Pilotos garantiram a festa do VX em Chupinguaia

Por Chico Limeira | Fotos por Divulgação | 11 de maio de 2011 - 21:47

Em mais uma grande festa do motociclismo de Rondônia, a cidade de Chupinguaia foi palco no último fim de semana de grandes pegas na pista do Associação dos Motociclistas, com a realização da segunda etapa do campeonato Rondoniense de Velocross 2011. A prova contou com um número bastante expressivo de pilotos, onde mais de 100 participantes garantiram o show para um público superior a 2 mil pessoas presentes na festa deste domingo, 8 de maio.

Hérico Flores # 706 (Fazenda Flores/Relojoaria Suíça), que venceu nas categorias Força Livre e 150cc, foi destaque da prova, enquanto Josemar Dias # 44 (Paraná Motos), Osmar Canale # 68 (Star Motos Colorado) e Felipe Carvalho, de Rolim de Moura foram os respectivos vencedores do fim de semana nas categorias 100cc, Sênior e 230cc.

Fazendo parte de um projeto social que vem sendo desenvolvido nos últimos anos nos eventos promovidos pela Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, na oportunidade, através da Pastoral da Criança de Chupinguaia, foram arrecadados em torno de uma tonelada de alimentos, que serão usados pela própria entidade para alimentação dos jovens e crianças atendidas Pastoral, além distribuição de sextas básicas entre as famílias carentes do município.

A prova do Velocross estadual que aconteceu em paralelo a já tradicional festa do Costelão, começou já na tarde de sábado com grande movimentação, com os treinos livres, onde os pilotos buscavam acertar os últimos detalhes para a corrida de domingo, que começou ainda pela manhã, com o warm-up e a partir das 11 horas a largada da primeira bateria valida pelo campeonato. Durante todo o tempo o público esteve presente, incentivando e vibrando com a atuação dos pilotos na pista.

Josemar seguiu o ritmo e venceu mais uma na 100
Abrindo a série de disputas, a primeira bateria foi entre os pilotos da categoria 100cc, onde Josemar Dias # 44 (Maraná Motos), Marcelo Araújo # 80 (Aguia Motos/Ciatur/Canapus), e Cléber Júnior # 6 (JM Motos/Eletro Motores Líder), ambos da cidade de Cacoal travaram duelos ferrenhos, juntamente com Tarcísio Poli # 706 (Rei do Pano, de AQlta Floresta e Ozias Vieira # 5 (Tecno Motores), de Rolim de Moura completando o bloco dos cinco primeiros colocados na prova. Josemar mais uma vez não vez uma boa largada, mais em ambas as baterias, logo nas primeiras voltas assumiu a ponta, mantendo-se á frente até vencer e se isolar na liderança do campeonato.

Disputa da categoria 100 em Chupinguaia

Disputa da categoria 100 em Chupinguaia

Canale mantém a hegemonia entre os pilotos da Sênior
Numa prova onde quase vinte pilotos largaram na pista, a categoria Sênior teve momentos de grandes emoções, onde o atual campeão Osmar Canale # 68 (Star Motos Colorado) teve muitas dificuldades para se manter na ponta, uma vez que José pereira # 37 (Falcão Motos) de Santa Luzia, Agnaldo “Periquito” Feliciano # 5 (Nikima Motos/Ceará Motos), de Espigão, Leandro Silva # 44 (Fazenda Furna Rica) Alta Floresta e Pastor Jefferson Lins # 7 (Imaral Pneus/Construeste) de Espigão, se revezaram na busca da liderança. A cada bateria disputada na categoria, os pilotos da Sênior se alternavam a frente, porém Canale foi mais habilidoso vencendo a primeira bateria e ficando e segundo na outra, vencida por Zé Pereira. Com estes resultados, Osmar mais uma vez foi o melhor do dia, com Agnaldo Feliciano em segundo, Zé Pereira em terceiro, Leandro em quatro e Jefferson Lins completando o pódio.

Hérico mostrou supremacia e venceu na Força Livre e na 150
Destaque desde as últimas etapas de 2010, o piloto de Alta Floresta Hérico Flores # 706 já é um dos principais nomes do velocross de Rondônia na temporada. Hérico que este ano vem competindo nas categorias Força Livre e 150cc, lidera ambas com folga, tendo vencido as duas etapas até aqui disputadas. Na prova do último fim de semana, em Chupinguaia, após garantir os melhores tempos nas categorias 150cc e Força Livre, Hérico veio para a corrida determinado a ditar o ritmo e mesmo não tendo largado mal na primeira bateria da Força Livre, caindo e ficando em último, o piloto mostrou superação e antes da metade da corrida já havia recuperado a ponta. Nas demais baterias, o piloto que é a nova força da modalidade no Estadual venceu ambas de ponta a ponta, sem chegar a ser ameaçado pelos adversários. Apesar da pista travada e extremamente pesada, Hérico Flores mostrou estar fisicamente preparado para correr em qualquer tipo de terreno.

Hérico Flores venceu na 150 e na Força Livre em Chupim

Hérico Flores venceu na 150 e na Força Livre em Chupim

Na 230 Felipe Carvalho superou o campeão João Chagas
Na disputa da categoria 230cc, a mais forte do Velocross de Rondônia, a disputa equilibrada foi entre os pilotos João Roberto Chagas # 39 (Farmácia Brasil/Chagas Madeireira), atual campeão da categoria, com o jovem Felipe Carvalho # 112 e Valdinei Correia # 88 (Posto Pit Stop/Imaral Pneus/Lind´Água), que travaram grandes duelos na pista.  A briga ficou ainda mais forte com as presenças na prova de Kleiton da Paz # 55, Geraldo “Branco” Maciel # 25 (Honda MotoNoerte), ambos de Alvorada do Oeste, alem ainda de Osmar Canale # 68, Marco César # 2 José Pereira, periquito # 5 e Patrick Brito. Na primeira bateria, João Roberto largou na ponta e imprimindo um ritmo bastante forte se manteve a até o final, mesmo bastante pressionando por Valdinei. Já na segundo bateria, a vez foi de Felipe Carvalho largar na ponta e ditar o ritmo até a bandeirada final, com João Roberto chegando apenas na quarta posição. Com um primeiro e um terceiro lugar na prova, Felipe foi o grande vencedor do dia.

Reinaldo Selhorst enalteceu desempenho dos pilotos
Para o presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, Reinaldo Selhorst, a etapa de Chupinguaia superou todas as expectativas, na participação e desempenho dos pilotos, organização do evento por parte de toda a equipe da FMR, até o excelente presença do público, comparecendo e vibrando com o show de pilotagem na pista. “Graças aos esforços do prefeito Vanderlei Palhari, parceiro da federação em mais este evento, o profissionalismo de toda a equipe técnica, aliados ao desempenho dos pilotos, foram receitas para que tudo desse certo em mais esta prova”, disse Reinaldo frisado ainda que o pequeno atraso ocorrido em decorrência da limitação no número de equipamentos, foi cobrado da empresa responsável pela cronometragem e já para próxima etapa não deverá se repetir.

Selhorst (centro) é o presidente da Federação Rondoniense

Selhorst (centro) é o presidente da Federação Rondoniense

Para a segunda etapa do campeonato Rondoniense de Velocross 2011 a FMR contou com a importante parceria da Prefeitura de Chupinguaia e apoio do Ministério dos Esportes, Petrobras, Eletrobras, Governo de Rondônia, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputado estadual Valdivino Tucura, MegaBom Sorvetes, Castilhos Estruturas Metálicas, Cairú Transportes, Lind’água e Ciclo Cairú.

Resultado da segunda etapa do Rondoniense de Velocross 2011

Categoria 100
1° # 44 – Josemar Dias – Cacoal
2° # 80 – Marcelo Araújo – Cacoal
3° # 6 – Cleber Júnior – Cacoal
4° # 706 – Tarcísio Poli – Alta Floresta
5° # 5 – Ozias Vieira – Rolim de Moura

Categoria Sênior
1° # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2° # 5 – Agnaldo Feliciano – Espigão do Oeste
3° # 37 – José Pereira – Santa Luzia do Oeste
4° # 44 – Leandro Silva – Alta Floresta
5° # 7 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

Categoria 150
1° # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
2° # 75 – André Carbonera – Cacoal
3° # 11 – Alexandre Chiarapa – Rolim de Moura
4° # 51 – Emerson Rodrigues – Rolim de Moura
5° # 30 – Marcelo Pablo – Alta Floresta do Oeste

Categoria Força Livre
1° # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
2° # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
3° # 88 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
4° # 87 – Jackson Bernardino – Cacoal
5° # 25 – Geraldo ‘Branco’ Maciel – Alvorada do Oeste

Categoria 230
1° # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2° # 39 – João Chagas – Santa Luzia do Oeste
3° # 55 – Kleiton da Paz – Alvorada do Oeste
4° # 88 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
5° # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste

Confira como foi a primeira etapa do Rondoniense de Velocross 2011

1ª Etapa – 1º de maio – Alta Floresta do Oeste

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly