Chuva marcou o Rondoniense de VX em Alta Floresta

Por Chico Limeira | Fotos por Divulgação | 18 de novembro de 2010 - 14:17

Em uma pista de traçado bastante rápido, a nona etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2010, ocorrida no último domingo, 14 de novembro, na pista do Seu Adão, na cidade de Alta Floresta do Oeste, foi marcada por muita lama devido as fortes chuvas que caíram na região, proporcionando mais emoção, adrenalina e algumas quedas, que tornaram a prova ainda mais competitiva.

Nas disputas das categorias 100, 150 e 230 respectivamente, os pilotos Ozias Vieira # 5, Hérico Flores # 706, de Alta Floresta e Cândido Chagas # 93, de Rolim de Moura foram os vencedores da prova, diminuindo a diferença para os primeiros colocados, Flávio Pereira, Zé Pereira # 38 e João Roberto # 39. Victor Carlos # 4 e Osmar Canale # 68 foram os outros vencedores do fim de semana.

Logo no sábado á tarde, as atividades foram com realização dos treinos livres, ainda com a pista seca. No domingo pela manhã, após a pista gradeada, os treinos foram mais puxados, porém com as chuvas que caíram no início da tarde, a prova aconteceu com a pista totalmente lameada, o que dificultou ainda mais a vida dos pilotos, que promoveram um verdadeiro festival de tombos. O público que compareceu em grande número ao evento, teve a oportunidade de ver uma corrida bastante acirrada, com grandes pegas a cada bateria disputada.

Canale passeia absoluto na categoria Sênior
Na disputa da categoria Sênior, a prova foi marcada mais uma vitória tranquila o piloto Osmar Canale, líder absoluto da categoria, que mesmo tendo ficado fora de uma prova, mantém-se á frente na corrida pelo título de campeão da temporada. Itamar Tadeu # 77, de Cacoal largou na ponta, mas Canale passou á frente logo nas primeiras voltas, para continuar a ponta até a bandeirada final. Itamar chegou em segundo, com Renato # 961, de Espigão do Oeste em terceiro lugar e Ariston de Paula # 47, de Vilhena, na quarta colocação e Pastor Jefferson Lins # 7, de Espigão do Oeste, completando o pódio.

Canale venceu mais uma e segue ainda mais líder no campeonato

Canale venceu mais uma e segue ainda mais líder no campeonato

Líder Flavim cai e Ozias volta a vencer na 100
A categoria 100cc foi marcada por duas baterias bastante disputadas, onde o líder da temporada Flávio Pereira # 18, de Santa Luzia, teve um dia difícil e pela primeira vez no ano, ficando de fora do pódio. Já na primeira bateria, o líder Flávio Pereira e o vice líder Josemar Dias # 44, se embolaram na largada, caindo e ficando com as últimas posições, tendo de fazer uma corrida de recuperação. Josemar ainda conseguiu chegar entre os três primeiros, já Flavim chegou duas posições atrás. Marcelo Araújo # 80, de Cacoal, largou bem a liderou de ponta a ponta. Na segundo e última bateria, com muita lama na pista, Ozias foi o mais rápido, com Marcelo e Josemar brigando pela segunda posição. Mais uma vez o líder Fravim não foi bem e acabou abandonando a prova com problemas mecânicos.

Categoria 100 teve enrosco na largada em Alta Floresta

Categoria 100 teve enrosco na largada em Alta Floresta

Vitim fica bem próximo do título na Força Livre
Contando na pista como maior número de motos na pista, a categoria Força Livre foi maçada por duas baterias bastante emocionantes, com Victor Carlos # 4, da cidade de Cacoal vencendo a primeira bateria e #99 Valdinei Correia (F1 Terraplanagem, Posto Pit Stop e Decar Auto Peças) de Pimenta Bueno vencendo a segunda. Na Primeira bateria, Osmar Canales larga bem e ignorando a lama, mantém um ritmo bastante forte, com Vitim na segunda posição, deixando um disputa embolada pelas demais posições. Após metade da prova andando na frente, Canale perde a ponta para o líder Vitim, que mostrou habilidade na pista lisa. Já na última volta, Osmar Canale que segurava a segunda posição, parou na curva, perdendo várias posições. Na segunda bateria, Valdinei Correia # 99, de Pimenta Bueno, largou na frente juntamente com Vitim em segundo, mas Valdinei imprimiu um ritmo forte e conseguiu se manter na ponta até a bandeirada final, vencendo a sua primeira bateria na temporada 2010.

Lama foi mais um obstáculo na nona etapa do Velocross

Lama foi mais um obstáculo na nona etapa do Velocross

Na 150 Hérico venceu e diminuiu vantagem de Zé Pereira
Entre os pilotos que disputam a categoria 150cc, a prova de Alta Floresta do Oeste marcou mais um duelo á parte entre os pilotos Zé Pereira # 38, de Santa e Hérico Flores # 706, de Alta Floresta, líder e vice líder respectivamente. Correndo em casa e com o apoio do público local, Hérico mostrou que está vivo na briga pelo título e venceu com folga as duas baterias, com Zé Pereira chegando em segundo, mas sem conseguir ameaçar.  Na primeira bateria, Hérico largou na frente e andando num ritmo intenso, venceu com folga par o segundo colocado. Zé Pereira não fez uma boa largada, mas conseguiu recuperar posições, brigando ainda entre os três primeiros. Na segunda bateria, novamente Hérico Flores foi absoluto, mas desta feita com Zé Pereira na segunda posição, administrando a boa vantagem no campeonato. Restando ainda três etapas para o final, a briga pelo título entre os dois continua forte.

Hérico venceu na categoria 150 e segue na briga pelo título

Hérico venceu na categoria 150 e segue na briga pelo título

Irmãos Chagas garantiram mais uma dobradinha
Fechando a prova, a categoria 230cc, com os pilotos mais experientes, foi também bastante acirrada, onde Cândido Chagas # 93, campeão da categoria na última temporada, mostrou estar em grande força e não deu chances aos demais concorrentes, vencendo de ponta a ponta as duas baterias, com o líder João Roberto # 39 chegando segundo, o vice líder Diego Ferrari # 961 em terceiro, Victor Carlos em quarto o jovem Felipe Carvalho # 112 na quinta colocação. Na Cândido saiu na frente e se manteve até o fim, com Felipe em segundo, Diego, João Roberto, Valdinei Correia e Vitim brigando pela terceira posição. Felipe teve problemas e João Roberto foi mais rápido, assumindo a segunda posição, para marcar dobradinha com irmão Cândido.

Na categoria 230 deu Cândido Chagas do início ao fim

Na categoria 230 deu Cândido Chagas do início ao fim

Já segunda bateria, mais uma vez Cândido garantiu a ponto, desta feita trazendo consigo Diego Ferrari, que pressionou a até as últimas voltas, quando acabou ultrapassado por João Roberto, em mais uma dobradinhas dos irmãos Chagas.  Com os resultados, João Roberto Chagas manteve a boa vantagem sobre Diego Ferrari, enquanto Cândido encostou, com poucas chances de chegar ao bicampeonato, uma vez que ficou fora de três provas na temporada.

Pódio da categoria 230 em Alta Floresta

Pódio da categoria 230 em Alta Floresta

Pista confirmada para 2011 no Rondoniense de Velocross e Motocross
De acordo com o empresário Reinaldo Selhorst, presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, devido o sucesso na parceria com os promotores locais do evento, a Pista do Seu Adão, uma as mais bem projetadas devido as excelentes condições do terreno, já está inicialmente confirmada para sediar em 2011 uma etapa estadual de Velocross e uma etapa estadual de Motocross. “A seriedade das pessoas envolvidas na promoção local do evento como o Israel Luiz Ferreira, aliada as ótimas condições do circuito, nos credencia a confirmar com antecedência a realização de duas etapas para a próxima temporada neste em Alta Floresta”, adiantou Reinaldo.

Para a realização da 9ª Etapa do Estadual de Velocross, a FMR contou com a parceria do promotor de eventos Israel Ferreira, apoio do Ministério dos Esportes, Honda do Brasil, Petrobras, Eletrobras, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valdivino Tucura, Lind’agua, Ciclo Cairu,Castilho Estruturas Metálicas, Cairu Transportes e MegaBom Sorvetes.

Resultado da nona etapa do Rondoniense de Velocross 2010

Categoria 100
1º # 5 – Ozias Viera – Rolim de Moura
2º # 80 -Marcelo Araújo – Cacoal
3º # 44 – Josemar Dias – Cacoal
4º # 667 – Lucas
5º # 307 – Claudio

Categoria Sênior
1º # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2º # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
3º # 961- Renato Carvalho – Espigão do oeste
4º # 47 – Ariston de Paula – Vilhena
5º # 7 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

Categoria Força Livre
1º # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2º # 99 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
3º # 36 – Pedro Tozzo – Vilhena
4º # 50 – Fabrício Moreira – Ouro Preto do Oeste
5º # 11 – Ronivagner Eller – Rolim de Moura

Categoria 150
1º # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta
2º # 38 – Zé Pereira – Santa Luzia do Oeste
3º # 27 – Genaldo Nogueira – Santa Luzia
4º # 6 – Vanderlei Batista – Rolim de Moura
5º # 51 – Emerson – Rodrigues – Rolim de Moura

Categoria 230
1º # 93 – Cândido Chaga – Rolim de Moura
2º # 94 – João Roberto Chagas – Santa Luzia do Oeste
3º # 961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste
4º # 4 – Victor Carlos – Cacoal
5º # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura

Confira como foram as etapas anteriores do Rondoniense de Velocross 2010

8ª Etapa – 24 de outubro – Presidente Médici
7ª Etapa – 19 de setembro – Espigão do Oeste
6ª Etapa – 8 de agosto – Santa Luzia do Oeste
5ª Etapa – 18 de julho – Cerejeiras
4ª Etapa – 20 de junho – Primavera do Oeste
3ª Etapa – 16 de maio – Vale do Paraíso
2º Etapa – 24 de abril – Chupinguaia
1ª Etapa – 17 de abril – Rolim de Moura

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly