Disputas em Espigão acirram Rondoniense de Velocross

Por Chico Limeira | Fotos por Chico Limeira | 01 de dezembro de 2010 - 8:27

Numa pista com alto grau de dificuldade de pilotagem, exigindo muita técnica e concentração de cada piloto, a décima etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2010, ocorrida no último domingo, 28 de novembro, no motódromo Romeu Francisco Melhorança, em Espigão do Oeste, foi  bastante emocionante, com grandes pegas e surpresas a cada bateria disputada.

Osmar Canele # 68 (Sênior), Josemar Dias # 44 (100), Hérico Flores # 706 (150), Felipe Carvalho # 112 (Força Livre) e Victor Carlos # 4 (230), foram os vencedores da prova do fim de semana, em Espigão do Oeste. Com os resultados, Canele, Flávio Pereira, Vitim, e João Chagas ficaram muito próximos assegurar a conquista do título, enquanto Zé Pereira (categoria 150cc) já é campeão por antecipação da temporada.

Em conjunto a realização da décima etapa do Estadual de Velocross 2010 de Rondônia, o motódromo Romeu Melhorança foi palco ainda de um grande show de manobras, com dezenas de pilotos fazendo exibições em carros e motos, que começou ainda na tarde de sexta-feira e se estendeu até o final da tarde de domingo, com premiação em troféus padronizados aos vencedores de uma das categorias disputadas. Participaram do Festival de Manobras representantes dos principais municípios de Rondônia. Mais de duas mil pessoas estiveram presentes prestigiando o evento.

Medindo 960 metros de extensão, com um traçado de velocidade alta, mas com grandes relevos, a pista do Romeu Melhorança, tornou a prova do fim de semana ainda mais disputada, onde cada piloto teve grandes dificuldades para desenvolver toda velocidade. A prova foi marcada por alguns tombos, sendo que no mais grave, o piloto Jeferson Barbosa # 300, da cidade de Cacoal, em queda sofrida ainda na tarde de sábado, sofreu fratura em quatro pontos da perna.

Josemar superou Flavinho na 100
Marcando mais uma disputa particular na corrida pelo título de campeão da temporada 2010, categoria 100cc, o piloto Josemar Dias # 44, da cidade de Cacoal conseguiu superar o líder Flávio Pereira # 18, de Santa Luzia do Oeste. Nas duas baterias disputadas, os dois pilotos que brigam diretamente pelo título, não começaram bem, mas aos poucos foram ganhando posições, chegando a entre os três primeiros. A primeira bateria foi vencida por Odair ‘Coyote’ Meireles # 51, com Flavim em segundo e Josemar em terceiro. Na segunda e última bateria, Josemar foi mais rápido, vencendo, com Flavim em segundo e Tarcísio Poli # 15 na terceira posição.

Canale manteve hegemonia na Sênior
Entre os pilotos que disputam a categoria Sênior, a disputa foi também movimentada, com um número de 11 motos participando da prova. Fazendo uma prova tranquila, o piloto Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste, mais uma vez mostrou sua performance, vencendo a prova de ponta a ponta, com ampla folga para o segundo colocado. Logo na largada, Canale assumiu a ponta, com Itamar Tadeu # 77 em segundo e os demais embolados brigando pelas terceira posição. Antes da metade da prova, Renatinho Carvalho # 789, de Espigão do Oeste passando Itamar e se mantendo na segunda posição. Leandro Silva # 44, que voltou as pistas após longo tempo, mostrou sua força e terminou em terceiro, com Itamar Tadeu em quarto e Fábio Moura # 57 completando o pódio.

Felipe Carvalho venceu na Força Livre
De volta as corridas, o jovem piloto Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura fez uma corrida bastante forte, mostrando que está novamente no ritmo. Na primeira bateria o líder da categoria Victor Carlos # 4, de Cacoal largou bem a abriu boa vantagem sobre os demais. Felipe superou as adversidades e chegou na segunda posição. Já na segunda e última bateria, Fabrício Moreira # 50, de Ouro Preto do Oeste largou na ponta, com Vitim e Felipe brigando volta a volta pela segunda posição. Fabrício teve problema e abandonou a prova, com Felipe Carvalho e Vitim se alternando na frente, até que nas últimas voltas, o líder perde o traçado e Felipe assume a ponta para vencer a bateria e consequentemente a prova de Espigão do Oeste. Vitim que terminou em segundo com os mesmos 47 pontos, manteve a boa vantagem na corrida pelo título.

Hérico venceu, mas Zé Pereira garantiu título antecipado
Mostrando estar em grande fase e andando num ritmo intenso, o piloto Hérico Flores # 706, de Alta Floresta, voltou a vencer na categoria 150cc. Hérico venceu a terceira prova consecutiva, mas devido ter ficando fora do início da temporada, além da excelente regularidade do líder Zé Pereira # 38, de Santa Luzia do Oeste- segundo colocado na prova, a vitória do piloto de Alta Floresta não foi suficiente para evitar que Zé Pereira garantisse a conquista antecipada do título de campeão Estadual 2010, categoria 150cc. Hérico Flores venceu com folga as duas baterias, com Zé Pereira garantindo a segunda posição, Emerson Rodrigues # 51 na terceira vaga, Genaldo Nogueira # 27 em quarto e André Carbonera # 75 em quinto.

Na 230 Vitim venceu duelo com irmãos Chagas
Sem presença de Diego Ferrari # 961, piloto de Espigão do Oeste, até então vice líder da categoria 230cc que machucou o braço e não deve correr mais este ano, a briga na pista sobrou para o líder João Roberto Chagas # 39, de Santa Luzia, seu irmão Cândido Chagas # 93, vencedor da última prova e o cacoalense Victor Carlos # 4, que decidiu surpreender. Cândido venceu a primeira bateria com Vitim em segundo e João Roberto em terceiro. Já na segunda bateria, Cândido largou na ponta, com Vitim na sua cola e numa falha do atual campeão da 230cc, Vitim passou a frente para se manter até a bandeirada final. No pódio, Vitim garantiu a primeira posição, com Cândido em segundo e João Roberto em terceiro. Com ausência de Ferrari que ainda ameaçava a liderança, João Roberto praticamente já garantiu o título de campeão por antecipação.

A 10ª Etapa do Estadual de Velocross foi mais uma realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, em parceria com o locutor Itamar Dalosto, apoio do Ministério dos Esportes, Honda do Brasil, Petrobras, Elétrobras, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valdivino Tucura, Lind’agua, Ciclo Cairu, Castilho Estruturas Metálicas, Cairu Transportes e MegaBom Sorvetes.

Resultado da décima etapa do Rondoniense de Velocross 2010

Categoria 100
1º # 44 – Josemar Dias – Cacoal
2º # 18 – Flávio Pereira – Santa Luzia do Oeste
3º # 15 – Tarcísio Poli – Alta Floresta
4º # 51 – Odair Meireles – Pimenta Bueno
5º # 5 – Ozias Viera – Rolim de Moura

Categoria Sênior
1º # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2º # 789 – Renato Carvalho – Espigão do oeste
3º # 44 – Leandro Silva – Alta Floresta
4º # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
5º # 7 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

Categoria Força Livre
1º # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2º # 4 – Victor Carlos – Cacoal
3º # 5 – Agnaldo Feliciano – Espigão do Oeste
4º # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
5º # 57 – Fábio Moura – Cacoal

Categoria 150
1º # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta
2º # 38 – Zé Pereira – Santa Luzia do Oeste
3º # 51 – Emerson Rodrigues – Rolim de Moura
4º # 27 – Genaldo Nogueira – Santa Luzia do Oeste
5º # 75 – André Carbonera – Cacoal

Categoria 230
1º # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2º # 93 – Cândido Chaga – Rolim de Moura
3º # 39 – João Roberto Chagas – Santa Luzia do Oeste
4º # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
5º # 57 – Fábio Moura – Cacoal

Confira como foram as etapas anteriores do Rondoniense de Velocross 2010

9ª Etapa – 14 de novembro – Alta Floresta do Oeste
8ª Etapa – 24 de outubro – Presidente Médici
7ª Etapa – 19 de setembro – Espigão do Oeste
6ª Etapa – 8 de agosto – Santa Luzia do Oeste
5ª Etapa – 18 de julho – Cerejeiras
4ª Etapa – 20 de junho – Primavera do Oeste
3ª Etapa – 16 de maio – Vale do Paraíso
2º Etapa – 24 de abril – Chupinguaia
1ª Etapa – 17 de abril – Rolim de Moura

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly