Afinal, quem é o Trilheiro ?

Por Divulgação | 10 de junho de 2011 - 12:53

Estreando a sessão Trilheiros aqui no site Mundocross, estamos publicando uma coluna escrita por um médico de profissão e Trilheiro por diversão. No último dia 10 de maio completou um ano do novo layout do site Mundocross, e na ocasião anunciamos que teríamos algumas novidades a partir daquela data.

E seguindo uma sugestão enviada por um de nossos leitores, criamos a sessão Trilheiros aqui no site Mundocross, (demorou mas saiu né Gilnei !!!) onde publicaremos assuntos relativos a este esporte, como encontros, fotos de grupos, reuniões de trail clubes, onde o pessoal poderá interagir através dos comentários.

E para abrir as publicações aqui na nova sessão Trilheiros, estamos colocando no ar aqui no Mundocross uma coluna que está circulando pela internet e que achamos legal compartilhar. Se alguém souber quem foi o médico/Trilheiro que escreveu esta coluna, por favor nos informe para podemos dar o crédito ao autor.

E os Trilheiros sintam-se a vontade para enviarem matérias de seus grupos, clubes, encontros para a gente publicar aqui no Mundocross. Tenham uma boa leitura !!!

Afinal, quem é o Trilheiro ?

Todas as profissões tem as suas peculiaridades, e acontece o mesmo com os Hobbys. Existem pessoas que escolhem, por exemplo, a profissão de cirurgião para ter prazer em abrir a barriga dos outros, colocar suas tripas para fora e mergulhar as mãos num mar de sangue. Esta é a ideia geral que se faz do profissional da área de saúde.

Puro engano. Existem aqueles que escolhem especialidades mais intelectuais e detestam o tal liquido vermelho arterial. Esse tipo de divergência de opinião pode ocorrer em dezenas de profissões e hobbys, mas não nos chamados ‘Trilheiros’.

Parece haver uma uniformidade de vontades e desejos entre esses fanáticos enlameados. Pessoas bem sucedidas nas suas profissões que tornam-se verdadeiras crianças dentro das poças de lama que encontram pela frente, isto é, que eles mesmos procuram.

Sérios chefes de família, conceituados dentistas e advogados, comerciantes dedicados, engenheiros especializados, magistrados compenetrados… deixam de lado a robustez das suas togas e jalecos, esquecem as amarguras dos tribunais e consultórios, afastam-se da rigidez do papel de comandante de uma grande família e viram adolescentes com seus brinquedinhos novos e caros.

Deixam suas casas nas manhãs mornas de sábado ou de um domingo ensolarado que qualquer mortal aceitaria ir à praia, piscina ou tomar um bom banho de rio para paramentar-se de gladiador moderno ou como se fosse um cavaleiro das cruzadas montanhescas e ir buscar em cima de sua moto de trilha um novo caminho nunca antes desbravado.

Quem é esse tarado benigno que gasta tanto dinheiro comprando motos fora de série, equipamentos sofisticados, rodas magnetizadas, micro-câmeras que são acopladas nos seus elmos – capacetes – para em questão de horas sujarem todo o seu empenho financeiro nas estradas esburacadas e inexistentes das montanhas brasileiras ?

Quem é esse compulsivo sobre duas rodas que compra revistas com fotos dos seus ídolos imundos da lama das Trilhas percorridas ?

Quem é esse obsessivo por sofisticação de pneus, motores, capacetes e armaduras que expõe todo esse conhecimento tecnológico em locais que serão vistos apenas pelas vacas, bezerros e carrapatos, ou quem sabe em uma filmagem tremida que será postada na internet na qual nada se vê a não ser poeira e mato ?

Quem é esse bípede motorizado que comparativamente seria capaz de perseguir a mais linda das mulheres difíceis do planeta e após conseguir conquistar o seu amor, tornar-se-ia entediado a ponto de renegá-la… como quem dissesse que uma montanha selvagem conquistada já não teria a mesma graça… e sai em busca da irmã mais difícil e mais bonita ?

Enfim, entendo como escritor, que o Trilheiro não nasceu de uma fácil cesariana. Ele provavelmente veio ao mundo retirado de fórceps, por uma parteira em uma cama de hospital sem recursos, no meio da selva amazônica e à luz de vela…

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Priscila disse:

Que irado! Tanto o texto, quanto fazer trilha, que deve ser fantástico! (O mais próximo que cheguei disso foi quando convenci umas amigas a subir uma colina e achamos uma cachoeira lá).
Espero um dia ter a oportunidade para fazer trilha de verdade, com direito a muita lama rsrs

MARCONE JR disse:

PARABÉNS, SIMPLESMENTE RELATA A ALEGRIA E A EMÇÃO DE TODOS NÓS QUE CURTIMOS O UNIVERSO DAS TRILHAS!! UM ABRAÇO A TODOS .

SILAS SOUZA disse:

Parabens, isso vai sere muito importante para interaçao dos trilheiros no Brasil

abrss a galera do ZERO ASFALTO TRAIL CLUB

TONY (CURVELO MG) disse:

OI GALERA TIVE A OPORTUNIDADE,DE VER O DOCUMENTARIO SO HOJE…E DESDE JA VOU PARABENIZAR ATODOS DO SITE MUNDO CROSS PELA BELA IDEIA….SOMOS SIM TRILHEIROS DE CORAÇAO……E COM MUITO ORGULHO E PRAZER Q VAMOS DESBRAVANO ESSA BELAS MONTANHAS DE MINAS.MINHA ESPOSA COSTUMA DIZER .VC SUJO OUTRA VEZ……RSRSRSR….A RESP E RAPIDA …….CHEGO SUJO MAS DE ALMA LAVADA……..AQ ABRAÇO AI PRA GALERA DE TRILHEIROS DE TODO BRASIL ……VAMOS LA VAMOS PROVA PRA TODO MUNDO Q SOMOS SIM GRANDES ~~PILOTOS~~ EM TRILHAS E TERRENOS A CADA SEGUNDO DESCONHECIDO……NOS ENCONTRAMOS DE NOVO AQ NO MUNDO CROSS ….AGORA NO NOSSO CANTINHO……VALEU GALERA……………….

Anderson Brito oz ureias disse:

e isso ai, um trilheiro poeta

Muito bom, o trilheiro é assim mesmo. Parabéns Jorge, parabéns Mundocross. Abração à todos e viva o Treckmachin…uóp, uóp.

Devo concordar com meu colega de prefissao;muitas vezes meus colega s de trabalho me perguntam pq eu gosto tanto de moto e principalmente do offroad?Eu digo q desde quando eu era pequeno e via um certo piloto de motocross “fireball” andar no Brasil e fazer aquelas curvas com a moto deitada e quase escostando o guidao no chao,eu tinha certeza q quando tivesse um dinheirinho eu iria andar de moto,;mas eu gosto é de trilha ,enduro e paisagens.Sou anestesiologista em Goias e o offroad, as trilhas,o crosscountry sao as minhas paixoes, deixo de fazer algumas coisas para andar de moto.Vai ai um abraçao ao mundo da trilha e aos meus grandes amigos do offroad Dr.Maryo Kempes de Natal ,Murilo, Pé de Cachorro Vanderley e W. Garcia de Goiania q se recupera e vai voltar com a garra de sempre.VAMP!!! VAMP!!!

Ygor disse:

Gostaria de dar uma sugestão que na seção Trilheiros fosse colocado um espaço para o calendario de trilhas… assim todos poderiam postar a data local e outras informacoes importantes da sua trilha

Abçss

Tiago disse:

Parabéns a equipe do Mundocross pela seção dedicada aos Trilheiros!!!

Abraços da Equipe de Trilheiros Barro no Zóio…

Felipe disse:

Parabéns Autor, se apresente para nós, garanto que é um ótimo piloto!

fausto disse:

ai jorge teria que voltar e o programa mundo cross era bom demais

fausto disse:

e por isto que sou viciado neste site vcs sao nota 11 .. um abraço a todos

odilan junior disse:

e nois na trilha

odilan junior disse:

demoro

fabricio disse:

PARABÈNS, FALOU TUDO!!

Maurinho disse:

Muito show. e a realidadade viva!!!

Aço disse:

Parabéns ao autor, muito show. Parabéns Jorge pelo site esta cada dia mais completo.

marcelo disse:

Simplesmente sensacional

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly