Precisando de patrocínio ? Dicas para conseguir

Por José Albino Neto | 22 de dezembro de 2010 - 8:57

Está chegando aí um novo ano, e é quando equipes e pilotos passam pelo mesmo drama da grande massa do esporte nacional: a busca de patrocínios para a próxima temporada !! O que fazer ? Por amadorismo e cultura nacional já temos dificuldades do investimento no esporte, principalmente o de nossa paixão de duas rodas, Motocross, Supercross, Cross Country e Enduro. Mas para buscar patrocínios, temos que ser realistas e profissionais.

É fácil falar que no Brasil não conseguimos patrocínio, mas o que sua equipe faz e oferece ao investidor ? A captação e o próprio patrocínio é muito complexo, e deve ter tratamento profissional para que ambos obtenham resultados. Como a próxima temporada esta chegando, nós da Impacto Marketing & Resultados, em parceria com o site Mundocross, preparamos algumas dicas para você e sua equipe.

Marca e identidade
Sua equipe, seu nome são uma ‘marca’ dentro do esporte, então o primeiro passo é de valorização de sua marca e identidade. Crie a sua identidade visual, uma logomarca, e trabalhe a mesma.

Uniformize toda sua Equipe para todas as ocasiões, com uniforme de passeio quando estiverem em hotéis, viagens, treinos e competições. Faça bonés e brindes, entre outros, para distribuir aos fãs nas corridas. A moto e veículo de apoio também devem ter o mesmo padrão de sua identidade visual.

Erro comum cometido
Achar que apenas o item “marca” relacionado acima resolve tudo.  Uma equipe que quer ter patrocínios, vai muito além disso. Relacionamos abaixo itens indispensáveis para uma equipe profissional:

– Marca
– Identidade visual
– Assessoria de imprensa (especializada)
– Site (atualizado)
– Release com notícias e novidades
– Mailing da mídia e imprensa
– Mailing de apoiadores e fãs
– Fotos
– Vídeos
– Wallpaper
– Poster’s
– Trabalho na rede social (Twitter entre outros)
– Trabalho social na comunidade
– Apresentação da equipe no início da temporada
– Projeto de captação de patrocínio
– Captação do patrocínio

Projeto
Outro processo importante para a conquista do patrocinador é um projeto consistente que apresente de forma clara e profissional todo trabalho que será desenvolvido. Junto com o projeto vem o planejamento, quais as empresas com o perfil do projeto, como serão contatadas as mesmas.

Além de um layout específico, você precisa de uma impressão de muita qualidade, DVD, tópicos essenciais como: Apresentação, Piloto, Campeonatos, Conquistas, Calendário, Mídia, Retorno de Mídia, Clipping, Promoção, Equipe, Assessoria de Imprensa, Layout, Cotas, Investimento, Trabalhos Sociais, Deduções de Impostos e Contatos, entre outros.

Sobre a Impacto Marketing & Resultados
A Impacto é uma empresa de marketing que oferece inúmeros serviços ligados ao marketing esportivo. A empresa apresenta em seu portfólio diversos cases de sucesso nesta área como: Conquista de Sócios Figueirense Futebol Clube, Captação Patrocínio Jogo das Estrelas Zico x Falcão Futsal em parceira com Avaí Futebol Clube e Paixão Mundial, Projetos e Captação de Patrocínio para Equipes e Pilotos de Down Hill, Motocross e Automobilismo. Saiba mais sobre a Impacto Marketing: www.impactomarketing.com.br

Tire suas dúvidas entrando com contato com a Impacto Marketing pelo seguinte e-mail : [email protected]

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Twitter: Silva
Bom meu nome é Rafael Francisco conhecido como rafaelcross , preciso muito de um patrocinio garanto que vcs receberam em dobro tudo que vcs estagam procurando diante da minha capacidade,

igor disse:

bom meu nome e Igor tenho 14 anos , quando eu era pivetinho corria numa cinquentinha da honda , mais quando meu pai morreu parei de correr pq ele que me levava pras corridas , patrocinava e tals, quero voltar a correr mais não tenho moto e nem equipamento , peço a vcs esse patrocinio , não me importo com a premiação , pra menos dp 2° eu não fiko , um abraço conto com a ajuda de vcs!

gilson disse:

A culpa n é do narrador e de quem o colocou lá, ppoxa nada contra o cara mas da vontade de ficar em casa. SIMPLESMENTE SEM NOÇÃO, não é por nada q estão perdendo a credibilidade de melhor campeonato do Brasil, nem narrador vcs conseguem ter, e olha esse ai, podem deixar mais 10 anos q n vai. TEM Q TER CONHECIMENTO, vALÉRIO, MARCIO

saimon disse:

qria saber como faço para ser patrocinado por voces?
corro motocross 250cc mais nao tenho condiçoes para manter o esporte voces poderiam mi dar uma dica ou si posso mandar um video para voces para mi avaliarem obg e boa noite

gabriel disse:

tenho 18 anos corro ja faz 8 anos corria em uma equipe aki de minas max rancig utimamente nao to em nenhuma equipe estou a procura si souber me fala ja fui campeao minero aguardo resposta …

locimar disse:

Twitter: chicobento
boa tarde ……………adorei mundocross o meu filhos foi campeao de copa
oeste o nome dele e ewerton bueno ele corre muito o ano passado ele tinha patrocino da brik festas agora ele esta com dificudade de acha patrociniso e sem ele nao porde andar porque o custo e muito alto ele esta andado com os equipamento que nao tem como andar mais que esta perigoso precisar tudo ele correu no paraguy esse final de semana ele pai e filhos …………….ele tem 16anos precisamos de ajudar sem ajudar nao porderemos proseguir obrigado ,…………….

simon alex gomes feitosa disse:

boa noite sou saimon tenho 18 anos e sou corredor de motocross e queria saber si vcs poderiam mi patrocinar nao tenho moto e quando vo correr meus amigos mi dao motos nao sao boa mais tiro uma colocaçoes boas 1°,3° queria saber si vcs poderiao fazer isso por mim mi arranjar esse patrocinio para correr pra vcs nao emporto em ganhar o dinheiro das corridas corro mais e pela loucura qui gosto de fazer agradeço desde ja si poderem fazer isso por mim obrigado e boa noite..
prometo qui nao vo decepicionar vcs si quizerem eu mando um video para vcs verem si eu tenho talento…

simon alex gomes feitosa disse:

boa noite sou saimon tenho 18 anos e sou corredor de motocross e queria saber si vcs poderiam mi patrocinar nao tenho moto e quando vo correr meus amigos mi dao motos nao sao boa mais tiro uma colocaçoes boas 1°,3° queria saber si vcs poderiao fazer isso por mim mi arranjar esse patrocinio para correr pra vcs nao emporto em ganhar o dinheiro das corridas corro mais e pela loucura qui gosto de fazer agradeço desde ja si poderem fazer isso por mim obrigado e boa noite..
prometo q

Rodrigo Souto disse:

Twitter: RodrigoSouto2
preciso de um patrocinador para minha equipe
(81)91185712

jairo pulapula disse:

preciso de um patrocinador para o meu dvd infatil,recreativo e esportivo gospel Que Deus te abençoe(21)9116-5851 rio de janeiro

Lili disse:

Twitter: deliliicious
Excelente matéria!!! Vcs são show!

Legal Maria Gabriella! Mto show a idéia. Conseguir patrocínios é um processo demorado e complicado, principalmente no Brasil. Aconselho vcs colocarem a proposta do projeto redigido, montar um portfolio de fotos e enviar para as empresas e lojas relacionadas a equipamentos de artes marciais para tentar um patrocinio de equipamentos e buscar empresas que patrocinam projetos para ajuda financeira e estrutural!

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly