10P Mundocross para Swian Zanoni

Por Mariah Morgado | Fotos por Divulgação | 28 de Fevereiro de 2011 - 18:21

Depois de mais de três décadas, o Brasil terá novamente um piloto competindo uma temporada completa do campeonato Mundial de Motocross. Em 1977, o goiano Roberto Boettcher, ex-campeão Brasileiro de Motocross e atual presidente da Federação Goiana de Motociclismo, com o apoio do Governo de Goiás e de algumas empresas, foi se aventurar na Europa para correr no Mundial na categoria 125.

Claro que não podemos esquecer do mineiro Jorge Balbi Jr. que em 2005 também participou do Mundial de Motocross, mas não chegou a fazer uma temporada completa como fez Beto Boettcher, e como agora fará o também mineiro Swain Zanoni. O piloto foi selecionado pela Honda para ir competir no Mundial de Motocross MX2 2011, mas como ele está se recuperando de uma pequena fratura na perna direita, o goiano Wellington Garcia irá substituí-lo na primeira etapa, que será no dia 10 de abril na Bulgária.

Wilson Yasuda, Swian Zanoni e Wellington Garcia

Wilson Yasuda, Swian Zanoni e Wellington Garcia

Swian correrá o Mundial de Motocross pela equipe italiana Martin Racing / Honda, com suporte da Honda do Brasil, que tem o Sr. Wilson Yasuda como Assessor de Competições. Para saber de alguns detalhes da temporada do piloto mineiro, radicado no Rio de Janeiro, no campeonato Mundial de Motocross 2011, leia agora com exclusividade a entrevista 10P Mundocross com o Swian Zanoni.

Placa de 5 segundos no ar : Largou…

1) Mundocross – Para fazer um holeshot e também para a galera saber um pouco mais da tua história, conta aí pros teus fãs como foi o teu início no Motocross.

Swian Zanoni – Tive um inicio bem difícil, eu não conhecia muito do esporte, passei a conhecer meio tarde através de um amigo que competia, sempre andei de moto, mas comecei no Motocross somente com 9 anos, a grana era bem curta e não dava pra andar com equipamento muito bom, mas graças a Deus acho que foi isso que me deu mais força pra vencer, com 14 anos quando peguei a 125 foi que decidi ser profissional, nunca imaginava estar aonde estou hoje, mas graças a Deus cheguei, e tenho sonhos ainda mais altos.

2) Mundocross – Agora começamos com quatro perguntas em uma, com algumas curiosidades que os teus fãs querem saber. Qual cidade você irá morar ? Qual número usará no Mundial? Em qual etapa você começará a competir no Mundial ? Você assinou contrato para correr quantas temporadas no Mundial de Motocross ?

Swian Zanoni – Vou morar na cidade de Vicenza, que fica a vinte minutos de Veneza. Vou usar o numero 777, e vou começar a participar do campeonato  Mundial de Motocross MX2 a partir da segunda etapa, que vai ser no dia 25 de abril na Holanda.

3) Mundocross – Você não poderá disputar a primeira etapa do Mundial de Motocross porque está se recuperando de uma cirurgia. Conte o que você lesionou, como e quando foi que isto aconteceu e quando você voltará a treinar com moto ?

Swian Zanoni – Depois da tragédia de Friburgo, em que a enxurrada praticamente destruiu a cidade, eu tive que ir para casa de um amigo no Espírito Santo. Já na terceira semana de treino, no dia 27 de janeiro, tomei uma queda boba, e acabei caindo em cima da perna e acabei lesionando minha fíbula. Mas já faz três semanas que estou numa preparação física forte, mas não quero me precipitar. Vou andar de moto quando eu estiver bem forte, e se Deus quiser isto vai acontecer no dia 10 de março.

Swian vai correr no Mundial MX com o numeral 777

Swian vai correr no Mundial MX com o numeral 777

4) Mundocross – Qual será a tua rotina de treinos físicos e com moto lá na Itália.

Swian Zanoni – Não sei ainda. Sei que vou ter um treinador, mas desconheço como vão ser meus treinos lá.

5) Mundocross – Você acha que esta temporada no Mundial de Motocross vai ajudar a desenvolver o Motocross no Brasil no futuro ?

Swian Zanoni – Eu creio que sim. Eu conseguindo absorver o máximo de experiência e técnicas lá, quando voltar, querendo ou não, os outros pilotos aqui no Brasil vão acabar absorvendo também um pouco dessas técnicas.

6) Mundocross – Você está sentindo algum peso em saber que vai se deparar com pessoas mais jovens e mais adaptados do que você no Mundial de Motocross ?

Swian Zanoni – Estou um pouco. Mas eu tenho um pensamento que e o seguinte: “vou fazer meu melhor. Se for suficiente ótimo, se não, vou ter que treinar muito mais !!”

7) Mundocross – Você tem uma griffe de produtos com o seu nome, a SZ. Conte como isto começou, como funciona, e como estão os negócios.

Swian Zanoni – Eu sempre tive essa ideia, mas nunca dava para colocar em prática. Mas uns amigos de Petrópolis me ofereceram uma sociedade, e graças a Deus esta indo muito bem. Nós temos várias lojas que vendem meus produtos. E esta vindo uma novidade muito boa que não posso falar ainda, mas é bem legal.

Confira aqui o Teaser do Mundial de Motocross produzido pela VipComm

Imagem de Amostra do You Tube

8) Mundocross – Na entrevista que você fez para o Mundocross em maio do ano passado, você comentou que tinha um desejo de correr no AMA Motocross. Esta tua ida para disputar o Mundial de Motocross substitui o desejo de ir para o AMA MX, ou é um objetivo que você ainda vai perseguir ?

Swian Zanoni – Acho que sim. A minha vontade era ver se eu tenho potencial para andar com os caras, e graças a Deus essa oportunidade veio mais rápido que eu imaginava. Depois disso minha vontade vai ser andar no AMA Supercross.

9) Mundocross – Você acredita que aja alguma possibilidade de você ir participar do Motocross das Nações 2011 representando o Brasil ?

Swian Zanoni – Não sei ainda como vai ficar tudo isso, e ainda é muito cedo, pois estamos no inicio do ano, mas tenho muita vontade, e se eu for um dos nomes selecionados para participar, vou ficar muito feliz.

10) Mundocross – E para última pergunta do nosso 10P Mundocross, quais os objetivos que você (ou você e sua equipe), traçaram para atingir nesta tua primeira temporada (praticamente) completa no Mundial de Motocross ?

Swian Zanoni – A Honda está deixando bem claro que não está cobrando resultado, mas eu tenho uma cobrança muito forte comigo mesmo. A minha meta para esse ano é terminar entre os 10. Com certeza vou treinar muito para isso.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são seus.

Swian Zanoni – Quero agradecer o espaço aqui no Mundocross, agradecer a Mariah, a minha família que sempre está presente, aos meus patrocínios, a Honda, Mobil, e mandar um abraço pra todos que torcem por mim, e pedir que continuem torcendo, porque vou precisar de muita energia positiva.

Na Itália Swian vai morar numa cidade próxima de Veneza

Na Itália Swian vai morar numa cidade próxima de Veneza

Perfil do piloto Swian Zanoni

Nome completo : Swian Zanoni Coelho Gomes
Data de nascimento : 18 de abril de 1988
Cidade onde nasceu : Divino – MG
Cidade onde mora : Nova Friburgo – RJ
Apelido : SZ
Moto atual : CRF 250
Principais títulos : Arenacross e Superliga de Motocross
Ídolo no Motocross Nacional : Jorge Negretti
Ídolo no Motocross Internacional : Ricky Carmichael
Pista favoritas no Brasil : Canelinha e Cachoeiro do Itapemirim
Comida favorita : Massas
Bebida favorita : Sucos
Comida nos dias de corridas : Carboidratos
Bebida nas corridas : Repositores
Lazer preferido : Ficar em casa
Esporte preferido fora o Motocross : Bike
Site : www.swianzanoni.com.br
Twitter : www.twitter.com/swianmx7
Blog : www.swianzanoni.wordpress.com

Compartilhe este conteúdo

Comentários

alinne disse:

Semtiremos sua falta adorado amigo e irmão Swian zanoni,que Deus te tenha ai em um otimo lugar …
sentiremos saudadrs….

Flávio Costta disse:

R.I.P. como todos ja devem saber, Swian veio a falecer no acidente em MG.

PEdrim disse:

parabens swian, adimiro muito você e oque vc fez pelo este esporte, ja acompanho vc a muito tempo desde de quando ti vi correr em colatina-ES.
nada é impossivel para aquele que acredita e confia em DEUS, mundial não é facil, se não puder vencer pelo talento, vença pelo esforço, voce é um grande piloto e isso ninguem pode negar. vai la e da pau no ken roczen kkkkk abração !!

ITALU ARANTES disse:

Vai que é tua mlq de ouro garra essa chance e nao solta mais.
Olha a cara de wellington ao lado de swian todo bobo por que o swian o indicou como seu substituto.
Mundial na veia.

Breno disse:

Boa sorte Swian.
Galera de Divino está torcendo mto por vc,vai lá e de o seu melhor!
O mundial de motocross irá passar na espn ou no speed?
Abraço.

e isso ai swian va lá é mostra o nosso potencial pois isso nós aqui temos de sobra , mais um vez PARABÉNS pela oportunidade como diz o ditado colhemos o que plantamos então amigo fé em DEUS e enrola o cabo.

rodrigo marques disse:

tirando os erros de ortografia, tomara que ele tenha boa sorte lá.

Eric disse:

Boa sorte cara. Você merece isso tudo que está acontecendo com você.
Espero que Deus esteja sempre ao seu lado. E como o pessoal falou o mundial é pedreira mesmo treine muito. Como voce disse que tem o sonho te correr no AMA não treinamento melhor do que ir pro mundial pra depois tentar o AMA que uma pedreira maior ainda.

Boa sorte!!!

Twitter: morandonaestrad
Boa sorte guerreiro, mt energia positiva pra vc, Sucesso é fruto de dor, mas vencer é pura determinação e isso vc já provou que tem muita.
Mt luz e paz.
http://www.morandonaestrada.com

betinho disse:

Boa sorte ai Swian, essas coisas boas acontecem para quem trabalha duro mesmo. Continua assim cada vez mais.
Boa sorte e sucesso e o que te desejamos esse ano e os que estao por vir tambem. Teus amigos de Porto Alegre abrsss.

Renam disse:

ée swian treine bastante, esforçe ao maximo, pois como sabemos mundial é mundial, brasileiro é brasileiro, pilotos brasileiros nao possuem a mesma habilidade dos estrangeiros, isso é obvio, exemplo disso o Balbi, aqui no Brasil ele é o melhor, vai para os EUA e vira uma moça, é claro que nao estou desfazendo de sua habilidade, isso numca, admiro muito você. Mas temos que ser realistas, de que nossos equipamentos nem se compara com os dos gringos, é sobre a parte do ” potencial para ficar entre os 10” vai ter que ter muito potencial, maiis muito mesmo.

um grande abraço swian é boa sorte

Twitter: claudiodamata38
Olha, Swian, tudo que vc treinar será pouco !! sério, procure acostumar com 2 baterias de 40 minutos. No Motocross ganha quem tem mais preparo do meio para o final de cada bateria, principalmente na segunda. Vc vai estrear justamente numa das pistas mais cansativas do compeonato. Holanda e Bélgica são as mais exigentes fisicamente. Areia pura! então amigo, o lance é melhorar, melhorar, melhorar o preparo !!! Boa Sorte, estaremos com vc !!!

Mariah disse:

Boa sorte brabera!!!!!! A torcida aqui é grande pra vc!!!!! Nada é impossível para aquele que persiste!! Potencial e habilidade vc tem pra chegar aonde quiser meu amigo!!!!! E concordo com Déo que vai mostrar isso lá!!! Sempre estamos na torcida, seus pais, sua irmã, eu, vandinho, déo, patrick, carira! Sucesso pra vc piloto!! Q Deus te abençoe e td a familia!! bjaooo

Déo Martins disse:

Twitter: Deomartins
Boa Sorte lá Brabera, ficaremos aqui na torcida. Tenho certeza que potencial pra ficar entre os 10 vc tem e vai mostrar isso lá. Abração e muito, mas muito sucesso procê.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly