Neck Brace: opcional ou obrigatório ?

Por Jorge Soares | Foto por Divulgação | 18 de maio de 2011 - 8:21

Atualmente o uso do Neck Brace, o já conhecido protetor de pescoço e coluna vertebral, é um equipamento de uso opcional pelos pilotos de Motocross e Supercross no Brasil, e em praticamente todos os países. Este equipamento foi desenvolvido após vários acidentes que, ou levaram pilotos a morte, ou os deixaram com graves lesões, muitas irreversíveis.

Eu tomei a decisão de escrever esta coluna para reforçar um pedido que fiz ao Roberto Boettcher, diretor de Motocross da CBM e ao Paulo Della Flora, diretor de prova da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, logo após a segunda etapa do Brasileiro de Motocross disputada no dia 8 de maio em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.

O meu pedido para o Boettcher e para o Della Flora, foi que para o regulamento de 2012 do Brasileiro de Motocross deveria ser feito um estudo para quem sabe incluir o uso obrigatório do Neck Brace nas corridas do campeonato nacional do Brasil. O que sugiro fazer é fazer pesquisas com pilotos e também parcerias com fabricantes e distribuidores do equipamento para com isto baixar o valor para os pilotos filiados a entidade e com isto facilitar a compra por parte dos pilotos e ou equipes.

E o meu pedido para os diretores da CBM foi porque durante a disputa da categoria 65, um piloto acabou levando um forte tombo, sendo levado imediatamente para o hospital. O fotógrafo Valdinei Caetano, que estava próximo e assistiu a cena, dizendo para mim, que não assisti o fato, que queda foi chocante, e se não se não fosse o Neck Brace o tombo poderia ter sido fatal.

Este é um dos modelos de uma gama que existem de Neck Brace

Este é um dos modelos de uma gama que existem de Neck Brace

Dito isto, neste caso então pode se dizer que o equipamento salvou uma vida, e temos que avaliar mais profundamente se é necessário que se tenha uma queda fatal para que se faça obrigatório o uso do Neck Brace. E para finalizar esta coluna, nada se encaixa melhor do que diz aquele velho ditado: é melhor prevenir, do que remediar !!

Compartilhe este conteúdo

Comentários

rodolfo disse:

Apoio total …deve ser obrigatório!!!
Já quebrei as vertebras c1 e c2, por um milagre sobrevivi e continuo no esporte, mas nao usava o neck brace na epoca.
Segundo os medicos especialista que consultei, disseram que se estivesse com o protetor seria bem menor o estrago.
O pessoal gasta com equipamento na moto, mas na economiza na segurança.
parabéns pela iniciativa!!!

Gabriel MAttes "Gabiru" disse:

\o acho o uso muito importante!
para mim já ajudou em 2 tombos !

Bruno Baggio disse:

Essa idéia é boa eu uso inclusive, mas queria sabe se vai ser obrigatorio no gaucho de motocross ????

Vlw !!!

Esly Junior #896 disse:

Twitter: Esly_Junior
Apoiadissimo!

Anderson Amaral disse:

eu acho que deve ser obrigatorio sim o uso do protetor , acho muito importante para a segurança de todos os pilotos

Zenha disse:

Ja deveria ser obrigatorio , total apoio , deveria ser tambem em enduros Cross Country e FIM , regularidade já acho que não precisa .

muito bom termos como obrigatorio o uso do neck brace ,pois todo a segurança e bem vinda

Leandro #98 disse:

Jorge é isso aí…..

To falando que a CBM esta precisando de pessoas que vê o esporte de todas as maneiras, e a segurança é a principal!! Totalmente apoiado!!
Só uma coisa, em quase todos os esportes de velocidade há um protetor parecido com o para motocross!! Totalmente apoiado!

Alberto disse:

Na minha opinião sobre esse assunto teria que ser algo mais técnico,,, dizer que protege, dar testemunhos de que se não tivesse teria sido pior,, com certeza vai ter muitos,,, mas a realidade é que o motocross existe a mais tempo que o protetor de pescoço, existe algum levantamento de acidentes que causaram danos antes e depois do uso do protetor??? falo isso porque já ouvi um monte de coisas a favor e contra também,, como de que a proteção que vai na coluna, ja esmagou a vertebra de pessoas que o usavam,,,, mas se a maioria das pessoas tem a certeza de que protege mesmo,,,,,,, eu por ex. vou parar de correr, se for obrigatório, pois, como tenho o pescoço pequeno,, já tentei usar e o mesmo me sufoca e causa desconforto…. por enquanto sigo mais o exemplo,,, de que se muito pilotos americanos e mundias não usam é porque eles também tem seus motivos. Minha opinião… Quanto a acidentes,,, sou mais da opinião da |Religião… de que se plantamos,, nós ou nossa familia coisas ruins,,, Deus nos faz pagar da mesma forma, com nós mesmos, com nossos pais, com nossos filhos, ele sempre encontra uma forma de nos punir, pelo mal que causamos…. por isso plantem e cultivem o bem para todos, pois a colheita vai ser da mesma forma,,,, Abraço.

É verdade que pagar 1000 reais em um leatt-brace para muitos é um grande custo, mas se olharmos bem, a vida é de maior valor e perder ela por conta de uma simples economia, é indignante.
Não sou piloto profissional, mas um dos primeiros itens de segurança que comprei foi o Leatt-Brace. Uso e aprovo & para aqules que não usam..,pensem bem, pois economizar em segurança, pode se tornar muito caro !!!

fabricio magalhaes disse:

com certeza proteçao nunca e demais e tem uma grade maioria que estao usando coletes pequenos que nao protegem nada e ainda tem aqules coletes de borracha que so protegem das pequenas pedras,concordo com o uso obrigatorio e com a reduçao de custo pois os protetores fabricados aqui nao poderiam passar de 200,00 e um absurdo a margem de lucro que as empresas ganham com os equipamentos de motocross no brasil,o pais dificil viu,valeu

Max Rocha -RJ disse:

Total apoio mano, parabens!

gustavo amaral disse:

bom dia a todos , eu acho muito importante o uso do neck brace eu msm ano passado se nao fosse o protetor tinha quebrado o pescoço, acabei virando de frente em uma mesa e cai de cabeça ea moto me pegou em cheio nas costas e na cabeça, so nao aconteceu nada mais grave por que estava protegido com o neck brace que ainda acabou quebrando, tenhu ele no meu quarto de recordação kkk .

IGOR disse:

Esse assunto é muito importante e com certeza merece ser estudado com cautela. Se não estou enganado para o Rally dos Sertões o uso do neck brace já é obrigatório.

Gleidiano #38 disse:

a cho certo o uso obrigatorio sim pois sofrei um tombo estou machucado ate hoje se eu estivesse com este equipamneto nada teria certo.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly