Vencedores do Brasileiro de Motocross em Foz

Por Jorge Soares | Fotos por Elton Souza | 03 de abril de 2011 - 13:27

O domingo amanheceu com um belo sol em Foz do Iguaçu, e animou o público que foi chegando em torno das 10 horas na pista da Praia de Três Lagoas para assistir a etapa de abertura do campeonato Pro Tork Brasileiro de Motocross 2011. Por volta das 11 horas da manhã um clima de chuva se instalou sobre a pista, mas não chegou a cair água.

E uma particularidade entre o público é que alguns eram ‘estrangeiros’, pois pelas placas de alguns carros conclui-se que eram fãs do Motocross vindos do Paraguai e da Argentina e que se fizeram presentes no evento deste domingo, 3 de abril.

O público presente nas dependências da pista em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. foi em torno de 5.000 pessoas, que mesmo com uma leve chuva que caiu durante a tarde, permaneceram firmes nas arquibancadas. Veja agora como foram as disputas de hoje nas sete categorias do campeonato, a MX1, MX2, MX3, MX4, 65, 85 e 230.

Categoria MX3
A primeira bateria a entrar na pista em Foz do iguaçu foi a MX3, que nesta temporada teve sua idade de entrada reduzida para 30 anos, O primeiro piloto a escolher o lugar no gate foi Marcos Cordeiro, que foi o mais rápido nos treinos cronometrados neste sábado. Quem se deu bem na sua estreia na categoria MX3 foi o gaúcho Douglas ‘Dudu’ Parise.

Quem largou na frente foi a lenda vida Milton ‘Chumbinho’ Becker, que se manteve na frente nas primeiras voltas, mas acabou cedendo a posição para Duda Parise, que depois de algumas temporadas, voltou a vencer pelo Brasileiro de Motocross.

O mineiro Massou ‘Rassud’ Nassar retornou ao Brasileiro de Motocross fazendo uma boa corrida, não deixando Duda abrir muito na liderança e tendo o gaúcho na sua alça de mira até a última volta. O atual campeão Brasileiro de Motocross Davis Guimarães na categoria MX3 finalizou na terceira posição.

Pódio da categoria MX3 em Foz do Iguaçu

Pódio da categoria MX3 em Foz do Iguaçu

“Foi difícil acompanhar o ritmo dos novatos na MX3 com a mudança no regulamento, agora a idade mínima para participar da prova é 30 anos. Eles estão no auge da preparação, porém, mesmo com os meus 44 anos continuo dando trabalho e não pretendo desistir. Estou na luta e vou continuar a fazer o que gosto focando sempre em bons resultados”, ressalta Chumbinho.

Categoria 230
A segunda categoria a entrar na pista em Foz foi a 230, que pela programação oficial divulgada pela CBM neste sábado seria a quinta categoria a entrar na pista, mas alguns pilotos da categoria pediram para alterar a ordem e foram atendidos pela direção de prova. O mais rápido nos treinos cronometrados no sábado foi o gaúcho Leonardo Lizott, que na prova acabou em sétimo lugar.

O mineiro Piabinha venceu a etapa de Foz na categoria 230

O mineiro Piabinha venceu a etapa de Foz na categoria 230

Quem estava liderando até a penúltima volta, com um diferença de 5 segundos sobre o segundo colocado, era Ismael Rojas, que por causa de uma informação equivocada do locutor Ricardo ‘Ximboca’ Vieira, que informou que era a última volta, fazendo o piloto desacelerar quando cruzou a linha de chegada, permitindo que os outros competidores o ultrapassassem.

Depois de 15 minutos mais duas voltas, final de prova e vitória do mineiro Richard ‘Piaba’ Nunes, com o gaúcho Fabiano dos Santos em segundo e o paulista Ismael Rojas conseguindo ainda recuperar um pouco do prejuízo chegando na quinta colocação na etapa de abertura do nacional de Motocross 2011.

Categoria 65
Quem largou na ponta na categoria de entrada do Brasileiro de Motocross foi o gaúchinho Enzo Lopes, que fez sua pré-temporada nos Estados Unidos e vem andando num ritmo bem forte para a categoria. O segundo colocado na prova foi o catarinense Arthur Todeschini, atual campeão Brasileiro de Motocross na categoria 50.

Na parte final da prova um erro ao tocar na roda traseira de um concorrente causou a queda do piloto gaúcho Gabriel Della Flora, o que acabou tirando a possibilidade de pódio do jovem piloto que finalizou na sétima posição na categoria.

Pódio da categoria 65 em Foz do Iguaçu

Pódio da categoria 65 em Foz do Iguaçu

Categoria MX2
Uma das duas categorias mais esperadas na programação do Brasileiro de Motocross, a MX2, teve a largada pontualmente às 14:10, e quem fez o holeshot foi o inglês Adam Chatfield, e quem completou a primeira volta na liderança foi o paulista Hector Assunção, seguido do mineiro Jorge Balbi Jr. e do inglês Adam Chatfield. Na terceira volta Jorginho Balbi ultrapassou Hector, que na mesma volta acabou caindo. Na metade da prova Jorginho liderava a prova, com Chatfield em segundo.

Neste momento Hector e Eduardo ‘Dudu’ Lima iniciaram briga pela terceira posição, com Hector abrindo vantagem em relação a Dudu. Aos 25 minutos de prova Balbi seguia na frente e Chatfield em segundo, mas pela terceira posição iniciou uma boa disputa entre Hector e Dudu Lima, que acabou ultrapassando Hector. E aos 28 minutos de prova Dudu iniciou uma aproximação para cima de Chatfield.

Zenni e Chatfield largaram na frente na MX2 em Foz do Iguaçu

Zenni e Chatfield largaram na frente na MX2 em Foz do Iguaçu

Final de prova, Jorginho Balbi venceu a primeira bateria do ano no Brasileiro de Motocross na categoria MX2. E 42 segundos depois cruzou em segundo lugar Adam Chatfield. Na terceira posição Dudu Lima, com Cristopher ‘Pipo’ Castro, que estreou sua equipe privada, a Eight Motorsports em quarto, e Marcello ‘Ratinho’ Lima em quinto.

“Estou muito feliz com a equipe, acho que ela é meu principal diferencial. Ter uma boa estrutura, ótimos profissionais, enfim, tudo isso reflete nos resultados. Além disso, vejo que minha pré-temporada nos Estados Unidos foi bastante importante para o meu crescimento. Me sinto confiante para a temporada, espero continuar somando vitórias”, disse Balbi.

Categoria MX4
A nova categoria do campeonato Brasileiro de Motocross teve a vitória da lenda viva, e ativa, do Motocross brasileiro, o catarinense Milton ‘Chumbinho’ Becker. E a lenda do Motocross do nordeste, o pernambucano Júlio Cézar Xavier ficou com a segunda colocação, seguido do ex-campeão paranaense de Motocross Marlon Olsen.

Chumbinho Becker venceu a etapa de estreia da categoria MX4

Chumbinho Becker venceu a etapa de estreia da categoria MX4

Categoria 85
Hoje a tarde foi dos Gustavos na etapa de abertura do Brasileiro de Motocross em Foz na categoria 85. E quem se deu bem na categoria de pilotos que num futuro próximo estarão competindo entre os feras do Motocross no Brasil, foi Gustavo Henn, que administrou muito bem durante a corrida uma vantagem de 3 segundos sobre o piloto paulista Gustavo Pessoa.

Categoria MX1
E exatamente como previsto na programação de horários, às 16:50 horas largou a última bateria do dia, a MX1, a Fórmula 1 do Motocross. Quem pulou na frente foi o mineiro Jorge Balbi Jr., seguido do paulista Roosevelt Assunção. Balbi se manteve na liderança por todos os 30 minutos e mais duas voltas da corrida, e no na bandeirada final ele estava a 44 segundos na frente do segundo colocado.

O jovem paulista Thales Vilardi, que finalizou em oitavo lugar, para a alegria dos saudosistas das 2T, teve problemas com sua moto 4T e acabou correndo com sua KTM 150 2T. E a última volta foi bem emocionante, pois Dudu Lima se aproximou de Roosevelt para brigar pela segunda colocação e os dois cruzaram praticamente lado a lado a linha de chegada.

E no final da corrida Ratinho Lima acabou ganhando a quarta colocação do argentino Luis Miguel, e o catarinense Gabriel Gentil quase conseguiu um lugar no pódio na sua estreia no Brasileiro de Motocross pela equipe LS Racing / Honda, mas finalizou em sexto lugar.

“Não daria para ter sido melhor. Estou muito feliz com os resultados, não apenas por vencer, mas por ter vencido bem. Isto é resultado de uma pré-temporada forte e do trabalho da equipe Pro Tork 2B Kawasaki Racing, que preparou um equipamento em perfeitas condições”, elogiou Balbi.

Resultados da primeira etapa do Brasileiro de Motocross 2011

Categoria MX3
1º – Douglas Parise
2º – Massoud Nassar
3º – Davis Guimarães
4º – Paulo Stedile
5º – Milton Becker

Categoria 230
1º – Richard Nunes
2º – Fabiano dos Santos
3º – Kurtt Rocha
4º – Marco Roza de Moraes
5º – Ismael Rojas

Categoria  65
1º – Enzo Lopes
2º – Arthur Todeschini
3º – Renato Paz
4º – Carlos Evangelista
5º – Yuri Campello

Categoria  MX2
1º – Jorge Balbi Jr.
2º – Adam Chatfield
3º – Eduardo Lima
4º – Cristopher Castro
5º – Marcello Lima

Categoria  MX4
1º – Milton Becker
2º – Júlio Cézar Xavier
3º – Marlon Olsen
4º – Marcelo Agostini
5º – Dário de Oliveira

Categoria  85
1º – Gustavo Henn
2º – Wilgner Francisco
3º – Gustavo Pessoa
4º – Fábio Aparecido
5º – Enzo Lopes

Categoria  MX1
1º – Jorge Balbi Jr.
2º – Roosevelt Assunção
3º – Eduardo Lima
4º – Marcello Lima
5º – Luis Miguel Correa

Resultados completos da primeira etapa do Brasileiro de Motocross 2011

Categoria MX3
Categoria 230
Categoria 65
Categoria MX2
Categoria MX4
Categoria 85
Categoria MX1

Clique aqui e confira os resultados dos treinos cronometrados

Calendário do Pro Tork Brasileiro de Motocross
2ª Etapa – 8 de maio – Carlos Barbosa / Rio Grande do Sul
3ª Etapa – 12 de junho – Canelinha / Santa Catarina
4ª Etapa – 17 de julho – A definir / Rio de Janeiro
5ª Etapa – 21 de agosto – Anchieta / Espírito Santo
6ª Etapa – 25 de setembro – Aracaju / Sergipe
7ª Etapa – 29 de outubro – Siqueira Campos / Paraná

O Pro Tork Brasileiro de Motocross tem patrocínio de Pro Tork e Rinaldi. A etapa de Foz do Iguaçu contou com o patrocínio de Foz Tintas, Manica, Itaipu Binacional, FM 97,7, Giga Racing, Eco Cataratas e Vote Cataratas do Iguaçu. O evento tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação Paranaense de Motociclismo e MZ Sports, além do apoio da Secretaria de Esportes do Governo do Paraná.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

nildo disse:

maneiro sholl de mais boa sorte com tudo aeee pessoal

Rossano disse:

isso ai FORA CARAVANA ,tem q deixa de ter interesse pois estao acabando com o motocross n brasil VERGONHA, o culpado de tudo isso é de vcs pilotos q concordam com tudo , ve se vcs se unem p mudar isso, ja ta mais do q na hora de mudar,

Carlos disse:

Fora Caravana , E Queremos O Carira Cross narrando o Brasileiro !
este sim é do esporte , noticias http://www.cariracross.com.br

Ygor disse:

A sorte do hector ter terminado nessa posição foi que o R. Lama quebrou a moto. Este sim é digo de destaque que no primeiro ano na MX2 estava em 5º mas a PROTORK nao tem nem vergonha de preparar a moto para todos os seus pilotos e a moto acabou quebrando por não preparação , é tanto que O bALBI teve que compar do BOLSO um T-4 (pro circuit) e preparar a moto com o MAX , a PROTORK quer se a Kawasaki Monster do Brasil mas nem Mecânicos dignos tem para seus pilotos , e nem se fala que foram dar a moto (kx 250 f) para o rodrigo 3 dias antes da corrida , ou seja apesar de nao estar acostumado com a moto ele largou bem (veja na foto #332) e estava acima de muitos pilotos realmente de ponta (mx1) , Da-lhe Rodrigo Lama da-lhe nordeste ,e fora esta politica de privilégio de pilotos consagrados vamos investir no futuro , salve Enzo Lopes , Salve Hector Assunção , Gustavinho e Rodrigo lama.

pires disse:

Olá somos amantes do motocross, gotariamos que a entidade informasse logo, se em Barbosa teremos som de qualidade, e narração descente, caso contrário ficaremos aqui em Erechim, para o Brasileiro de Rally, no mesmo dia 08. Já temos uma excursão propgram,ada para Barbosa, mas se for desse jeito(bagunça, sem som e boa narração), vamos ficar por aqui mesmo. Desculpe pela franquesa, mas isso ta virando piada. A Narração é a alma do negocio, pensem nisso, o públioco já procura outras opções, por causa de gente que só quer embolsar o dinheiro, e não se preocupa com o conjunto da venda do evento. Concordo CARAVANA pede pra sair…

mateus37 disse:

De que adianta vcs investitem uma grana preta na CBM, se o q vende a imagem do espetaculo é o NARRADOR, acordem, não coloquem dinheiro fora, isso tá chato para todos os envolvidos, ou temos de volta o MARCIO OU O VALÉRIO, assim da vontade de chorar em POLACO.
Isso chama-se organização, competencia, politica de bom trato com os amantes do motociclismo. CARAVANA TEU TEMPO JÁ PASSOU PEDE PRA SAIR, deixa o lugar para quem tem seriedade, pô meu assim não tem jeito, é simplesmente desanimante. QUEREMOS NARRAÇÃO COM VIBRAÇÃO EMOÇÃO E FIDELIDADE AOS FATOS. vOLTA marcio Volta valério, PELO AMOR D DEUS.

Angelo disse:

Achei que tavam boas as coridas ,mas devem mudar o narador esse cara que tava la narando é narador de rodeio nao de motocross ,se a CBM nao mudar isso vao perder muito publico em suas coridas ,deverian fazer o impocivel para ter Valério de volta ele sim dava vontade de olhar as coridas !!

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Olá Igor !!

De quais vídeos vc se refere fera ?? Do Brasileiro de Motocross em Foz ?

Falowww

Jorge

paulinho disse:

Ola´galera tenho um palpite que o balbi nam vai ganha do marronzinho na mx1.

jeison scheidt #307 disse:

balbi patrocinado pela pro tork … mas ele naum andou com escapamento da pro torkkk…. sera que naum é bom o escapamento????

Igor disse:

quando vão postar os videos ?
abraço jorge

Aço disse:

Piada para o Ximboca é um elogiu, o cara tem que melhorar muito para ficar ruim, só quem estava lá ouviu as asneiras do cara. Volta Valério. Parabens Gustavo Henn andou demais, Thui Todeschini saiu da 50cc ano passado e mandou muito 2 lugar 65cc, o oeste de SC tb tem otimos pilotos.
Aço

MARCIO disse:

PARABÉNS ISMAEL,VC ACELERA MUITO,PENA QUE NO BRASILEIRO PLACA DE UMA VOLTA É VALIDA PARA DUAS,E UM LOCUTOR DESSE,NINGUEM MERECE,ACABOU COM A SUA VIDA,NUNCA DESISTA VC VAI SER CAMPEÃO,TO COM VC MEU REI.

ronaldo disse:

quero ver c vai ter mas algum piloto macho mesmo pra alinhar de 2 tempos no gate seja na cat. mx 2 ou mx1 e fazer bonito como fez o thales ,fez volta mas rapida q muito piloto pró de 4 tempos……………….viva as berrantes…………………….

rafael disse:

ESTE XIMBOCA É UMA PIADA,
NA PROXIMA ETAPA, AQUI NO RS, QUEREMOS O MARCIO
NARRANDO!!!!

Ricardo disse:

PARABÉNS DUDA,MANDOU BEM É ISSO AI,DA-LHE GAUCHADA,E NÃO POSSO ESQUECER DO ENZO E DO FABIANO,PARABÉNS

marcos mx disse:

Parabens Piaba vc anda demais cara pra mim o melhor politoo da nacional PARABENS CARA vc merece

marcos mx disse:

uma vergonha um campeonato BRASILEIROO nao ser transmitido uam vergonha msm pra cbm fora caravana ja chega ne =/

Adriano Gil disse:

Resultado da 230, no site da CBM a notícia tá assim: “O piloto comandou a prova até o fim, mas na última volta da corrida teve problemas com a moto e abriu caminho para o então segundo colocado, Richard Nunes”.
Como sempre escondendo os fatos, daí quando alguém desceu o pau vem a réplica do Caravana: “tudo leviandades”
Mas tá certo que o piloto deu bobeira, não viu placa de 2 voltas, 1 volta, e foi pelo locutor (não sei como consegue ouvir o locutor durante a corrida)
E o loucutor? De olho na pista e a cronometragem na mão e cagou-se todo.
Erros acontecem, servem de lição.

morcego disse:

UHU!AHA!

A casinha é nossa! UHU!AHA!

Eu fuiiiii…tomei toooodass…valeu a festa..uhuuuuu

leon disse:

ESTE ANO NA MX3 VAI SER DUIDO PARA O ATUAL CAMPEÃO DA CATEGORIA SÓ TEM FERÁ E AINDA NÃO TEMOS A PRESENÇA DO NICO ROCHA

valdir disse:

acho que o ismael devia olhar somente as placa que indicam as voltas, e nao dar atencao ao locutor.

moacirfausto disse:

sera que a cbm e a pro tork nestes quatro meses sem brasileiro náo deu tempo de preparar um narrador de verdade quanta incopetencia desta forma nem e bom transmetir a corrida mesmo …………

Tiago disse:

Eh gente o Balbi vem mt forte esse ano… quero ve segura o garoto!!!

Twitter: FISCHER
GOSTARIA DE SABER DOS FÃS DO MOTOCROSS QUE APOIARAM O XIMBOCA COMO LOCULTOR DO BRASILEIRO… PRIMEIRA ETAPA E PRIMEIRA CA…….DA !!!!! FOI SÓ O COMEÇO !!!! HA HA HA……

Twitter: claudiodamata38
Muita gente pensa que a profissão de locutor é fácil e tranquila. Olha o que o Ximboca fez nas 230 e resultou numa informação equivocada sobre a volta final e fez com que o Rojas perdesse a prova……
Tudo bem que piloto tem que estar ligado na sinalização da prova e nas bandeiras, mas a informação tem que sair correta para o público e para os pilotos……

joão #21 disse:

é uma comédia o narrador atrapalhar a cat. 230cc…
o piloto tbm deixo a desejar , presta atenção no pit !!!!!
pra min narrador é o márcio ou o gordo ….

Twitter: claudiodamata38
2 Strokes Forever !!!!!!

alexsander disse:

parabens jethro!!! muito bom resultado… agora é so enrrola o cabo no gaucho…

ronaldo disse:

parabens ao guigão pelo 2 lugar no brasileiro e tb ao fabinho pelo 4 lugar ambos de ktm 2 tempos,,,,,,,,,,,olha ai as 2 tempos fazendo bonito os bons tempos estão voltando ao motocross, na copa sao paulo ja teve varias 85 no gate……….salve as 2 tempos………………….

ronaldo disse:

queria estar em foz só pra ver o thales andar de ktm 150 2 tempos, depois dizem que 2 tempos não acompanha as 4 tempos,imaginem c ele estivesse de ktm 250 2 tempos qual seria a posiçao dele,é pra c pensar em custos de manter uma 4 tempos e c tiver um piloto pró em cima tenho certeza q as 2 tempos acompanham as 4 tempos

juraci disse:

parabens ao piloto marcos moraes que mesmo com a moto quebrada conseguiu segurar ao 4 lugar

jeisson disse:

jorge faz favor me informa o resultado da mx1 obrigado…

Juarez/Boston(no Brasil agora) disse:

MX2,,Balbi 42 segundos na frente do segundo(Adam),,e muita diferenca,,o Mineiro ta andando demais,,assisti ele no AMA supercross west coast,,,
pela TV,,quinto no HEAT dele,,,deixando varios TOPs p tras,,,em 2009 assisti pessoalmente o AMA motocross southwick,ele estava em sexto e na ultima volta a gasolina acabou,,foi triste….

JULIO CESAR disse:

Começou bem hein jorgin!!!
42 seg.. é temporal
isso da pra ver como vc veio para re-conquistar o seu lugar e o N° 1

dorival disse:

nao deu tempo de organizar a transmissao estao tudo contando dinheiro com tanto piloto inscrito.

Igor79-SE disse:

O chumbinho e o Julio Cesar são superiores ao tempo.São dois Peter Pans os cara num envelhece mano!!!!

leon disse:

não tem mais mx1?

Eduardo disse:

a Espera da MX 4 vai da Julio Cezar SAnta CRuz do Capibaribe – PE

roberto cardoso disse:

Olha ai a Gauchada mandando!!!! Parabens Enzo, Duda e Fabiano dos Santos, boa sorte a vc tambem.
Betinho

roberto cardoso disse:

estamos torcendo por vc ai Jethro!!!!!, a primeira e sempre muito complicado
mas nos sabemos o quanto vc vai evoluir no decorrer desse campeonato
Boa sorte!!! Betinho e bebe 51

palloma(maravilha-al) disse:

Junior cão nos nordestinos estamos torcendo por vc td de melhor garoto vc é bom no que faz força e sucesso pros outros nordestinos q estão ai em foz do iguaçu tbm, Rodrigo Lama, Alex Lucena e Julio Cezar, NORDESTE BEM REPRESENTADO…

Fora Caravana!!!! Cara sem atitude e organizção, Sem transmissão isso é uma vergonha…Parabéns a todos do Site Mundo Cross pelas informações do Brasileiro.

alexsander disse:

dalhe jethro apesar das dificuldades de estrutura, e tempo para trenar nos sabemos que tu tem condiçoes para andar la na frente… abraço .. e boa sorte!!!

rodrigo disse:

Bom…nova mente a CBM nao vai transmitir a corrida??????

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly