Empresa prepara pista ecológica em Pimenta Bueno

Por Chico Limeira | 30 de junho de 2011 - 17:14

O Latino Americano de Motocross MX2 em Rondônia se aproxima. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de agosto em Pimenta Bueno na Pista Ecológica dos Buritis. Com esta etapa a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, concorre a um prêmio internacional em Genebra, na Suíça, relacionado ao Meio Ambiente, e para ser bem representada contratou a ‘Projetos e Engenharia – Consultoria Rural e Ambiental’, empresa pimentense que está cuidando do Meio Ambiente da segunda etapa do Latino Americano de MX.

Em plena era sobre Conscientização Ambiental, onde grande parte possui acesso às informações e principalmente as consequências provenientes do uso irracional e abusivo dos recursos naturais, principalmente a água. “Essa proposta sobre o uso da decantação da água proveniente desde evento visa anular a agressão ao meio ambiente e principalmente, conscientizar o público presente sobre a importância de tais ações”, dizem os técnicos da Projetos Engenharia.

A decantação consiste em separar misturas de diferentes densidades, no caso do Latinoamericano de Motocross, o óleo proveniente da limpeza das motos dos competidores. Para a etapa rondoniense a Projetos e Engenharia está construindo uma estrutura moderna e muito funcional, onde as necessidades dos competidores serão respeitadas, mas principalmente o Meio Ambiente.

O projeto consistirá em uma rampa de apoio para limpeza das motos, projetada para que não haja nenhum vazamento do material proveniente, onde através de gravidade chega a uma estrutura parecida com um funil, partindo para uma Caixa de Decantação, que tem a função de separar o óleo da água e é onde grande parte do material sólido fica depositado no fundo.

“Posteriormente essa água, livre de óleo, segue para outro filtro de areia que conterá outros tipos de sedimentos que não decantados pela outra caixa, no segmento indo a um reservatório. Daí é bombeada para ser reutilizada, fechando assim um ciclo de cem por cento de reaproveitamento da água”, explicam os engenheiros.

A Projetos Engenharia e Consultoria está dimensionando possíveis causadores de impactos ambientais no Latinoamericano de Motocross projetando de forma eficiente mecanismos e ações que visam a diminuição, ou até mesmo a anulação dos mesmos.
Os engenheiros acreditam que praticamente todas as ações realizadas no Latino Americano de Motocross causarão algum fator impactante ao Meio Ambiente, principalmente pela grande mobilização que ocorrerá nos dias do evento, com a estimativa de vinte mil pessoas, três mil veículos, duas mil motos e cinqüenta ônibus, gerando cerca de 25 mil quilos de resíduos.

Com a Coleta Seletiva do material gerado, compensação do carbono emitido e o trabalho de Conscientização Ambiental junto ao público, toda a ação apresenta fundamental importância não só durante o evento, “mas sobretudo no nosso cotidiano”, concluem os engenheiros.

A Empresa
A Projetos Engenharia e Consultoria é uma empresa pimentense idealizada no ano de 2010 por quatro profissionais da área, através de muito trabalho e resultados alcançados. Hoje atua em toda região de Pimenta Bueno, desenvolvendo trablhos nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso.

Devido ao crescente numero de clientes foi instalada uma nova sede na cidade de Vilhena – RO, para melhor atender a Região Norte do Mato Grosso, principalmente o Cone Sul de Rondônia. O trabalho da empresa será exposto na Expovil em um estande, um dos maiores eventos do agro negócio do Cone Sul rondoniense.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Roca mineira disse:

Será o que é feito com a terra e o oleo contido nela ? Um trabalho conciente otima ideia para qualquer esporte e em qualquer local. Vamos ajudar nosso planeta. Amem

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly