10P Mundocross para Marçal Müller

Por Jorge Soares | Fotos por Emerson Cronhal | 14 de dezembro de 2010 - 11:19

A entrevista deste mês aqui no site Mundocross é com o piloto gaúcho Marçal Müller, que nesta temporada conquistou seu segundo título no Brasileiro de Motocross, sendo campeão na categoria MX Júnior do Campeonato Brasileiro de Motocross Júnior. O primeiro título de Marçal foi em 2001, quando ele foi campeão da categoria 50.

Marçal é de uma família de pilotos de Motocross, com o seu pai, Marco ‘Milão’ Müller, e o seu irmão Ariel, também competem nas pistas do Brasil afora. E ele também tem uma grande força da sua mãe, a Sandra, que apoia os pilotos da família. Massa é multi-campeão Gaúcho de Motocross nas categorias de base, 50, 65 e 85, e nas categorias principais, MX1 e MX2, ele bateu duas vezes na trave, em 2009 e 2010, quando ficou vice-campeão Campeonato Gaúcho de Motocross na categoria MX2.

E na última etapa do Brasileiro de Motocross Massa fez sua estreia na categoria MX1 no campeonato nacional, e acabou subindo no pódio em Siqueira Campos, quando conquistou a quinta posição. E para os leitores conhecerem um pouco mais deste jovem talento do Motocross brasileiro, segue agora o 10P Mundocross com Marçal Müller. Boa leitura !!

Placa de 5 segundos no ar : Largou…

1) Mundocross – Vai aqui a pergunta clássica das entrevistas do Mundocross, que é para quem ainda não teve o oportunidade de saber um pouco da tua história no Motocross. Por isto, conta para gente como foi que você entrou e como foi teu início na modalidade.

Marçal Müller – Bom, tudo começou com meu pai (o empresário e piloto Marco ‘Milão’ Müller), que corria de Motocross já na sua juventude, no tempo do Hollywood Motocross, e então eu desde pequeno já escutava varias historias sobre isso. Foi então que comecei a ter vontade de andar, e aí meu pai comprou uma moto pra mim e outra pro meu irmão (Ariel Müller).

2) Mundocross – Na temporada 2010, você foi campeão Brasileiro na categoria Júnior do Campeonato Brasileiro de Motocross Júnior. Qual o significado deste título para você ? Motivação ou responsabilidade ?

Marçal Müller – Com certeza foi uma grande alegria ter conseguido meu segundo titulo brasileiro, depois de um ano de tanto treino e dedicação. Quanto a ter mais motivação ou responsabilidade, digo que são os dois, pois me dá muita motivação para a pré temporada, e responsabilidade de ter ganho um titulo brasileiro de enorme importância como este.

3) Mundocross – No Gaúcho de Motocross deste ano até a primeira metade do campeonato você chegou a liderar a MX2, o que na tua visão lhe faltou para poder conquistar o título de campeão ?

Marçal Müller – Nos treinamos em pista de chão macio e de velocidade, canaletas e buracos, e acredito que isso que me dificultou o campeonato inteiro, pois quase todas as pistas eram totalmente ao contrario, com chão duro, sem canaletas e buracos.

4) Mundocross – Qual a tua avaliação, em termos gerais, da organização do Campeonato Brasileiro de Motocross 2010 ?

Marçal Müller – Em geral achei o campeonato inteiro muito bom. Pena o número pequeno de pilotos, mas acredito que isso aconteceu em questão da separação dos campeonatos, e fico na torcida para que o Motocross não decaia nesses próximos anos.

5) Mundocross – E qual a tua avaliação, em termos gerais, da organização do Campeonato Gaúcho de Motocross 2010 ?

Marçal Müller – Foi boa, talvez deixou a desejar em relação as datas das etapas, devido as trocas frequentes, que muitas vezes prejudicavam o planejamento do campeonato.

6) Mundocross – Qual a sua rotina de treinamento semanal na parte de preparo físico, psicológico e de treinamento com a moto ? Faz treino de largada ?

Marçal Müller – Minha semana tem três dias de treino na moto, e dois dias em academia, fora exercícios físicos que faço quase todos os dias. Quanto a treino de largada faço nos dias de treino na moto.

7) Mundocross – Você participou neste ano da etapa Brasileira do Campeonato Mundial de Motocross na categoria MX2. Você reparou melhora na sua performance nas pistas após participar da etapa do Mundial em Campo Grande ?

Marçal Müller – Com certeza toda a experiência é valida e proveitosa, principalmente quando se esta na mesma pista com pilotos da qualidade dos que estiveram aqui nessa etapa do mundial.

8) Mundocross – Para 2011 mudará alguma coisa na equipe Müller Racing, como pilotos, patrocinadores, marca de moto, marca de equipamentos, preparador ?

Marçal Müller – Sobre esse assunto está tudo sobre estudos e acertos. O que posso adiantar é que a maioria dos patrocinadores continuarão conosco.

9) Mundocross – E qual será o programa de pré-temporada para 2011 ? Participará de algum campeonato de Verão ? Tem plano de ir para o exterior ?

Marçal Müller – A pré temporada não sei ainda, tanto em ir para o exterior ou onde vamos treinar por aqui. Sobre campeonato de verão a equipe não foi convidado para nenhum ainda, e a principio não participaremos.

10) Mundocross – E para última pergunta, quais os campeonatos e categorias que irá competir em 2011 ?

Marçal Müller – A principio participarei do Campeonato Gaúcho de Motocross e do Campeonato Brasileiro de Motocross nas categorias MX1 e MX2.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são seus.

Marçal Müller – Quero agradecer todos meus patrocinadores que me apoiaram e me deram força o ano inteiro, que são: Kawasaki, American Cross, SobreRodas Racing, MSR, SPY MX Googles, Ramarim, Pro Race Suspensões, Neyfa, Geramotos e Carbase Performance. E quero agradecer também a minha família, a todos que torceram por mim o ano inteiro, e ao Mundocross que faz um trabalho tão importante para o MX. Muito obrigado a todos !!

JOGO RÁPIDO COM MARÇAL MÜLLER

Nome completo : Marçal Müller
Data de nascimento : 12 de novembro de 1992
Apelido : Massa
Cidade onde nasceu : Novo Hamburgo
Cidade onde mora : Nova Hartz
Moto atual : Kawasaki KX450F
Títulos na carreira : 9 titulos do Gaúcho de MX e SX e 2 do Brasileiro de MX
Piloto no Motocross Nacional : Marco Müller e Milton ‘Chumbinho’ Becker
Piloto no Motocross Internacional : Ched Reed
Pista favorita no Gaúcho de MX 2010 : Venâncio Aires
Pista favorita no Brasileiro de MX 2010 : Guará
Comida favorita : Massa
Bebida favorita : Sucos
Comida nos dias de corridas : Massa
Bebida nas corridas : Sucos
Lazer preferido : Andar de bike
Esporte preferido fora o Motocross : Jet-Ski
E-mail : [email protected]

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Parabéns Para Marçall Por mais um titulam, merece muito espero poder ver conseguir mais e mais títulos para nós…
Continue sendo esse cara humilde e parceiro que é hoje..
Abraço ai todos que venha 2011!!!

“concordo com ele sobre as pistas do gaucho de motocross acho que são pistas curtas e muito travadas, as vezes nen chega usar todo motor”

Vamos melhorar.

Delcio Bier disse:

Título merecido. Parabéns ao Marçal!

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly