Enzo teve mais uma importante conquista nos USA

Por Sandra Souza | Fotos por Divulgação | 05 de junho de 2011 - 22:47

O piloto gaúcho de Motocross Enzo Lopes, de 11 anos, desembarcou no Brasil no início da semana que passou, e trouxe na bagagem mais um grande feito realizado nos Estados Unidos. O jovem piloto classificou-se para o campeonato Americano Amador de Motocross Loretta Lynn´s, que é considerado o campeonato amador de Motocross mais importante do mundo.

Para se ter uma ideia do nível técnico elevado desta competição, dos mais de 40 pilotos inscritos em cada uma das categorias em Muddy Creek, somente os 7 primeiros foram classificados nesta fase final. Enzo já havia passado pela primeira fase de classificatórias em fevereiro desse ano em Reddick, na Flórida, e retornou aos Estados Unidos na última semana de maio para quatro dias de treinos e competições na pista de Muddy Creek, em Blountville, no Estado do Tennessee.

Fila de pilotos para alinharem no gate

Fila de pilotos para alinharem no gate

Depois de treinar apenas um dia na pista arenosa de Muddy Creek, os treinos foram interrompidos pelo alerta de tornados que passaram pelo Tennessee, e no Sábado e Domingo, Enzo conquistou a classificação definitiva em 2º lugar na categoria 65cc e em 4º lugar na categoria 85cc.

Segundo Kip Bigelow, diretor do AMA Motocross, “os melhores pilotos amadores do mundo de uma forma ou de outra chegam ao topo dos campeonatos Amadores Nacionais do AMA, mas classificar para o Loretta Lynn´s não é fácil.  Os competidores precisam passar pelos desafios do sistema de classificatórias Estaduais e Regionais, para garantir que somente os melhores entre os melhores cheguem ao line up final no campeonato Loretta Lynn´s”.

Enzo #92 alinhado para a disputa da categoria 85

Enzo #92 alinhado para a disputa da categoria 85

Este é o campeonato americano que serviu de base de lançamento para os maiores nomes do Motocross e Supercross de todos os tempos, incluindo Ricky Carmichael, James Stewart, Ryan Villopoto e Ryan Dungey.  Neste ano, são mais de 25 mil pilotos este ano disputando 1.400 vagas disponíveis em 33 categorias.  A 30ª edição do Loretta Lynn´s acontecerá na primeira semana de agosto no Rancho da cantora country Loretta Lynn, em Hurricane Mills, no Tennessee.

Estrutura da equipe do piloto brasileiro nos Estado Unidos

Estrutura da equipe do piloto brasileiro nos Estado Unidos

Competindo com pilotos mais velhos e mais experientes, Enzo Lopes demonstrou novamente o talento e a habilidade que têm marcado sua carreira nas pistas, tanto do Brasil como do exterior, e conseguiu uma classificação inédita para o campeonato que os próprios americanos consideram o ‘Super-Bowl’ do Motocross. Enzo Lopes é patrocinado por Pirelli, Mobil, Kawasaki e Léo Motos.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Twitter: claudiodamata38
Ernani, pelo jeito vc não conhece Motocross…. uma pena !! para seu conhecimento, pratico Motocross desde os anos 80 e a minha primeira prova oficial foi em 1983. Sou um conhecedor profundo do esporte, procuro estudar sobre o esporte, tenho literatura, revistas americanas, italianas, francesas, alemãs e brasileiras. Não fico só no achismo como muita gente e provavelmente vc.
A Honda é o câncer do nosso Motocross !!! antes ela saísse mesmo, pois tudo que entra, quer manipular !!
Que comecemos do zero, sem a sua interferência, que comecemos de novo !!! melhor será para o esporte !
E tem mais, este monte de equipe, se vc não sabe ela monte uma minúscula estrutura para elas, provavelmente somente a moto e um pouco de dinheiro.
Fato é que anos anteriores, os Factories Honda ganhavam até 500.000 mil reais por ano. Hoje com este monte de equipezinha que a Honda criou, se derem para seus pilotos satélites uns 80.000 por ano seve ser muito.
O Enzo é bom não pelo que anda aqui no Brasil, ele mostrou ser bom com os resultados no país do Motocross. Ganhar nos Estados Unidos, onde em cada esquina tem um ótimo pilotinho de Motocross é sim um fato de se elogiar.
Outro fato, o Balbi por anos e anos defendeu a Honda e nunca teve a oportunidade como o Zanoni está tendo agora… compare os resultados em provas internacionais entre os pilotos brasileiros, quem sempre está na frente? Velho ou não, Balbi que desponta, pois precisa de experiência, convívio com campeonatos fortes e verdadeiramente organizados.
Falar que chegou cedo em casa….. vc acha bom um campeonato onde um bateria são de 20 minutos e a segunda são de 30 minutos ??? É uma vergonha !!!
Assim nunca pilotos do Brasil terão condições de andar bem lá fora !
Em prol de uma transmissão fajuta para a TV aberta, mudam até a regra da competição…. e eu fiquei observado a bateria que passou na TV, logo a seguir passou um programa idiota lá que nem merecia ser colocado no ar, melhor mesmo seria ter colocado a bateria ao vivo, mas com os 30 minutos corretos.
Não será assim que a visilibidade do esporte será aumentada com mudanças de base nas regras. Prova é prova e tem que ser com os 30 minutos como manda os melhores campeonatos.
Bom, se é defensor da Honda ou não. problema é seu, eu tenho motivos para falar isto, pois acompanho há mais de 3 décadas o esporte e sei bem o que estou falando !

Cláudio da Mata
Motocross Over 45

paulokunt disse:

Esse moleque e muito bom em indaiatuba ele tava com uma dois tempos ai nao deixaran ele andar foi um pecado seria bonito ver uma verdinha largando na ponta

fausto disse:

caros amigos nos temos e que ficar orgulhozos de ele ser brasileiro da forma que ele ta indo com certeza ele o melhor piloto brasileiro e uma pena que so temos um enzo u que o pai dele ta fazendo e o que as equipes tipo honda ou pro tork deveria ta fazendo … nao ficar mandando um piloto ja maduro pro mundial tai ai o rezultado um monte de piloto quebrado este enzo sim vai ta preparado pra um mundial no futuro todos sentirao orgulho dele ……… um abraço a todos

luti disse:

O enzo e o balbi sao os q vao la fora e conseguem representar o brasil , olha o fiasco da ”equipe honda no mundial”…..

Parabens a o enzo e a o leo pai dele q tem corajem e vao la fora e andum na ponta , q forum la e formarum uma estrutura vencedora …

Twitter: FISCHER
GUTO ACHO QUE É APENAS A VERDADE !!! NÃO ADIANTA INVENTAR HISTORIAS VÇ NÃO ACHA !!! A VERDADE É ESSA !!! HIHIHI….O GAROTO É BOM MESMO !!!

tiago disse:

a questao do locutor fica dificl opniar, pq la no evento, tava a transmissão do zezito, bem enjoativa por sinal. ja na transmissao de tv e internet, ai nao sei, pq la a gente nao escutava a locução do valerio. agora a questao dos horarios e cronogramas, isso foi um vergonha total!

guto disse:

BOA OLVANIO.. FALOU MUITO BEM! QUANTO AOS Q TORCEM CONTRA, CHOREM !

guto disse:

nossa, o piloto q melhor representa o RS, e tem gente falando no pai dele velho, vão se tratar..se ele tem moto boa, fazer o que, cada um usa o que axa melhor..então se é pra comentar essas bobagens, fiquem quietos!

Twitter: FISCHER
OLA PESSOAL SOBRE O ENZO LOPES ACHO QUE SE ELE TEM PATROCINIO , TEM EQUIPE , TEM MOTO … O GAROTO É FEEERRRRAAAA MESMO !!! FAZ POR MERECER É MUITO TALENTO E EXPERIÊNCIA PARA UM GAROTO DE 11 ANOS !!!! TEM PILOTOS QUE PASSAM A VIDA COMPETINDO E NÃO CONSEGUE A MÍDIA QUE ELE TEM !!!

guto disse:

para gilmar.. tah brincando esse muleke é nosso orgulho…vamos dar força ao enzo q vai ser o melhor piloto brasileiro de tds os tempos.. #vaipracimadelesenzo2 !!!!

Gilmar disse:

o menino é rapido mas vamos devagar!! nenhum piloto no Brasil tem esquema que ele tem ! treinamentos estrutura aqui ,e nos EUA, e o que eu sei esta moto dele éra do AdaM Ciançarulo, entào nao vamos generalizar, familia e puxas sacos de plantao ,vamos devagar para o a garoto nao virar estrela antes da hora, estao Fabricando um piloto, com muito trabalho dedicaçao e investimento, Parabéns a Familia , mas vamos devagar!

fausto disse:

i ai rapaziada vamos devagar com as criticar porque eu acho que o brasileiro ja era pode ate continuar so que vai ficar muito desmoralizado com tudo que ta acontecendo .. quem vai ganhar com tudo isto sera a super liga …….. nos todos que critica,os a super liga no ano passado vamor ter que nos render a tendencia do brasileiro e se acabar infelismente ………… um abraço a todos

Aço disse:

E ai galera,

Mas então se nem o Valério presta, vamos convocar o Ximboca para todos os campeonatos, se é que vai continuar os outros campeonatos Krssssssssssss.

sandra souza disse:

Twitter: enzolopes_2
Prezados Claudio e Ernani,
Como Assessora do Piloto Enzo Lopes, gostaria de agradecer pelos elogios a ele e tecer alguns comentários a respeito do momento pelo qual a carreira do Enzo está passando:

Esse é o primeiro ano do Enzo na categoria 85cc, cujas rodas são pequenas porque ele tem apenas 11 anos e pesa 33 kilos. Tentamos sim conseguir uma vaga para ele no Troféu Honda que aconteceu durante o Mundial em Indaiatuba, apenas para que ele tivesse mais uma chance de treinar junto com os mais velhos, não para aparecer, pois isso ele já vem fazendo espontaneamente em todas as provas da Categoria 85cc da Superliga e do Brasileiro, sempre largando de ponta e subindo ao pódio, dando trabalho para os já veteranos dessa categoria. Como a Honda não permitiu que ele competisse com sua KX 100cc, não houve como ele correr, afinal a prova era Troféu HONDA 150cc.
De toda forma, em nome do Enzo e de sua família, agradeço pelos comentários e reitero que o Piloto Enzo Lopes se destaca naturalmente no Brasil e no exterior pelo seu talento, habilidade e enorme dedicação ao esporte.
Sandra Souza – Assessora do Piloto Enzo Lopes

André disse:

O enzo é um grande piloto, mas a respeito da moto dele, acredito que não fica muito longe da moto dos outros pilotos, pelo que da pra ver tem varias peças americanas, a suspenção dele se vcs olharem de perto veram que é americana, e uma 85 2t anda muito parecido com uma 150cc… Mas claro, ele é mais novo, quando tiver na idade desta catergoria, com certeza vai estar na ponta. Vlw

Ernani disse:

Alias seu Claudio da Mata,,, só pra sua informação, o Enzo ta andando o que ta andando, por uma série de fatores,,,, mas principalmente pela moto 2T que esta usando,, que nem perto de uma 85cc ela é…… com rodas pequenas e tudo mais…. coloca ele numa 150 pra ver se ele consegue andar???? o “simpatico” do pai dele colocou ele numa 150 pra “tentar” aparecer no mundial em Indaiatuba,,, ele conseguiu andar??? então,,,, com certeza tem motos que se encaixam com o biotipo de cada piloto,,, parabéns para o Enzo…”ele” mereçe….Esse tem tudo para ser um dos maiores pilotos do Brasil,,,,

Ernani disse:

Eu estava lá,,,, e não foi bem assim,,,,, cuidado com os comentarios,,,,, não entendo porque vcs gostam tanto de criticar,,,, sou fã de carterinha do Balbi, e nenhum momento vi ele ser esquecido pelo Valério… alias nem foi o Valerio que narrou, foi o Zézito,,,,,,, vcs criticam o que a HOnda ta fazendo,,, mas se não fosse a Honda não teria mais motocross no Brasil,,,, essa é a realidade,, olha quantas equipes eles bancam, apoiam,,,, quem mais faz isso???? se não fosse a Honda liberar equipes pra andar no Brasileiro, como seria o campeonato da CBM???? não sou nada fã da Honda,, mas temos que admitir o trabalho que eles estão fazendo, junto com a Romanholli mereçe todo respeito,,, ontem eram 2 horas da tarde ja estava viajando de volta para minha familia…. quando tivemos isso???? se vcs criticam esse ” BELO ” campeonato….. o que vcs então dizem da bagunça da CBM???? parem com isso…… cuidem com as palavras,,, pois num futuro proximo talves vcs terão que engolir a seco,,,, Criticar é parte mais facil,,,, fazer…. isso sim,,, quero ver quem faz………… alguem de vcs estão fazendo alguma coisa pelo esporte??? além de criticar,,, o que esta sendo bom!!!!!!

Rodrigo disse:

Ae Claúdio, falou tudo esse Valério é um verdadeiro babaka, so fala dos pilotos honda, o Balbi que acabou de vim de uma lesao no ombro acredito eu que nao 100% recuperado deu pau nos pilotos honda na primeira bateria e ele nem se quer fez um elogio, se empolgava quem o piloto Roberto Castros fez algumas ameaças de ultrapassagem no balbi, é mesmo um Zé Ruela esse cara .

Fabricio Magalhaes disse:

Acredito muio nesse menino.o Enzo tem tudo p se tornar um idolo brasileiro nos EUA e que tudo o que esta sendo planejado possa se realizar p ele e o pai dele.Quanto a transmissao da superliga e uma pena pois estao esquecendo do profissionalismo e a falta de respeito com pilotos de outras equipes,tem ser igual com todo mundo o campeonato e da honda mais o esporte e de todos.

Juarez(Boston) disse:

Muito bem observado e postado,,,todo mundo percebe o que e feito pelos Srs Honda no nosso pais….Deveriam “TENTAR”,pelo menos,visualizar o maior campeonato do mundo(AMA) e ate mesmo o MUNDIAL…..

Juarez

Ronaldo disse:

Boa Claudio! Porem faka serio esse valerio é um babakaaaa!
Nem do Balbi qu é o maior píloto brasileiro de todos os tempos ele fala…
So fala em Honda….nada profissional

Twitter: claudiodamata38
Assisti hoje a superliga onde o Enzo detonou tbm na categoria 150cc. Pena que este campeonato seja da Honda, pois eles não transmitem as informações como elas são. O Enzo estava fazendo um grande feito, todos os concorrentes mais velhos, com motos 4T e com maiores cilindradas 150cc e Enzo com uma moto 2T e provavelmente com uma moto de 100cc ( se não for a de 85cc….) e andou mais da metade da prova na frente !!!
Este tipo de atitude que gostaria de ver no Brasil, não importa se o campeonato é da Honda, tem que dar valor o que é para ser valorizado. Se o piloto estava detonando os Honda Boy´s com uma Kawasaki, que inclusive tinha aros menores que as Honda, deveriam ser dito isto na transmissão !
Mas como Valério Neto é pago pela Honda e ela não sabe aceitar este tipo de situação, só falaram na transmissão que ele era um piloto mais jovens que os outros….
O Brasil precisa muito respeitar o que é fato. Acho que o Sr, Yasuda precisa encarar que esporte não é do jeito que ele quer, o esporte tem que ser limpo, valorizar quem realmente precisa ser valorizado e respeitar as outras marcas que prestigiam o campeonato criada por ela!

Graças a Deus que logo logo o Enzo estará correndo integralmente em terras americanas e lá saberão valorizá-lo por inteiro.

Cláudio da Mata

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly