Riderson estreou no Rondoniense de VX em Presidente

Por Chico Limeira | Fotos por Divulgação | 13 de junho de 2011 - 23:27

Na festa dos 30 anos de emancipação político administrativo do município de Presidente Médici, mais de 100 pilotos estiveram presentes no último fim de semana na pista do Municipal, participando da etapa do campeonato Rondoniense de Velocross 2011. O destaque da prova deste domingo, 12 de junho, foi para o público, que foi superior a cinco mil pessoas presentes nas arquibancadas.

Já as emoções estiveram por conta do piloto de Rio Branco (AC), Riderson Carlos # 80 (Equipe Mastter Racing), que fazendo sua estreia na modalidade, foi o vencedor das categorias Força Livre e 230cc, superando o duelo particular com Hérico Flores # 706 (Fazendo Flores), de Alta Floresta do Oeste e Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura, líderes da temporada nas respectivas categorias.

Disputas levaram muitas emoções ao público do VX em Presidente

Disputas levaram muitas emoções ao público do VX em Presidente

Líder Josemar venceu mais uma na categoria 100
Abrindo oficialmente a prova do dia, a disputa da categoria 100cc começou com Leonardo Honorato # 99 largando na frente e liderando as primeiras voltas. Josemar Dias # 44, de Cacoal, líder da categoria, não fez uma boa largada, saindo no pelotão do meio, mas imprimindo um ritmo forte e consistente, aos poucos o piloto foi ganhando posições e pouco depois da metade da prova já havia recuperada a ponta, para receber a bandeirada em primeiro lugar. Na segunda bateria, Josemar Dias largou bem e manteve-se á frente de ponta a ponta, até vencer e abrir vantagem na liderança do campeonato. Ozias Vieira # 5 de Rolim de Moura foi uma ameaça constante ao líder, mas terminou a prova em segundo lugar, com Tarcísio Poli # 706, de Alta Floresta na terceira posição, Leonardo Honorato em quarto e Wellington Câmara # 33 na quinta colocação.

Josemar Dias

Josemar Dias

Canale mantém hegemonia entre os pilotos da Sênior
Contando mais uma vez com um grande número de pilotos inscritos, a categoria Sênior foi de grandes emoções, com disputas acirradas, onde Leandro Silva # 44, de Alta Floresta, Aguinaldo Feliciano # 5, de Espigão do Oeste, Itamar Tadeu # 77, de Cacoal e José Pereira # 37, de Santa Luzia do Oeste, se revezaram na ponta da fila com o líder Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste. Já na primeira bateria, Canale teve problemas na largada, enquanto Leandro Silva disparou na ponta. Aos poucos o atual campeão da categoria foi ganhando posições até passar á frente e receber a bandeirada em primeiro lugar. Na segunda bateria, a disputa mais uma vez foi forte, com Canale e Leandro se revezando na ponta. Osmar novamente teve problemas, perdendo o percurso, mas se recuperou em tempo com a soma dos pontos acabou superando o adversário e garantindo o lugar mais alto do pódio.

Osmar Canale

Osmar Canale

Riderson andou forte e venceu a disputa na Força Livre
Na categoria onde Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura e Hérico Flores # 706, de Alta Floresta eram os fortes candidatos a ocupar o topo do pódio, a prova de Presidente Médici ganhou um adversário bastante forte. Riderson Carlos # 80, patrocinado pela Mastter Moto e Porto Velho, piloto com história no MotoCross, fez a sua estreia na modalidade de Velocross e já chegou ditando o ritmo da corrida. Ainda nos treinos classificatórios pela manhã, Riderson conseguiu estabelecer a melhor merca da prova, fazendo o percurso com menos de um minuto. Tanto na primeira quanto na segunda bateria, o piloto acreano soube usar sua experiência e potencia de sua CRF para superar seus adversários e garantir a primeira colocação, com Felipe Carvalho em segundo e Hérico Flores em terceiro, Geraldo  Maciel # 25 em quarto e Kleiton Klitzke # 55 em quinto. Fabrício Moreira # 50, Pedro Tozzo # 38, Valdinei Correia # 88, Fábio Moura # 14, Patrick de Brito # 777, Maicon dos Santos # 22 e Marioney Moreira # 16 formaram o pelotão seguinte.

Riderson Carlos

Riderson Carlos

Com ritmo forte, Flores mantém liderança da 150
Na disputa com o maior número de motos na pista, 23 no total, a categoria 150cc proporcionou grandes pegas, principalmente entre os pilotos André Carbonera # 75, de Cacoal e Emerson Rodrigues # 51 de Rolim de Moura, que tentaram a todo custo quebrar a hegemonia do líder Hérico Flores # 706, da cidade de Alta Floresta. Na primeira bateria, Hérico largou bem impôs seu ritmo forte, com Flavio Pereira # 18, de Santa Luzia, na segunda posição, enquanto os demais travaram duelos num segundo pelotão mais afastado. Contudo, apesar de largar bem, Flavim que está voltando de fratura e iniciando na disputa da 150cc, sentiu a falta de ritmo e acabou perdendo a segunda posição para Emerson. Na segunda bateria, Hérico largou na ponta, mas perdeu o traçado e acabou caindo para a sexta posição, com Emerson a assumindo a ponta. Fazendo uma corrida de recuperação, Hérico foi ganhando posições e já nas últimas voltas passou Emerson e garantiu a vitória e liderança isolada da categoria. Flavim em sua primeira corrida da temporada já garantiu a quarta posição.

Hérico Flores

Hérico Flores

Com superação, Riderson garantiu vitória também na 230
Em mais um duelo forte entre o jovem Felipe Carvalho # 112 e experiente Riderson Carlos # 80, prevaleceu a experiência do piloto acreano, que conseguiu superar as adversidades e conquistar o lugar mais alto do pódio na categoria mais forte do velocross de Rondônia. Fazendo uma boa largada, Riderson liderava a primeira bateria até as três últimas voltas,quando o pneu de sua Honda furou e ele acabou perdendo a posição para Felipe. João Roberto Chagas vinha em terceiro, mais não conseguiu tirar a diferença, mantendo a posição.  Na segunda bateria, Felipe largou em primeiro, Victor Carlos # 4, o Vitim que retornou nesta prova á disputa da modalidade, em segundo e Riderson em terceiro. Contudo o aguerrido acreano forçou o ritmo e logo de início ganhou a ponta para se manter até a bandeirada final.Vitim que havia passado á frente de Felipe, perdeu o traçado e ficou na curva terminando na terceira posição, com Geraldo Maciel # 25 em quarto e João Roberto em quinto. Riderson e Felipe somaram a mesma pontuação mas como critério de desempate, por ter vencido a segunda bateria Riderson Carlos foi o campeão da prova.

Riderson Carlos

Riderson Carlos

Pódio da categoria 230

Pódio da categoria 230

Presente na festa, o prefeito José Ribeiro (PMDB) parabenizou os pilotos pelo espetáculo proporcionado e ao grande público presente no Motódromo Municipal de Presidente Médici prestigiando a corrida que, para o chefe do executivo municipal, já faz parte do calendário anual de festas. O prefeito reafirmou o compromisso de parceria da cidade com a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, prometendo para 2012 mais uma prova para a cidade de Médici. Zé Ribeiro fez questão de enaltecer o empenho e profissionalismo de toda a equipe a FMR, além a grande estrutura oferecida nos eventos promovidos pela Federação.

Resultado da terceira etapa do Rondoniense de Velocross 2011

Categoria 100
1º # 44 – Josemar Dias – Cacoal
2º # 5 – Ozias Vieira – Rolim de Moura
3º #706 – Tarcísio Poli – Alta Floresta do Oeste
4º # 99 – Leonardo Honorato – Cacoal
5º # 33 – Wellington Câmara – Cacoal

Categoria Sênior
1º # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2º # 5 – Aguinaldo ‘Periquito’ Feliciano – Espigão do Oeste
3º # 44 – Leandro – Alta Floresta do Oeste
4º # 37 – José Pereira – Santa Luzia do Oeste
5º # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal

Categoria 150
1º # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
2º # 51 – Emerson Rodrigues – Rolim de Moura
3º # 75 – André Carbonera – Cacoal
4º # 18 – Flávio Pereira – Santa Luzia do Oeste
5º # 6 – Vanderlei Júnior – Rolim de Moura

Categoria Força Livre
1º # 80 – Riderson Carlos – Rio Branco / AC
2º # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
3º # 706 – Hérico Flores – Alta Floresta do Oeste
4º # 25 – Geraldo ‘Branco’ Maciel – Alvorada do Oeste
5º # 55 – Kleiton Klitzke – Alvorada do Oeste

Categoria 230
1º # 80 – Riderson Carlos – Rio Branco / AC
2º #112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
3º # 4 – Victor Carlos – Cacoal
4º # 25 – Geraldo ‘Branco’ Maciel – Alvorada do Oeste
5º # 39 – João Roberto Chagas – Santa Luzia do Oeste

Confira como foram as primeiras etapas do Rondoniense de Velocross 2011

2ª Etapa – 8 de maio – Chupinguaia
1ª Etapa – 1º de maio – Alta Floresta do Oeste

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly