prova…pilotos deixando de participar…pedir ajuda naum eh feio heim!!!!

Em nivel nacional acho q uma cpi iria fazer bem a nós amantes do motociclismo…

Álvaro PIU disse:

Meu amigo, o assunto aqui é outro.
Não conheço você, mas o Jabuti eu conheço desde 1980.
É um cara batalhador pra caralho que faz da paixão pelo cross a sua vida.
Duvido que você tenha peito de encarar uma roubada dessas.
Mas ao invés de vir aqui no site e falar piiiiiiii pra fazer média com os outros, coloque-se a disposição dele pra ajudar, garanto que ele ficará muito grato e todos ganharemos com isso.
Um abração pra ti guri.

Jonas disse:

Naum estou acusando ninguem…APENAS ESTOU PEDINDO O Q ESTA ACONTECENDO…ou estou errado de alguma coisa?
Se estou pode dizer!!!!
Ex esta na proxima etapa q seria em Casca…ou estou errado d novo???? (Leia a materia de hj neste site). Pense na logica d quantos finais de semana teremos ate o final do ano? Tira 1 das eleições. Mais 1 do final do ano, mais ? do Centro serra, mais ? da copa norte, mais ? do gaucho de Veloterra, sobraram quantos pro Gaucho de Motocross????? Vai faltar final de semana p tanta prova…agora pode ter certeza q as prova do Andre Fiel vai ter e na data marcada, pois certamente ele eh interessado…Ou estou errado de novo???????

O Jabuti eu conheço faz tempo tbm e eu o admiro muito… o q vc falou dele eu ass em baixo, mas eu naum quero peitalo pois naum foi meu objetivo dessa critica q coloquei antes aqui, mas sim de fazer perguntas para tirar minhas duvidas e de outros tbm…E SE VC SOUBER DAS RESPOSTAS, RESPONDA EM NOME DELE.
No q mencionei ajuda, acho q vc naum entendeu bem…
E pelo jeito, sua idade se refere ao comentario do nosso amigo Adrian ae de cima… piiiiiii falou vc q esta querendo esconder a verdade, ta ganhando o q com isso?

Este espaço ate onde sei eh pra colocar as ideias, duvidas, sugestões, criticas, perguntas, etc… eh por isso q escrevi e leio tudo o q escrevem aqui e repeito todos tbm…ALIAS, TODAS CRITICAS SAO CONSTRUTIVAS…

Abraço pra ti tbm pia…ou velho!!!!

Jonas, O Piu tem mais de 40 anos e conhece muito motocross, fico muito feliz e,em vê-lo tentando me defender, sendo que não é nescessário.
Jonas o ano passado também teve 7 etapas no Gaúcho,
Realmente tivemos problemas muito sério este ano, Eu sou o culpado por confiar em pessoas que me deixaram mal.
Quanto ao regional do André, não só o dele mas todos os nossos regionais estão acontecendo a todo vapor.
Poço e quero dar mais explicações a vc, mas gostaria que se identificasse.
Mesmo assim o nosso campeonato continua sendo um dos melhores estaduais do Brasil. Só na etapa de Terra de Areia,foram mais de 10 mil reais em prêmios especiais para os pilotos, em uma parceria direta com os nossos patrocinadores.

Luiz disse:

Opa,opa!!!!! eu realizei uma etapa do Gaùcho este ano e custo 21 mil.
O amigo podia dar uma pesquisada antes de escrever este tipo de coisa.
O presidente da FGM esta trabalhando certo, apenas estamos tendo um ano muito complicado, Mas quem sabe vc corre em outro estado, e da uma olhada como que esta o nosso Gaúcho de Motocross.
O andré trabalhou com nós na etapa e mostrou ser muito competente, mas isto não faz dele o idolo que vc diz, pois um regional custa 25% do custo de um estadual, ai fica fácil manter o calendário.
Este espaço estava sendo para refletir sobre o nações certo, Jonas. Quem sabe vc faz o que o Alvaro sugerio e da uma força ai realizando uma etapa do estadual de motocross na sua cidade.

Twitter: claudiodamata38
Fora o Yasuda !!! ele é o Câncer do nosso esporte !!! e fora estes dirigentes que fazem provas de 10 minutos só visando o lado financeiro, inscrições caras e provas curtas para terem o maior número de provas num mesmo dia ….. só visam lucro, lucro, lucro !!!! Enquanto as provas forem de 10 minutos e inscrições a 50,00 reais ou mais EU NÃO PARTICIPO DAS PROVAS !!!! Prefiro treinar o dia inteiro !!!! O meu dinheiro eu não panho em árvores !!! Quando comecei a correr em 1983 as provas eram no mínimo 20 minutos para estreantes. Os profissionais eram 30 minutos mais duas voltas. Sabe por que a gente vai levar pau direto dos gringos, porque lá as provas são 30 min mais 2 voltas em pista de 1.800 metros em média em duas baterias !!! isto leva o piloto a ter preparo, velocidade para enfrentar duas provas!
Vamos parar com este comércio do nosso esporte, vamos colocar dirigentes que realmente amam o esporte!
Vamos fazer pistas dignas, pistas que exijam dos pilotos melhoras de técnicas, velocidade e consistência, assim poderemos um dia cobrar de nossos pilotos em provas lá fora, enquanto estiver nesta situação, onde a Honda acha que manda no esporte, teremos esta triste infelicidade de sermos lanterninhas em provas de grande prestígio.

Parabéns ao Balbi, Pipo e Cidade, eles fizeram seus melhores papéis dentro de cada possibilidade individual.

Parabéns a Pro Tork e Rinaldi que fizeram bem diferente que a Honda. Parabéns a cobertura, principalmente a Daniela que saiu-se uma excelente repórter especializada.

Paulinho disse:

Ótimo texto.. falou tudo..
agora resta saber se no ano que vem a Honda vai parar com essa bobagem de proibir os pilotos de participarem do campeonato patrocinado pela Pro Tork e organizado pela CBM.

o texto eh muito bom, porem onde comapra salario dos pilotos, deveriar citar estrutura e nao salario…
essa briga e divisao do campeonato, nao eh bom pra ninguem, mas se a cbm tivesse feito um bom trabalho, com transparencia, sera q a honda teria saido?
em contrapartida, gostei quando a cbm chamou o swian para correr em canelinha, valorizando o atleta, independente de marca ou campeonato.

Parabens ao time brasileiro, q se mostrou unido e nao baixou a cabeça em momento algum.

Concordo plenamente.
Acho que enquanto os interesses pessoais de alguns forem maiores que o interesse em colocar o Brasil em uma posição melhor no MXdN não tem como fazer melhor do que eles fizeram…
Dou os parabéns a todos que batalharam e patrocinaram para que tivessemos uma equipe no Nações este ano, Pro Tork, Rinaldi, CBM e pilotos, são pessoas assim que queremos no Team Brasil!
O criterio de escolha foi justo; os pilotos foram escolhidos pelo ranking do BR de MX como prometido pela CBM, premiando os que se destacaram no campeonato.
Quem quiser e tiver capacidade de representar o Brasil pode mostrar isso participando e vencendo o campeonato.
A CBM tentou colocar o Swian na equipe, seguindo o desejo de 9 entre 10 torcedores, pois o cara realmente merecia a vaga, mas…
E seja quem for no time, o Balbi é o Balbi, ele ainda é o melhor brasileiro neste tipo de competição, a vaga dele em 2011 ja ta garantida, pelo menos pra mim.
Abraços e parabéns ao Jorge Soares pelo sucesso do site Mundocross.

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Valeuuuuuu Lauro !!

Prá quem não sabe, o Lauro é um dos pilotos que fizeram o Motocross acontecer no Brasil, e Lauro, vc é que merece os meus parabéns por isto….. p q se naum fosse por pessoas como vc eu naum teria me apaixonado pelo Motocross. Valewwwwww

1 abração

Jorge

Ps. E aí, já recebeu o Kit de Adesivos da Dash ?

Oh Jorge, desculpa aí!!!
Recebi seu e-mail perguntando do adesivo da Dash, recebi sim, valeu!

moacir fausto disse:

eu so tenho pena dos pilotos da honda que estáo na máo do japá

Adriano Gil disse:

Algumas pessoas comentaram a respeito das pistas, e é isso mesmo.
Eu acredito no potencial dos pilotos brasileiros.
A partir do momento que as pistas do Brasil tiverem o mesmo nivel técnico e nível de preparação de terreno da Europa e EUA, e as competições nacionais contarem com duplas baterias, mais longas por categoria, à longo prazo surgirão pilotos como o Balbi, capazes de brigar lá na frente com os gringos.
Isso não está longe de acontecer.
A fórmula já existe, é só por em prática.
O Brasil precisa disso pra evoluir
E possivelmente, se um grande projeto de “mundialização” do MX brasileiro for lançado, terá um monte de empresas interessadas em investir no esporte.

yamamura disse:

Rapaz tem muitos pilotos se dedicando muito, des das categorias de base!
falta mesmo um profissonalismo no esporte !
Não pode ter 65cc e mx 3 em um campeonato nacional, no maximo uma jr, seria 10 etapas no minimo com duas baterias, pistas mais seletivas e tecnica, com certeza iamos melhorar e muito o esporte.
Não tem segredo , apenas temos que copiar o que fazem la fora, e aqui no brasil vamos na contra mão do que fazem la fora!
vamos mudar quando é tempo !!!

Luiz Fujii disse:

Twitter: Fujii
O Brasil,(CBM)Precisa Arrumar A Casa Primeiro!!!!!!!!!!! Eu Já Deixei um comentário aqui e em outro site a respeito de mudar o método de escolha de pilotos pro Nações,não quem esteja liderando o campeonato mas sim quem for o mais rápido na temporada,e porque isso?!Por exemplo nos USA o compeonato tem 12 etapas e as categorias são divididas, 2 baterias de MX1 e 2 de MX2 e cada piloto tem de escolher uma categoria ,ou seja 24 baterias por categoria na temporada e o piloto pra ser campeão tem de ser rápido e constante todas as provas ,mesmo tendo problemas em 1 ou 2 etapas ele ainda pode se recuperar ,sendo campeão nada mais justo que ser escolhido no time!uma escolha fácil sem injustiça!!E no Brasil?!haha….8provas uma bateria de cada categoria por etapa,pouco não!?e pra piorar a CBM anunciou os pilotos apos a QUINTA ETAPA,os escolhidos eram realmente os mais rápidos ?se nas 5 baterias disputadas ate aquela data algum piloto tivesse tido algum problema mecanico ou fisico por esse metodo de escolha e pela quantidade de provas ,não teria mais chance de se recuperar mesmo sendo mais rápido,injusto né.
Acho que ja tá na hora de a CBM mudar pra 2baterias de cada categoria por etapa, como é em todo o mundo(será que só o Brasil tá certo?) e assim o piloto tendo de escolher só uma categoria iria diminuir seus custos e com certeza tb melhoraria sua pilotagem,e o campeão seria aquele que foi bem após 16 baterias ,mais correto e menos sujeito a erros concordam?!Bom o resto é sonho ,tipo pelo menos 10 etapas por ano 20 baterias por categoria,todas as pistas com nivel de mundial,Honda ,Yamaha, Suzuki ,KTM,Kawazaki,todas correndo juntas com seus melhores pilotos melhores premios aos pilotos etc,etc,etc………

Rodrigo #41 disse:

Concordo plenamente com o texto, pois a briga entre as entidades yasuda x cbm,os unicos prejudicados foram os amantes do esporte, esse ano tinha tudo para ser o maior e melhor campeonato Brasileiro, más infelizmente estamos no Brasil, as coisas aqui só funciona por interesse proprio e não para o bem do esporte.
Parabens a Pro tork e a Rinaldo, que deu um tapa de luva na cara do yasuda, por achar q só a honda tinha condição de patrocinar o Brasileiro.

Adrian disse:

Parabens a todos!!!

Sugestão: Colocar limite na idade de pessoas (como o Yasuda) q trabalham nesse esporte para nao tornar tudo em DITADURA, pois eh o q esta acontecendo (eu mando e vcs obedecem)

Pergunta: Alguem pode me dizer qual o numero de vendas de motocicletas (de MX , importada, Fs e nao CG, YBR)neste ano, fazendo comparação ao ano 09?

Eu teria muitas coisas para escrever, mas eu fico muito irritado com isso e sei q naum vai mudar tao cedo, ha muits mudanças para se fazer, e naum vai ser do dia para a noite q vao resolver. Empresas, TV, jornais, e muitos outros naum querem saber desse esporte, temos q cair na real, eu demorei…. mas sabendo dessas pessoas q comandam o nosso esporte, vai continuar assim, ate deixarem de viver.
Escrevi quase sem pensar, mas eh isso q eu penso…

MUDANÇAS EM GERAL JA…

xânto disse:

Foi bem e não há dúvidas…há de se ter conciencia que é uma disputa única e naquele momento foi feito o melhor…..vale o destacar o Balbi, sem dúvida, mas desmerecer um ou outro seria injusto demais. Que proveito tiro disto? A certeza de que a CBM/RINALDI/PRO TORK, fizeram a coisa certa, e levaram os melhores disponíveis no campeonato federado. É visivel que não falta garra ao “pipo ou o cidade”, e sim, oportunidade de estar entre os melhores, com equipamentos melhores, com pistas melhores em grau de dificuldade, com concorrentes em melhores condiçoes de brigar, para elevar o nível nacional…..Devemos olhar em médio e longo prazo, valorizando sim os atuais, mas olhar para um Enzo Lopes, para um Kioman, estes sim, nosso futuro……ainda acredito que podemos mais com a CBM e os seus colaboradores e vamos melhorar…..de nada adianta somente lamentar. Precisamos de atitude! Quer ajudar? Compre uma KAWA, uma SUZI, ou ainda uma KTM. Os atuais velhos e cansados, deixe como histórias para os netos…….

roberto cordeiro disse:

parabens pelo texto , sou amante do mtocross ,mas na minha opiniao os pilotos que foram nos representar nao sao os melhores a nao ser o jorge balbi , eu particular mente sou fa e amigo do wellington garcia , mas todos sabem que os melhores pilotos hoje do brasil sao … balbi , swuian , e o leandro . mas vamos aos fatos nem os que foram nem os que nao foram tem culpa , parabens aos que foram nos representar , mas quem tem que ter vergonha na cara e parar com as picuinhas sao todos que querem comandar o motocross no brasil tanto do lado da cbm , honda , pirelli , super liga , rinaldi , pro tork e etc , o que eles tem que fazer e juntar forças pra que o motocross e os pilotos nao paguem pelas brigas deles , tomem vergonha e pensem no motocross , façam um campeonato ano que vem aberto todos juntos e que cada um provem que por ex que os peneus pirelli e melhor que os rinaldi ou viçe versa , que a pro tork e melhor que a honda , que a cbm e melhor que a super liga , enfim façam as disputas sadias e que no final do ano va os melhores colocados pro naçoes que isso e justo.
eu espero que tenha mudanças no proximo ano , pois sou amante deste esporte mas ja estou de saco cheio destas proibiçoes e mordaça que estao colocando nos nossos pilotos e amantes , isso so traz prejuiso todo mundo ta vendo , e sempre sao os pilotos que sao prejudicados e ainda ganham uma misseria de premiaçao sendo eles os principais artistas , manda a honda a cbm , o romanholli e a pro tork fazer campeonato sem pilotos pra ver no que da .
pode ter certeza que se abrir um outro campeonato ou uma outra liga que valorize os pilotos e equipes com uma boa premiçao , vao todo mundo pra la , e nao me venha dizer que que sem eles nao tem campeonato pois eles sao menoria e os pilotos cantratados sao poucos , e logico que os pilotos top fazem parte e e importante mas quem faz o espetaculo sao os pilotos que as vezes vao pra corridas e pegam dinheiro emprestado pra pagar a inscriçao , que e um absurdo o preço , que fazem vaquinha com os amigos pra poder ir , que fazem comida na pista porque nao tem grana pra pagar restaurante , que dormem em quatro cinco em um furgao pois o hotel e caro .
poxa vida vamos valorizar esse povo , nao vamos deixar o motocross acabar por brigas e vaidades pessoais , so sei de uma coisa o motocross e mais importante que essas picuinhas pessoais .
meu amigo jorge soares , se voçe quizer pode pubilicar esse comentario na integra , que tenho certeza que muitas pessoas vao concordar comigo e mais uma vez pesso aos bam bam bam , tomem vergonha na cara e pensem no motocross e nao so em vcs e suas empresas.

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Olá Tito !!

Muito bom o seu texto também…… e com ele aqui nos comentários o pessoal já pôde ter ciência do conteúdo dele e poderá tirar suas conclusões.

Um abração aí Tito

Jorge

EDIOGENES OU DI #902 disse:

FALOU E DISSE TD QUE VAI A PIIIIIII QUEM FALA SEM SABER

cidão disse:

acho q nos q somos fans desse esporte sabemos q enquanto não pararem essa briginha q (VOA) porai,e profissionalizarmos o esporte o brasil será sempre um mero participante do naçoes……….CBM esta na hora de faser dois campeonatos distintos um profissional televisionado,e um de asseço!!!!so assim um dia nos brasileiros poderiamos esperar um time brasileiro forte capaz de competir com os grandes da europa,pq do USA so nos sonhos ganhariamos deles…..kkkkkkkkkkkk parabens ai a esses gerreiros q participarão do naçoes 2010,vcs ai derão a prova de o brasil ainda esta entre os 20melhores do mundo isso da orgulho a nois brasileiro,com um esporte tão pouco visado como mx no brasil isso deicha claro q realmente somos brasileiros e q não desistimos nunca…………

Caio disse:

Parabéns aos piltoso que representaram nosso país, tenho certeza que eles deram seu melhor.
Mais minha revolta que com Sr. Wilson Yasuda de não liberar seus pilotos para o Brasileiro de motocross e tbm pro nações! Poderiamos ter uma apresentação melhor no campeonato, e o Swian realizando um sonho(Isso e um sonho de qualquer piloto) com muita velocidade pra cima dos gringos.

Guilherme disse:

Jorge, o Luis falou tudo e mais um pouco, mas fiquei sabendo que não tem crédito nenhum pra falar nada, saiu fugido de Sorriso – MT, devendo pra todo mundo, vamos cuidar mais os e-mail que recebemos…mas oque ele falou tudo falou sim.

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Olá Guilherme !!

Quanto a este ponto que vc colocou, eu sinceramente não sei se tem fundamento ou não sobre esta questão do Luiz em Sorriso, mas Guilherme, como vc mesmo mencionou, o Zizi tem razão nas suas colocações e colocou de uma forma clara e objetiva.

E quando foi recebido o texto foi pensado exclusivamente no quão interessante era o tema e aí acabamos publicando.

1 abraço aí Guilherme

Jorge

Ronaldo disse:

Concordo com o texto…Porem fala serio o que o Balbi fez sim merece destaque.E pra ficar mais bonito ainda depois de fazer um sexto na classificatoria o cara muito humilde agradeceu a Deus e aos companheiros de equipe! Realmente incrivel!
Balbi,Balbi,Balbi o cara!

Marcos disse:

Falou quase td msm! Realmente se tivessem 2 campeonatos, mas sem essas brigas, com pilotos de ambos patrocinadores participando dos dois o negocio iria evoluir muito mais rapido!
Ta no caminho… esse ano ja tem algo de motocross brasileiro na TV.
Bom, mas a principal coisa que tem q ser modificada nao foi falada. As pistas brasileiras estao completamente fora do padrao internacional!
Qualquer piloto de fim de semana que anda de moto soh por hobby eh capaz de limpar inteiramente a grande maioria das pistas da Superliga e do Brasileiro de Motocross… Se a gente nao mudar isso, pode ter 10 campeonatos, 500 pilotos treinando 24 horas por dia, investimento no nivel de futebol, televisao em cima que todo ano os brasileiros vao la pra ficar dependendo do Balbi pra se classifcar pra final!
Bom, tai o que eu penso… de qualquer maneira quero parabenizar a todos os pilotos brasileiros e aos integrantes da equipe! Fizeram o maximo que estavam a seu alcance! Parabens!
E parabens pela carta tambem!
Um abraco a todos!

Pablo disse:

Falou tudo!!!!!
parabens por todos…….
abração

Gilmar disse:

Muitos falam muito! e poucos fazem quase nada!
Eu me pergunto cade a equipe da Suzuki aqui no Brasil??
Cade a equipe Yamaha de fabrica?
Apenas a Honda e a protork investem em equipe e pilotos?
Poriso temos que fazer p/ 2011, um campeonato unico e grandioso,a nivel nacional.
Parabéns a carta e aos pilotos do team, quem sabe em pró do esporte , deixamos as diferença de lado, e nademos para esma direção, ou seja fazer o melhor para o motocross nacional.

Lucas disse:

Igual uma reportagem que teve, a Vaidade do esporte esta muito na cara.
Porra, quem pratica esse esporte são só pessoas que tem GRANA…
Por ser um “HOBBIE” muito caro… Concerto, manutenção, viagem, gasto e etc…
Devemos UNIR Superliga com o campeonato patrocinado pela Protork
Ai sim, conseguiriamos montar uma grande festa e uma grande equipe para os Nações.
Não e desmerecendo o time BRasileiro, SHOW DE BOLA, teve problemas mais uma grande equipe que deu sua volta por cima, Mulecada que ainda vai crescer muito…
Quem me dera se o Sr. Yasuda estivesse lendo isso, moro em GOIAS e a federação daqui tbm não e mt boa, e o ESPORTE “MOTOCROSS” esta virando piada…
Welington Garcia, Leando Silva, Swiam, Balbi, Pipo entre outros…
posicionado no gate, seria uma GRANDE FESTA…
Aqui fica meus apelos, para uma melhoria!

dentao disse:

parabens a protork, rinaldi e aos pilotos e equipe, pois os pilotos mostraram muita garra e honraram a bandeira brasileira e acima de tudo. nos brasileiros precisamos valorizar + nossos idolos do esporte, só assim o esporte irá crescer. parabens a protork que esta investindo no esporte e tenho fé que em breve estará colhendo grandes frutos pela ação, ao contrario da honda que só pensa em sim mesmo e por causa disso tenho certeza que sairá perdendo e oque é deles estão guardado.

brito tres rios disse:

Bom em primeiro lugar so de estar la ja e uma grande vitoria. Parabéns para vcs que tiveram esta empreitada tão grande de defender o nosso pais.

Anderson disse:

é issso aiii Parabéns para o Team Brasil…
e o texto ai em cima diz tudoo…
como vi num comnetario a cima temos que acabar com a super briga.

nilson disse:

em primeiro lugar quero agradeser aõ mundocross pela oportunidade, de podermos comentar, os nossos sentimentose visaõ sobre o esporte e dizer que fomos bem representados.tanto pelos pilotos e tambem pela organizaçaõ e patrosinadores parabéns.

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Olá Nilson !!

Opaaa…… valeu pelo apoio ao Mundocross e como respondi ali em cima para a Fernanda, este espaço foi criado para isto mesmo, para debatermos o esporte q adoramos.

Usem a vontade e usem o bom censo para que este espaço sirva para podermos ajudar na evolução do motociclismo off road brasileiro

Um abraço aí Nilson,

Jorge

Marcelo disse:

Eu concordo plenamente com qse tdo kkkkk parabéns ao Balbi ao Pipo ao Cidade, Ratinho, Thalles são super heróis esses caras! um time!

Pipo Castro andow d+ meu acelerar uma 250 no meio de tantos feras! agora sim ele vai ver o quanto dv melhorar e com certeza tem mais motivação para melhorar.

Antes qual o piloto brasileiro que tinha motivação além da Esquadra vermelha?

Agora cade os esquadra vermelha? pergunta ae para o Leandro para o Wellinton se tem grande motivações para treinar já sabendo que não vão ser chamados para o Nações.

Pior ainda para o Marronzinho esse daew dv estar mais desanimado ainda.

Sr. Wilson Yasuda concordo plenamente em criar uma Liga de Motocross Profissional mas que ajudem aos pilotos pequenos pq somos nós que enchemos o gate (lembre-se disso, somos os palhaços do espetáculo) pois quem está em nivel profissional dá para contar nos dedos em cada categoria

Sr. Wilson Yasuda proibir o Swian foi o maior erro da vida do senhor no esporte (O sr. tirou a chance do cara que estava no topo!) Acredito que se está cansado passe o caneco para alguém mais jovem com mais vontade e que tenha uma visão boa do que é o NOSSO ESPORTE que possa administrar a entidade esportiva da HONDA.

Mais uma vez deixo o parabéns aos pilotos brasukas que mandaram super bem =)

Grande Zizi, é isto ai , o nosso povo esta mal acostumado, ex a F1 onde tivemos muitos vitórias e hj, Barrichelo e Massa (grandes talentos) são obrigados a ouvir muitas bobagens sobre suas atuações. Pessoas como vc que sabe como funciona a competição , parabeniza os nossos pilotos por saber o quanto eles foram guerreiros e vencedores.
Poderiamos ter um resultado melhor, talvez sim talvez não, quantas vezes que não chegamos nem perto disto.
Valeu Zizi,
Abraço

TimmBalla# disse:

Twitter: timmballa
Concordo em nro, genero e grau, mas além de apoiarmos e aplaudirmos a quem dá o seu suor pela patria verde amarela , temos que ´urgentemente´ acabar com a ´SuperBriga´ que está enfraquencendo de sobremaneira o nosso amando esporte !!!

CASSIO FERNANDO MARINI disse:

ÓTIMO TEXTO….PARABÉNS LUIZ…… QUE SIRVA DE LIÇÃO P/ AS PESSOAS QUE SÓ SABEM CRITICAR…..PARABÉNS AOS NOSSOS GRANDES PILOTOS QUE REPRESENTARAM O BRASIL NO MX DAS NAÇÕES…….

André disse:

Parabens pelo texto. É isso ai mesmo, os pilotos estão de parabens.
Vlw

LUCIANO POEYS disse:

O TEXTO ACIMA DIZ TUDO. PARABÉNS AOS PILOTOS E TODOS ENVOLVIDOS NO TEAM BRASIL 2010.

newton junior disse:

Otimo o texto, parabens mesmo. Concordo com tudo que o Luiz escreveu. E parabens a Equipe Brasileira.

Carlos disse:

Gostei muito desta carta , tem varias empresas que só querem resultado de imediato, e muitas pessoas não sabe o quanto é dificil financeiramente,psicologicamente formar um piloto, e só criticam, varias empresas só pesam no lucro proprio e não valorizam os pilotos que os palhaços do espetaculo, do que les ganham fizeram muito!!! ta no hora das empresa e pessoas valorizar ais os nossos pilotos, se não vai passar mais anos e o resultado é este…… não por culpa dos pilotos , e siom pela falata de iniciativa, de investimentos etc…… o rapaz da carta e o team brasil esta de parabéns.

Fernanda disse:

Gostaria de parabenizar o mundocross pela publicação do texto e ao Luiz pela inteligencia com que escreveu o texto.
Realmente as pessoas preferem criticar,mas poucos observam as pedras no caminho.
Parabens ao time brasileiro.

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Olá Fernanda !!

Brigadaum pelas palavras de apoio ao Mundocross e reforço aqui que o site está a disposição para que os fãs e os amantes do esporte Off-Road possam expressar o que sentem em relação ao esporte que adora.

1 abraço,

Jorge

Luiz Henrique disse:

Twitter: AiqueBR
Ótimo texto. Serve de reflexão aos corneteiros e criticam mas não fazem nada. É aquela história: De fora tudo parace muito fácil. Eu quero ver é cair pra dentro!

Parabens a equipe Brasileira que se esforçou e que conseguiu passar para a final sem a necesidade de repescagem. Ano que vem tem mais e não resta dúvida que o time será reforçado.

Abraços.

weliton disse:

parabéns a equipe brasileira, que andou muito bem , para quem nunca tinha corrido nos Estados Unidos fora o Balbi foram muito bem ,só quem anda que sabe ,a gente pega uma corrida estadual já da um frio na barriga na hora que o gate cai imagina nos EUA onde o motocross é o mais forte ,

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly