Falta pouco para estar entre os Top Five

Por Jorge Soares | 28 de março de 2011 - 11:37

O campeonato Brasileiro de Motocross 2011 começará no próximo final de semana. Será o início de mais uma temporada do melhor campeonato de Motocross da América do Sul. Esta definição nada mais é que uma constatação do atual estágio do MX no Brasil e nos países vizinhos. Serão sete etapas, começando no Paraná, passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e terminando no Paraná.

E junto com a abertura do Brasileiro de Motocross 2011, na semana passada a Honda, através de seu gerente de competições, José Luis Tarwak, informou que os pilotos das equipes satélites Honda estão liberados pela fábrica japonesa para correrem o campeonato. A informação é oficial e foi divulgada pela assessoria de imprensa da Honda.

Com certeza esta é uma ótima notícia para o Motocross (MX) brasileiro. Em 2010 o Brasileiro de Motocross, o campeonato mais antigo do Brasil, disputado desde 1973, não teve a participação de pilotos patrocinados pela Honda, e isto com certeza foi uma grande perda para a competição.

E agora para 2011, depois de um período de boatos e incertezas em relação a participação dos pilotos da Honda no campeonato Brasileiro de Motocross, os pilotos satélites foram liberados para participarem desta temporada que tem tudo para ajudar, e muito, na evolução do Motocross no Brasil, pois com a participação dos satélites, deverá haver a participação de vários pilotos de alto nível, inclusive de campeões Latino Americanos de Motocross.

Com a criação da Superliga de MX, um conflito estava no ar e tudo indicava (e de certa forma ainda indica) que quem perderia seria o esporte, os atletas, as empresas patrocinadoras, as empresas apoiadoras e o público, independente de qual campeonato Nacional que se possa referir. Por isto, este é um momento de comemorar e elogiar as pessoas responsáveis, os patrocinadores e pilotos das equipes satélites que foram liberados para correrem no Brasileiro de Motocross 2011.

Voltando as boas noticias, a etapa de abertura do Brasileiro de Motocross 2011, que será neste final de semana, dias 2 e 3 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde são esperadas mais de 400 inscrições, e terá grandes atrativos, como por exemplo a estrutura usada no Mundial de MX em Canelinha e Campo Grande, e a presença de grandes pilotos, inclusive de integrantes de equipes satélites Honda.

Parabéns as pessoas da Honda que avaliaram melhor a atitude, e voltaram atrás na decisão, pois ações como está mostra que acreditam no esporte. Parabéns aos patrocinadores da CBM por fazerem do nosso MX o melhor da América do Sul. E parabéns aos mais de 300 pilotos que são esperados na abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross neste final de semana.

A pista a estrutura geral já estão sendo preparadas para receber os pilotos, as equipes, patrocinadores e a imprensa, e no domingo será a vez do público se fazer presente para assistir mais uma grande corrida de MX. E para encerrar, assim como já foi dito em 2010, arrisco novamente dizer que para o Brasil estar entre os Top Five dos melhores campeonatos nacionais do mundo, falta pouco, pois com certeza podemos dizer, sim, que temos MX de ótimo nível em nosso país !!

Vai começar o campeonato Brasileiro de Motocross 2011 !!!

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Sim MX 427, eu concordo. E sei q o trabalho é árduo para se chegar entre os Top Five, e acrescento nesta tua lista de Top 7 mais os campeonatos Holandeses e Alemão, que pelo q se pode reparar são fortes. Mas com pequenos ajustes como por exemplo : definição das datas e locais com mais antecedência, estrutura do evento estar totalmente montada já quinta-feira, cumprir horários das baterias e fazer uma programação mais enxuta (pois as pessoas naum guentam chegar na pista de manhã e ficar até o fim da tarde sem estrutura sem banheiros decentes sem uma praça de alimentação decente sem arquibancadas com sombra), fazer mais propaganda através dos meios de comunicação e uma ou duas baterias passarem ao vivo em TV aberta.

Os campeonatos a vc citou como Top 7 são os q eu imagino q estaum entre os Top 7 mesmo, com alguns pequenos ajustes na ordem.

Mas com a promessa dos patrocinadores do campeonato deste ano d que o Brasileiro de Motocross 2011 será o melhor de todos os tempos, vamos esperar mais alguns meses e fazermos uma avaliação mais criteriosa para sabermos em q pé estaremos e se iremos evoluir ou regredir.

Valeu pelo comentário e é assim q a gente pode contribuir de alguma forma para o crescimento do esporte que adoramos.

Faloww

Jorge

mx427 disse:

Infelizmente o campeonato brasileiro teria que melhorar muito para chegar sequer perto dos melhores campeonatos nacionais do mundo.

Jorge, admiro seu trabalho e empolgação, mas vamos dar uma olhada em alguns campeonatos pelo mundo afora (sem nenhuma order especifica):

1 – Estados Unidos (AMA)
2- Canada (CMRC)
3 – Australia
4 – UK (Inglaterra – Red Bull Nationals)
5 – Belgica
6 – Italia
7 – França

A lista continua com Nova Zelandia, Espanha, Africa do Sul e etc.

Corri muitos anos nos Estados Unidos e infelizmente vários campeonatos regionais / estaduais de lá tem nivel e organização muito superiores ao campeonato brasileiro.

A decadencia do motocross no Brasil nos últimos anos é visivel para todos. Por incrivel que seja, o esporte tinha muito mais relevancia nos anos 90.

mane disse:

Claudio da mata o cara que é contra os pilotos hondas seja eles satelites ou oficiais.
E XIMBOCA SERA QUE VAMOS TER UMA TRANSMIÇAO RUIM IGAUL A DO ANO PASSADO NO BRASILEIRO DE MOTOCROSS PORQUE TUA NARRACAO EM 2010 FALTOU PROFICIONALISMO SEI DO TEU POTENCIAL.E AINDA POR CIMA O MSN QUE TU ENTRA NA CBM POXA RESPONDE OU MANDA CORRIJIR OS ERROS QUE TE MANDAMOS ATE PARCE QUE NAO SABER LER XIMBA???
SAUDADE DO VALERIO NETO NO BRASILEIRO DE MOTOCROSS,MAIS AINDA BEM QUE TEMOS O VALERIO NA SUPER LIGA E NO ARENA CROSS.
REFLITA XIMBOCA NARRE COM O CORAÇAO E TENTE CORRIJIR O QUE TE PASSAM PELA NET OQ?O SOM NA ULTIMA ETAPA QUE TU NARROU TAVA UMA MERDA PEDI VARIAS VESES PARA AUMENTAR A MERDA DO SOM E TU NADA NEM ME RESPONDIA E QUANDO ALGUEM RECLAMAVA DIZIA E CULPA DO SOM ENTAO SE E CULPA DO SOM CORRIJAM NAO FACAM NOIS OUVINTES DE TROUXAS NAO MAIS UMA COISINHA SO SAUDADE DO VALEIRO NO BRASILIERO DE MOTOCROSS.

tiago disse:

eu queria ter o mesmo otimismo q o Jorge, mas no rumo das coisas, acho dificil…

Twitter: claudiodamata38
Para ficar perfeito, só faltou um pouco de humildade da Honda e liberasse os Factories Boys !
Sem querer desmerecer os Satellites Boys, mas ninguém seguro o Balbi este ano. Quem viu suas provas no AMA Supercross irá concordar comigo.
Agora, se fizerem pistas para BMX…. aí sim, os outros pilotos terão chances.
O Balbi tá num nível que ele aparece quando é nivelado por cima, Nações, etapas do Mundial, AMA Supercross estão aí para quem quiser confirmar.
Boa sorte a todos !

Vanderlei Souza disse:

Meus amigos ,ja fazem alguns anos 1983 meu inicio em competições que vejo brigas por poder nas federações e CBM , lhes digo que ainda bem que existem empresas como Rinaldi e a Pro Tork para investir neste apaixonado esprte que é o nosso MOTOCROSS pois não é com pouco dinheiro que se faz estes campeonatos no qual participamos.
Pilotos de alto nivel como Marrom,Weliton,Leandro e tantos outros estão sendo prejudicados por pura preopotencia de algumas pessoas que querem deter o poder.Só que eles tem que saber que quem tem o poder somo nos os PILOTOS, sem nós nada funciona .
Quero deixar aqui meus parabéns a PRO TORK E A RINALDI por acreditar nos pilotos que vão participar deste do MELHOR CAMPEONATO DO MUNDO,O NOSSO BRASILEIRO.

Olá Amigos do Mundo cross, Como é bom ter de Volta o verdadeiro motocross , na parte de Pilotos , Este Ano o BR de MX irá se reerguer , temos todos que Ajudar para isso nem que seja em forma de Pensamento Positivo.
guardem esse Nome : José Luiz Terwak , esse Ser Humano Vai fazer a Honda e também o motocross Crescer e muito , Chega de brigas pessoais , agora é o MOTOCROSS que vai Ganhar!!!!!

Para quem for para Foz , nos veremos por la , e para quem não for só acessar o Site da Cbm ou aqui mesmo no mundocross para ouvir a locução do campeonato…..

FORÇA BRASIL ESSE ANO PROMETE!!!!!

GIl disse:

Ai galera alguem sabe me imformar pq que aqui em Minas gerais
ñ tem uma etapa se quer do brasileiro?
Poxa nos merecemos aqui tem muitos pilotos bons!!
Sera que é por causa da nossa FMEMG ?
Pois ano passado nem teve etapa final do mineiro de motocross ,e mais ñ valoriza os pilotos iniciantes 50cc e 65cc …
Se alguem pode me esclarecer e fico grato!!

nelson disse:

eu acho que todo mundo tem andar os satelites e os oficias poque nao emporta a cbm que importa e os pilotos eles que fazen o espetacolo. e o esporte so vai creser com isso .mais empresas vao querer emvestir nos pilotos porque e um campeonato com grandes pilotos. piloto da honda sejan bem vindos ao campeonato brasileiro que deus abeçoe todos os pilotos. viva o motocross

Fernando disse:

Parabéns Honda pela atitude,,,,,,,,,,,,, Assim teremos um campeonato melhor,,,, e ao mesmo tempo na minha opinião, a Honda esta certa em não liberar seus Pilotos Oficiais para o Brasileiro…. porque digo isso??? pelo simples fato de que ai teriamos um Grande Campeonato Brasileiro,,, e como é o Ultimo ano da atual Diretoria da CBM, não poderiamos ver essa atual CBM levar os Créditos de um Bom Campeonato Brasileiro, ou o maior que seja, pois a pessima administração da CBM mão merece encerrar o ano com Créditos desse tipo, por isso também, se for para ter um Grande Campeonato Brasileiro então que seja em 2012 com gente nova, renovada,,, e deixar o passado para tras…

JOAO disse:

QUEM GOSTA DE MOTOCROSS COMO EU COM CERTEZA
ESTA MAIS FELIZ COM A DECISÃO DA HONDA LIBERAR OS PILOTOS
DAS EQUIPES SATELITES PARA DISPUTAR O BRASILEIRO DE MX
COM CERTEZA TEREMOS GRANDES DISPUTAS ENTRE OS MELHORES PILOTOS DO BRASIL.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly