Etapa de PB fechou o Rondoniense de Velocross 2010

Por Chico Limeira | Fotos por Chico Limeira | 07 de dezembro de 2010 - 8:41

Com um público superior a duas mil pessoas presentes, e numa das corridas mais fortes e emocionantes do ano, a pista do Valdinei, em Pimenta Bueno foi palco no último domingo, 5 de dezembro, da décima primeira e última etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2010. A prova que encerrou as atividades da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR na temporada marcou a festa dos campeões de 2010, Flávio Pereira # 18 (100cc), Osmar Canale # 68 (Sênior), Victor Carlos # 4 (Força Livre), Zé Pereira # 38 (150cc) e João Roberto Chagas # 39 (230cc).

Com a decisão da Federação em realizar a prova de Pimenta Bueno valendo a pontuação de duas etapas, a prova do fim de semana ficou ainda mais acirrada, com cada bateria formando um pódio. A portaria que esteve a cargo do Rotary Clube de Pimenta Bueno, que somente no domingo arrecadou mais de 700 quilos de alimentos não perecíveis que somado aos outros produtos arrecadados anteriormente ao dia da prova, deverá beneficiar quase duzentas famílias carentes no município na campanha do Natal sem Fome.

Josemar venceu prova mas Flávio é campeão da 100
A prova que já nos treinos livres de sábado á tarde promoveram grandes emoções, com show de pilotagens e tombos, devido as condições arenosa da pista. Logo na primeira bateria, na manhã de domingo, pela categoria 100cc, o líder Flávio Pereira # 18, de Santa Luzia travou disputa forte com o vice líder Josemar Dias # 44, de Cacoal, que buscava a vitória para tentar ainda a superação. Tarcísio Poli # 15 não quis saber de nada e largou na ponta, com Odair Meirelhes # 51 na sua cola. Contudo Josemar impôs um ritmo forte e garantiu  ponta da fila, enquanto Flávio, pensando no título, tratou de administrar sua ampla vantagem, mas mesmo assim terminando na segunda colocação.

Na segunda bateria, a situação foi idêntica, com Josemar fazendo a sua parte e fazendo uma prova perfeita, vencendo mais uma e garantindo assim o primeiro lugar no pódio, com Flavim e Tarcísio Poli se revezando na segunda terceira colocação. Com os resultados obtidos, Flávio Pereira chegou aos 506 pontos conquistados no campeonato, conquistando assim o título de campeão da temporada 2010 na categoria 100cc.

Osmar Canale venceu tranquilo e confirmou título ma Sênior
Marcada por mais uma grande disputa, a categoria Sênior não teve grandes surpresas. Líder absoluto do campeonato mesmo não tendo participado de duas das 11 etapas disputadas, o piloto Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste mostrou toda sua técnica e andando e um ritmo bastante forte, venceu a prova de ponta a ponta para garantir a sua nona vitória em nove provas disputadas na temporada. Na segunda colocação veio a surpresa, com o pastor Jeferson Lins # 7 superando os demais companheiros, com Itamar Tadeu # 77 chegando em terceiro, Ronaldo Camporeis # 188 em quarto e Edenilson Passarelo # 10 em quinto. O resultado confirmou o título de campeão 2010 da Sênior para Osmar Canale, com 222 pontos conquistados e Itamar Tadeu em segundo lugar com 192 pontos.

Campeão da Força Livre Vitim sobrou na pista
Fazendo uma de suas melhores corridas do ano, o piloto cacoalense Victor Carlos # 4, o Vitim, encontrou a sua pista ideal e literalmente passeou na pista de Pimenta Bueno. Em ambas as baterias disputadas, Vitim largou bem, vencendo de ponta a ponta, com grande folga sobre os demais concorrentes. A disputa da Força Livre mais uma vez contou com um número expressivo de motos na pista, onde os maiores pegas ficaram por conta dos pilotos Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura, Valdinei Correia # 99 piloto da casa, Fabrício Moreira # 50 de Ouro Preto do Oeste, Valcinei Montes “Leitão” # 102, de Rolim de Moura, Osmar Canale # 68 de Colorado do Oeste e Agnaldo Feliciano # 5, de Espigão do Oeste, que se revezaram nas demais posições do podia nas duas baterias disputadas. Com mais esta vitória dupla, Vitim chegou aos 521 pontos, consolidando a conquista do título de campeão Estadual 2010 da Força Livre.

Hérico foi o mais rápido mas Zé Pereira levou título da 150
Mesmo com chances remotas de brigar pelo título da categoria 150cc, o piloto Hérico Flores # 706, de Alta Floresta mostrou mais uma vez que vive um grande momento e venceu as duas baterias disputadas na pista de Pimenta Bueno. Na primeira bateria, Hérico teve problemas na largada e ficou entre os 10, com Zé Pereira # 38, de Santa Luzia do Oeste arrancando na frente e abrindo boa vantagem para os demais concorrentes. Fazendo uma prova de recupeção, Hérico impôs um ritmo intenso e aos poucos foi ganhando posições até se aproximar e nas últimas voltas ganhar a posição do líder Zé Pereira.

Já na segunda bateria, Hèrico Flores largou na ponta e manteve a dianteira do início ao fim, para garantir com folga a vitória na prova. Mesmo não repetido as suas melhores corridas, o piloto Zé Pereira, líder absoluto da categoria 150cc tentou administrar a ampla vantagem sobre os seus adversários diretos e sacramentar a conquista do título de campeão da categoria 150cc na atual temporada. Zé Pereira chegou a soma de 492 pontos, e é o campeão de 2010 da 150cc.

No duelo de Vitim e Cândido, João Roberto levantou o título da 230
Fechando a prova, a disputa da categoria 230cc foi marcada para mais um duelo particular dos pilotos Cândido Chagas # 93, de Rolim de Moura, Victor Carlos # 4 de Cacoal e João Roberto # 39, de Santa Luzia do Oeste. Bastante a vontade na pista irregular, mas de terreno arenoso, Vitim perdeu o duelo para Cândido na primeira bateria, mas deu o troco na segunda bateria, largando na frente e administrando a vantagem até a bandeirada final. Apesar de andar forte, Cândido escorregou na curva e perdeu contato com o adversário, que mesmo já tendo disputada três baterias na tarde, ainda teve braço para superar os irmãos Chagas.

Com uma boa vantagem na briga direta pelo título da temporada, João Roberto Chagas tratou de fazer uma corrida técnica, sem forçar muita para completar a prova entre cinco primeiros o que já lhe assegurava o título de campeão. Nas duas baterias João Roberto terminou na terceira posição, e pode comemorar tranquilo o troféu de número-1 do Estadual 2010 na categoria 230, a mais forte na modalidade de velocross. Vitim terminou a temporada em segundo e Cândido Chagas, que apenas de ter ficado de fora de três etapas, ainda fechou o ano em terceiro colocado.

No final, o presidente da FMR, empresário Reinaldo Selhorst enalteceu o empenho do piloto BValdinei Correia pela preparação da pista, assim como a parceria do Prefeito Augusto Plaça e diretoria do Rotary Clube de Pimenta Bueno, que se uniram para tornar um evento em uma atividade filantrópica, arrecadando no geral quase duas toneladas de alimentos não perecível.
Para a 11ª e última Etapa do Estadual de Velocross, a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR contou com a parceria da Prefeitura de Pimenta Bueno e piloto Valdinei Correia, apoio do Ministério dos Esportes, Honda do Brasil, Petrobras, Elétrobras, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado estadual Valdivino Tucura, MegaBom Sorvetes, Cairu Transportes, Lind’Água, Ciclo Cairu e Castilho Estruturas Metálicas.

Resultado da décima primeira etapa do Rondoniense de Velocross 2010

Categoria 100
1° # 44 – Josemar Dias – Cacoal
2° # 15 – Tarcísio Poli – Alta Floresta
3° # 18 – Flávio Pereira – Santa Luzia do Oeste
4° # 307 – Antônio Cláudio – Alta Floresta
5° # 33 – Welington Cairo – Ji-Paraná

Categoria Sênior
1° # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2° # 7 – Jéferson Lins Espigão do Oeste
3° # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
4° # 188 – Ronaldo Camporeis – Pimenta Bueno
5° #  Edenilson Passarelo – Espigão do Oeste

Categoria Força Livre
1° # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2° # 99 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
3° # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
4° # 68 – Osmar Canales – Colorado do Oeste
5° # 5 – Agnaldo Feliciano – Espigão do Oeste

Categoria 150
1° # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
2° # 38 – Zé Pereira – Santa Luzia do Oeste
3° # 3- Juliano Correia – Espigão do Oeste
4° # 51 – Emerson Rodrigues – Rolim de Moura
5° # 100 – Cléber Botelho – Ouro Preto do Oeste

Categoria 230
1° # 4 – Victor Carlos – Cacoal
2° # 93 – Cândido Chagas – Rolim de Moura
3° # 39 – João Roberto Chagas – Santa Luzia
4° # 99 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
5° # 50 – Fabrício Moreira – Ouro Preto do Oeste

Confira como foram as etapas anteriores do Rondoniense de Velocross 2010

10ª Etapa – 28 de novembro – Espigão do Oeste
9ª Etapa – 14 de novembro – Alta Floresta do Oeste
8ª Etapa – 24 de outubro – Presidente Médici
7ª Etapa – 19 de setembro – Espigão do Oeste
6ª Etapa – 8 de agosto – Santa Luzia do Oeste
5ª Etapa – 18 de julho – Cerejeiras
4ª Etapa – 20 de junho – Primavera do Oeste
3ª Etapa – 16 de maio – Vale do Paraíso
2º Etapa – 24 de abril – Chupinguaia
1ª Etapa – 17 de abril – Rolim de Moura

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly