Frio e disputas no Gaúcho de Velocross em Canguçu

Por Assessoria Imprensa FGM | Fotos por André Charão | 04 de julho de 2011 - 18:06

A cidade de Canguçu recebeu neste último final de semana perto de 200 inscritos para a disputa da terceira etapa do mais importante campeonato de Velocross do Rio Grande do Sul: o Rinaldi Gaúcho de Velocross. O frio intenso, o vento e várias disputas eletrizantes marcaram a terceira etapa da temporada 2011.

Pilotos dos quatro cantos do Estado, e também do Uruguai, aceleraram forte nos 1.100 metros da pista da Associação Canguçuense de Motociclismo – ACAM. Confira agora o que aconteceu na pista durante as corridas oficiais realizadas neste domingo, dia 3 de julho.

Largada da categoria VX2 em Canguçu

Largada da categoria VX2 em Canguçu

Pirolli venceu a VX4 Nacional
A categoria VX4 Nacional teve o reencontro de Elder Pirolli (Tapejara) com a vitória no Gaúcho de Velocross. Com um erro de Moisés Folha (Cristal) na largada a vitória foi construída já na primeira curva. Folha, que ficou na última posição na largada, fez uma prova fantástica, chegando na segunda colocação. Na terceira colocação ficou Marco Aurélio Farias (Lajeado), Rolnei Araújo (Arroio Grande) foi o quarto colocado e Gilvan Nizoli (Morro Redondo) fechou o pódio na quinta colocação.

Elder Pirolli

Elder Pirolli

Sanches retornou ao Gaúcho com vitória
Enfim Fernando Sanches voltou a participar do campeonato Gaúcho de Velocross. O piloto ficou afastado da competição devido a uma fratura na clavícula, e o retorno não poderia ter sido melhor: vitória de ponta a ponta na VX4 Importadas. Sílvio Souza (Santa Vitória do Palmar) ficou na segunda colocação e deu trabalho para Fernando (Santa Maria). Já Júlio Balzan (Tupanciretã) ficou com a terceira colocação. Eduardo ‘Timmballa’ Bergmann (São Lourenço do Sul) foi o quarto colocado e Alexandre Najar (Santa Maria) fechou o pódio na quinta colocação.

Fernando Sanches

Fernando Sanches

Hernandes venceu e abriu vantagem no campeonato
Com uma vitória de ponta a ponta e contanto com uma queda de Gabriel Dias Costa (Dom Pedrito), Matheus Hernandes (Rio Grande) abriu uma boa vantagem na categoria de entrada do Velocross, onde os pequenos pilotos correm com motos de 50cc. Bawer Gomes (Rio Grande) andou forte e chegou perto de Matheus, finalizando na segunda colocação. Gabriel Dias Costa ficou com a terceira colocação, Micael Vargas (Capão do Leão) foi o quarto colocado e Erick Reis (Rio Grande) foi o quinto colocado.

Matheus Hernandes

Matheus Hernandes

Fiel venceu a Novatos Nacional
Michel ‘Bidu’ Fiel foi outro piloto que voltou a vencer no Gaúcho de Velocross. Com um ritmo consistente, a vitória veio de ponta a ponta. Mesmo fazendo uma grande prova, Michel teve a companhia de Getúlio Pacheco (São Borja), que chegou a assumiu a liderança numa curva e acabou caindo na curva seguinte. Rodrigo Cunha (Rosário do Sul) ficou com a segunda colocação, Marco Antônio Duarte (Santa Maria) foi o terceiro colocado, Fernando Sgari (Lajeado)   foi o quarto, e Getúlio Pacheco, que ainda teve mais uma queda, fechou o pódio na quinta colocação.

Michel Fiel

Michel Fiel

Rosso venceu novamente a Estreantes Importadas
A categoria Estreantes Importadas teve uma intensa disputa pela vitória. Augusto Crizel (Pelotas) e seu conterrâneo Fabrício Rosso (Pelotas), fizeram uma grande disputa nas primeira voltas e a pressão de Fabrício deu certo pouco após a metade da prova. A vitória consolidou ainda mais a liderança de Fabrício na categoria. Augusto Crizel ficou com a segunda colocação, Alisson Ott (Aceguá) chegou na terceira colocação, Ezequiel Reffati  (Faxinal do Soturno) em quarto e Fabrício Ferrari (Espumoso) na quinta colocação fecharam o pódio da categoria.

Fabrício Rosso

Fabrício Rosso

Folha foi o mais rápido na VX3 Nacional
Em mais uma surpreendente prova, Moisés Folha (Cristal) mostrou que está em um grande momento na competição. Em uma prova perfeita, a tão esperada vitória veio com tranquilidade. Elder Pirolli (Tapejara), segundo colocado na prova, ainda tentou uma aproximação, mas sem sucesso. O tercerio colocado foi Anibal Barreto (Dom Pedrito). Já Norton Souza (Pelotas) foi quarto colocado e Lucindo Amorim (Pelotas) o quinto fechando o pódio.

Moisés Folha

Moisés Folha

Volcan venceu a assumiu a liderança na VX3 Importadas
Na largada Fabiano ‘Gordo’ Ribeiro (Passo Fundo) fez o holeshot e assumiu a ponta onde permaneceu na primeira volta, mas acabou sendo superado por Rodrigo Volcan (Pelotas). Mesmo voltando de lesão e sem ritmo de corrida, Sanches conseguiu andar num bom ritmo e fechou a prova na segunda colocação. Fabiano Ribeiro foi o terceiro, Cleomenes Gomes (Camaquã), que saiu na última colocação fez uma prova de recuperação espetacular, chegou em quarto, e completando o pódio em quinto lugar chegou Júlio Balzan (Tupanciretã).

Rodrigo Volcan

Rodrigo Volcan

Sérgio Moraes venceu a categoria 230
A disputa da categoria 230cc levantou o público. Na largada Cássio Rossi assumiu a ponta, e nas primeiras curvas Sérgio Marques Moraes (Santa Cruz do Sul) já estava colado no líder. Os dois andaram no mesmo ritmo por mais de duas voltas, até a queda de Cássio, que deixou a liderança da prova nas mãos de Sérgio. Cássio perdeu várias posições, tendo que fazer uma prova de recuperação. Com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, a vitória foi tranquila para Sérgio Moraes. Já Cássio Rossi conseguiu uma grande recuperação e chegou em segundo. Moisés Folha (Cristal), Michel Fiel (Encantado) e Getúlio Pacheco (São Borja) andaram no mesmo ritmo durante toda a prova e terminaram na terceira, quarta e quinta posição respectivamente.

Sérgio Marques Moraes

Sérgio Marques Moraes

Moraes e Menuzzi venceram na 85 e 65
As categorias 85cc e 65cc alinharam juntas no gate. Pela categoria 85 Eduardo Fagundes (Bagé) largou na frente e manteve a liderança por três voltas, até sofrer uma queda. Melhor para Leônidas Moraes (Santa Cruz do Sul) que vinha colado no líder e assumiu o posto. Felippe Pick (Vera Cruz) assumiu a segunda colocação, mas a tarde não era dele, pois duas quedas o deixaram nas últimas colocações. Felipe Kunz (Machadinho), que voltou ao Gaúcho de Velocross, assumiu a segunda colocação e a manteve até o final. Nicole Manzke (Santa Vitória do Palmar) foi a terceira colocada, Jordan Souza (Santa Vitória do Palmar) o quarto colocado, e Eduardo Fagundes o quinto. Na categoria 65 Felippe Menuzzi (Dom Pedrito) venceu de ponta a ponta, com Matias Vargas (Rivera / Uruguai) em segundo e Júnior Leandro Pick (Vera Cruz) o terceiro colocado.

Felippe Minuzzi

Felippe Minuzzi

Leônidas Marques Moraes

Leônidas Marques Moraes

Dobradinha da família Basso na VX2
A categoria VX2 teve novamente a dobradinha da família Basso. Na largada Mateus ‘Tatu’ Basso (Gentil) assumiu a liderança, tendo Charles Oliveira (Camaquã) na segunda colocação durante a primeira metade da prova. Depois prevaleceu o bom momento que os irmãos Mateus e Lucas Basso vivem no campeonato. Lucas assumiu a liderança, e ainda abriu uma boa vantagem sobre Tatu. Na última volta Lucas diminui o ritmo para chegar lado a lado com o segundo colocado, o seu irmão Mateus Basso. Charles Oliveira foi o terceiro colocado, Bruno Leitzke (São Lourenço do Sul) foi o quarto colocado e Maurício Alvarez (Jaguarão) o quinto.

Lucas Basso

Lucas Basso

Deloss venceu a categoria Força Livre Nacional 4T
O filme parecia o mesmo. Praticamente toda a prova lembrou a segunda etapa do campeonato Gaúcho de Velocross realizado em Jaguarão no mês passado. Na largada Tjones Fritz (Lajeado) assumiu a liderança, com Felipe Deloss (Lajeado) na segunda colocação. Os dois deram um verdadeiro show na pista, com direito a ultrapassagem de Deloss numa curva e o troco de Tjones em outra. A vitória de Deloss veio a pouco mais de quatro voltas para o final da prova. Tjones ficou na segunda colocação, Sérgio Marques Moraes (Santa Cruz do Sul) foi terceiro. Já Diovani Anselmi (Morro Redondo) depois de várias tentativas conseguiu a quarta colocação em cima de Márcio Vizentim (Flores da Cunha), que fechou o pódio na quinta colocação.

Felipe Deloss

Felipe Deloss

Vitória de Alvarez na Intermediária
A categoria Intermediária foi decidida na largada. Mauricio Alvarez (Jaguarão) assumiu a liderança na primeira curva e não largou mais. Alexandre Mendes (Santana do Livramento), que não conseguiu terminar a etapa de Jaguarão, assumiu a segunda colocação e também manteve a posição até o final. Charles Oliveira (Camaquã) foi terceiro colocado e Fabiano Ribeiro (Passo Fundo) saiu de sétimo, para fazer parte do pódio na quarta colocação e fechando o pódio na quinta posição chegou Alisson Ott (Aceguá).

Mauricio Alvarez

Mauricio Alvarez

Deloss venceu a Nacional Força Livre
A segunda vitória da tarde de Felipe Deloss (Lajeado) foi de ponta a ponta. Desta vez na categoria Nacional Força Livre. Desta vez o piloto Tjones Fritz (Lajeado) não conseguiu dar trabalho para Deloss, e finalizou na segunda colocação. Com essa vitória Felipe, que estará aniversariando esta semana, mantém 100% de aproveitamento nas categorias 4T Livre e Nacional Força Livre. Márcio Vizentim (Flores da Cunha) fez uma excelente prova e chegou na terceira colocação. Maicon Gallioto (Flores da Cunha) chegou em quarto e Maicon Munhoz (Santa Vitória do Palmar) completou o pódio na quinta colocação.

Felipe Deloss

Felipe Deloss

VX1 também teve dobradinha da família Basso
Não dá para negar que os irmãos Mateus e Lucas Basso (Gentil) são os maiores nomes do Velocross Gaúcho na atualidade. Os resultados provam isso, afinal os dois sãos os atuais campeões da competição nas categorias VX1 e VX2. Na categoria VX1 a dobradinha voltou a acontecer, desta vez com um pouco mais de dificuldades. Mauricio Alvarez (Jaguarão) largou na frente e manteve a liderança na primeira metade da prova, depois disso Lucas Basso assumiu a liderança e manteve até a última volta. A duas voltas do final, Tatu que havia caído e ficado na quarta colocação, voltou ao segundo lugar. E na última volta Lucas diminuiu o ritmo para Tatu encostar ,ultrapassar e vencer a categoria VX1. Lucas foi o segundo, Alvarez o terceiro colocado, Rodrigo Volcan (Pelotas), que largou na última colocação foi o quarto colocado, e Bruno Leitzke Jr. (São Lourenço do Sul) fechou o pódio na quinta colocação.

Mateus Basso

Mateus Basso

Clique aqui e confira os resultados completos da etapa do Gaúcho de VX em Canguçu

Clique aqui e confira a classificação completa do Gaúcho de Velocross 2011

Confira como foram as primeiras etapas do Rinaldi Gaúcho de Velocross 2011

2ª Etapa – 22 de maio – Jaguarão
1ª Etapa – 17 de abril – Santa Maria

A próxima etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross, a quarta da temporada 2011, será na cidade de Tapejara nos dias 6 e 7 de agosto.

O campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross 2011 tem o patrocínio máster de Rinaldi, Siverst e Mobil, e copatrocínio de Impacto Motos, IMS Equipamentos e Bel Parts, e apoio de DG Rampas, Farover, Octano, SSul, Artemoto Troféus e Mecânica Zapanetti. A etapa de Canguçu teve o apoio local da Prefeitura Municipal.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

PAVAROTE disse:

Para ficar numa boa tomem……. “DARK DOG” ENERGY DRINK
E TENHO DITO…..shuahsuahsuahs

apoio o pick disse:

apoio o pick .
eles tão falando do que?
se em santa maria foi uma vergonha total, os banheiros nen os cavalos da ipica não iriam,uma bateria teve de ser parada por invasão de publico, cade a cerca que é obrigatorio pela fgm,domingo de meio dia teve de parar o evento por valta de ambulancia, e se não chove vcs iam ver a viasquera que ia ser por que não tinhan estrutura pra molhar a pista … gente não e facil fazer um evento deses , mas a fgm tem que melhorar. hoje é os pilotos de s.maria que foram embora mas amanhapode ser mais e mais .
dai vamos deixar o veloterra morrer?

Pick #125 disse:

FALA jORGE,

NOSSA COMECEI A LER ISSO AQUI E PERCEBI QUE TEM PESSOAS QUE NAO LEEM TODOS OS COMENTARIOS ANTES DE ESCREVEREM..CONCORDO COM O PALADINI #46 E ACHO QUE ESTA MUITO MAL FEITO,,LI UMA COLOCACAO QUE FOI A SEGUINTE ,-SE ESTA MAL FEITA PORK VCS NAO FAZEM -BOM NAO FIZEMOS PORK SOMO PILOTOS E ANDAMOS NAO ORGANIZAMOS , ENTAO ACHO QUE O CERTO É QUEM ORGANIZAR FAZER BEM FEITO DO CONTRARIO VIRA BAGUNCA COMO ESTA,,ACHO MUITO CHATO POR EX ESSSE TAL DE FLAVIO , MARCO E HENRIQUE FALAREM MERDA SENDO QUE ME PARECEM QUE NAO LERAM O QUE O #46 PALADINI ESCREVEU,,SE NAO ENTENDERAM ELE ESTA REVINDICANDO A MESMA COISA QUE OS SENHORES ,,MAIS ME PARECEM QUE NAO LEEM TODOS OS COMENTARIOS ,,OUTRA COISA ESSE TAL DE RICARDO SO PODE FAZER PARTE DA ORGANIZACÁO ,ELE AO INVES DE BUSCAR SOLUCOES BOTA DEFEITO E FALA QUE TAO ANDANDO POUCO OS PILOTOS,,,,E AGORA RICARDO QUE EU ESTOU REIVINDICANDO, O QUE VAI FALAR DE MIM , VARIAS VEZES CAMPEAO REGIONAL,,GAUCHO ,DO SUL BRASILEIRO E DO BRASILEIRO, ,,,

E FICA A DICA PARA AS PESSOAS QUE COMENTAM ,, LEEM ANTES DE POSTAR ALGO AQUI ,,

Rodrigo disse:

Concordo com o paladini , acho eesa organizacaó um fiasco,,RICARDO acho enterresante vc defender o evento , mais vc deve saber que como eu e o paladini existem varios para nao dizer a maioria de pilotos descontentes com isso ,, vc e quem seja vir a falar de pilotagem ,de andar pouco, Ricardo quem é vc para falar algo so isso,,deve ser um piloto de ponta talves,,deve ganhar algo , ou achop que realmente so deve assistir pork nao deve ter potencial de nem uma maneira,,entao quando os pilotos vierem reivindicar algo por aqui ,,se nao tiver algo de consistente para falar vai olhar novela e nao vem desviar o assunto para algum ou qualquer piloto que seja,…

#46 PALADINI disse:

outra coisa ,,estou defendendo o ponto d vista d quem anda, e la no comeco fui mal interpretado pelo guilherme e gerou muitos comentarios a meu respeito e minha pilotagem ,náo sabia que tanta gente se preocupa com o modo que ando ,caminho ou me visto,,,fico muito grato ter sido tao comentado e lembrado mais minha intensao aqui foi divulgar o que esta acontecendo e pedir melhoras ,,se alguem como o senhor Ricardo defende tanto o evento deveria se preocupar em achar solucoés jah que provavelmente é da organizacáo ou tem algo haver e nao se preocupar e desviar o assunto falando sobre o #46 paladini ,como anda ,se anda mal ou sei lá,,isso nao interresa A NINGUEM, ,pork aqui estamos falando sobre a DESORGANIZACÁO E ORGANIZACÁO,,,

#46 PALADINI disse:

ainda bem que se pode criticar no brasil,, bom nao sou da organizacáo, apenas ando e tenho o direito de reclamar ricardo,..a questao que mal lhe pergunte é a organizacáo da prova ou o modo que eu ando , pelo que vejo muita gente se preocupa se ando mal o se ando bem isso na verdade nao prejudica ninguem meu modo de andar pork se andasse alguma coisa nao estaria andando o velocross estaria no motocross,,a questaó é que aqui se fala da organizáocáo e nao sou eu que reclamo sao varios pilotos ,,entao algo de errado acontece sr ricardo,,,,agora ao inves de dar solucoes jah que defende tanto fica falando do meu modo de andar ou sei lá que porra,, ao inves disso jah que aparece aqui para defender tanto algo que esta mal vai procurar alguma solucao e apresente aos pilotos pork sei que nao ando nada, mais sei tbm que ta uma bosta isso ,,, abracoooo

Ricardo disse:

Olha eu acho q realmente pecaram na infra-estrutura, porém não podemos julgar mal pois o Velocross no estado nunca esteve tão bom e tão divulgado em comparação como ano anteriores. Porém não entendo a reclamação de vc Paladini e Álister, vocês só sabem reclamar e as soluções? Quais são, vcs deram alguma ideia para melhorar? Vcs só criaram tumulto, mto bonito da parte de vcs, eu acho q vcs qeriam q todos fossem embora … Que legal né! Grande iniciativa sua, parabéns, fez o seu showzinho. Antes de vcs criticarem, começem a olhar nos outros estados como esta o velocross, e eu não entendo qual a reclamação por estar na 3 etapa, axo q vcs qeriam q estivese talvez na 8 né … hahaha . Eu acho q exigir para melhorar todos podem e devem, porém criticar e só criticar é melhor ficar calado! Pensa melhor Paladini antes de ficar falando bobagem, e começa a anda mais pq assim ta um fiasco!!!!

#46 PALADINI disse:

Outra coisa acho que esse bando de zé ruela posta coisas aqui e nao le o que esta escrito,,

#46 PALADINI disse:

o meu amigo guilherme , cara parece que tu nao leu o que escrevi ,cara se divulguei a carta e pork estou a favor do protesto e concordo com as revindicacoes, mais tu fez um baita tumulto ,,le o negocio antes de comentar ,,,, a respeito dos comentarios desse monte de meia boca , nao to nem ai pra vcs, se ando ou deixo de anda ,,se venho estiloso ou náo , problema so meu ,,facil opinar ai e nao botar o nome completo e falar o que se quer,henrique ,marco e flavio andam de que,, ,,apé deve se,, bando de manesss,,,se tiverem algum problema venham falar comigo nao ficam tirando uma de bons ai sendo que ninguem sabe quem sáo,,

janaina todeschini disse:

Twitter: todeschinijanaa
fica só nos comentários, agora reportagem e reação mesmo ta down (: por que será?

janaina todeschini disse:

Twitter: todeschinijanaa
Da desorganização ninguém fala nada…

Henrique disse:

DaEw galera naum fui na corrida mas essa desorganizacao eh uma vergonha vamo briga por melhores premiaçoes e condicoes.e esse paladini#46# tem que vira modelo de funerária é muito feio e nao acelera nada
abç jorge

MARCO disse:

ISSO AI CHEGA DESSA PALHACADA,PALADINI FICA NA TUA QUE DE COISA MAL FEITA JÁ CHEGA TUA PILOTAGEM,EU ESTAVA PRESENTE E CONCORDO COM O PROTESTO DOS PILOTOS DE SANTA MARIA,NAO TINHA NEM LUZ LÁ

Flavio disse:

ESE PALADINE NAU TE MORAL PRA FALA NAADA NEM CORE FOI,CORRE TODO ESTILOSO NAO ASELERA NADA E ACHA QUE SABI DAS COSAFICA NO TEU CANTO MAURICINHO BOBALHAO

Guilherme disse:

Paladini,falou tanto no comentário do Ricardo e não foi claro…
Tu mesmo divulgou a carta do Alister e parece concordar com o que o Ricardo falou,no meu intendimento o Ricardo tá sendo contra o protesto feito pela gurizada aqui de santa maria.
Feito,epseramos que as coisas melhorem para a proxima etapa,sem falara nas premiações que nem foram citadas.

#46 PALADINI disse:

ACHO TÁO ENGRACADO ISSO QUEM NAO ENTENDE NADA COMENTANDO O ASSUNDO,, SÓ QUEM ANDA SABE O QUE ESTAMOS FALANDO,,CHEGA DE SO ENBOLSAREM GRANA E NAO INVESTIREM NO VELOCROSS, BABACA NO FINAL DA HISTORIA MEU AMIGO RICARDO,,SOMOS NOS MESMOS ,,OS PILOTOS QUE ANDAM E QUE SE SUJEITAM A ISSO ,,TA NA HORA DE MUDAR E FAZER AS COISAS BEM FEITAS PORK O TEMPO DE BABACAS TA NA HORA DE PASSAR,,,ACREDITO QUE ORGANIZAR UM EVENTO DESSES NAO SEJA QUESTAO DE CAFÉ NO BULE COMO MEU AMIGO RICARDO FALA MAIS SIM DE SABER ADMINISTRAR BEM OS RECURSOS E INVESTILOS NA MODALIDADE ,COISA QUE NAO ACONTECE INFELISMENTE,,ACHO ISSO E GARRANTO QUE OS PILOTOS QUE ANDAM E NAO OS QUE FALAM TBM PENSAM ASSIM , ,,REALMENTE A INTERNET É MUITO PERIGOSA QUANDO SE FAZ COISAS MAL FEITASS, ,,POR ISSO REPERCUTE,,INFELISMENTE UMA REPERCUCAÓ DE DESCONTENTAMENTO DE TODOS,,

Guilherme disse:

Ricardo para teu conhecimento a abertura do Campeonato e etapa do sul brasileira no RS foi na cidade do pessoal que está fazendo esse protesto,inclusive é da mesma cidade minha Santa maria.
VAMOS SE UNIR GALERA E BRIGAR PELOS NOSSOS DIREITOS,É SÓ ISSO QUE ELES E TODOS QUEREM…

Ricardo disse:

POR ISTO QUE A INTERNET É PERIGOSA, VEM UM BABACA E ESCREVE ESTE MONTE DE ASNEIRA , QUE TAL TU LEVA UMA PROVA PARA A TU CIDADE E MOSTRAR COMO SE FAZ, POIS TE GARANTO QUE TU NÃO TEM BALA PARA ISTO. PODIAMOS AGRADECER UM POUCO POR TUDO DE BOM QUE TEMOS POIS TEM MUITO CAMPEONATO QUE AINDA NEM COMEÇOU. NEGO NÃO ANDA NADA, SE ESCONDE PARA NÃO TOMA PAU E VEM COM LOROTA

#46 PALADINI disse:

QUERO ACREDITAR QUE ALGUMA COISA IRA MUDAR,,,ESPERO ISSO ,,

#46 PALADINI disse:

Repassando email,,LEIA E NOS AJUDE REPASSANDO ..

Jorge ,,,

nos ajude nessa caminhada, pork estamos num desrespeito total nessa categoria..

De: Álister Gaspareto

Para: Confederação Brasileira de Motociclismo e Federação Gaúcha de Motociclismo

Assunto: Carta de Insurreição ao compromisso com o Velocross/RS

Santa Maria, 04 de Julho de 2011.

Venho particularmente por meio desta apresentar minha revolta quanto ao compromisso investido no esporte intitulado Velocross no estado do Rio Grande do Sul. Isto, em vista de buscar melhorias para a categoria que de certa forma tem sofrido negativamente com as investidas de diferentes frentes de organização no Estado, ausência de compromisso por parte da Federação, constante desestímulo para com os pilotos/atletas e falta de união dos competidores para que soluções sejam enviadas à Federação.

Dentre as inúmeras exigências para participar deste esporte, que por ausência de veiculação pela mídia muitos o desconhecem, como é o caso de termos de associá-lo a um motocross sem saltos, temos de inicialmente pagarmos um valor anual para que sejamos filiados a uma organização que vem falhando com seu compromisso. Aponto como exemplos os campeonatos de 2010 e do corrente ano de 2011, dos quais muitas provas foram e vem sendo adiadas e a organização não cumpre com as expectativas quando as mesmas acontecem.

É inaceitável que provas oficiais aconteçam sem as condições básicas, sejam estas:

– Apoio de segurança à saúde dos atletas, vide o auxílio de um mínimo de duas ambulâncias;

– Luz com qualidade;

– Som;

– Água potável;

– Sanitários para os pilotos/atletas e destinado ao público em geral;

– Apoio de Sanitários que disponibilizem banho;

– Pista de tamanho regular (item de exigência da própria federação);

– Segurança em geral da área dos pilotos e do público;

– Área destinada ao público com arquibancadas e/ou espaço reservado aos mesmos;

– Apoio de alimentação (a maioria das provas acontecem em locais distantes das cidades);

– Dentre outras.

Neste último final de semana estive em Canguçu, data remarcada em função do tempo, para ocorrer a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross. Vejam só, estamos no mês de Julho, e esta é apenas a terceira etapa. Ao chegar no local destinado a prova foram encontrados vários obstáculos, o primeiro destes, foi a ausência de espaço suficiente para estacionar. Depois encontramos uma organização, por volta das três horas da tarde, ainda tentando operacionalizar os primeiros treinos, dia no qual a temperatura ambiente encontrava-se por volta dos dois graus marcados somente em termômetro. A pista era pequena, o ambiente para manobra dos veículos dos pilotos/atletas era pequena, a rede elétrica não comportava a demanda e não existiam condições mínimas para os pilotos e suas famílias suportarem o frio que se encontrava no município.

Neste local, ocorreu uma reunião se não da maioria, ao menos de grande parte dos piltos/atletas que prestigiavam a prova e que estavam na pista quando pela terceira vez a ambulância de apoio teve de atender a um chamado na cidade. Alguns pilotos mencionaram o descontentamento de grande parte daqueles que ali se encontravam e de outros, que já haviam estado na data anterior de prova, e que depois pudemos comprovar, sugeriram não gastar tempo indo a uma prova naquele lugar.

Infelizmente é inaceitável que pilotos/atletas de diferentes partes do Estado e alguns de países vizinhos tenham de fazer reclamações para um representante da federação que não conhecemos e, ainda mais grave, que muitos destes pilotos/atletas já acostumados com o pouco que fazem pelo esporte, considerem-se satisfeitos e quiçá felizes com a situação, e com a organização das provas. Com certeza a federação encontrará pessoas elogiando o pouco que fazem, pois são pessoas em grande parte acomodadas, que merecem o Brasil do descaso, da impunidade e que não se importam com o conjunto, com o todo que representam.

É na esperança de uma nova atitude e de mudanças, que aguardo o retorno de nossa iniciativa. Espera-se que a Federação possa ser motivo de orgulho e que planeje e organize com antecedencia as provas, para que tudo seja pensado, como é o caso das provas de inverno com uma infra-estrutura maior.

Grato pela atenção.

Álister Gaspareto

carlinhos disse:

HJORE, ou alguém será que irão informar q estrutura vão usar em canelinha, som, afinal que vai ser o LOCUTOR, A EQUIPE TÉCNICA, como fica, alguem pode informar – acho q merecemos informações

Guilherme Vieira disse:

Boa Noite a todos!
Em relação aos protestos feitos no sábado,gostaria de deixar claro que no domingo de 50 pessoas que conversei todos estavam apoiando,o esporte merece muito mais respeito.
Afinal de contas nin guem é palhaço de sair de suas casas para encontrar essas situações vergonhosas.
Enfim,no domingo a prova estava boa,pista em otimas condições e horários foram cumpridos.
Abraço a todos menos pro Volcan que estragou o retorno do meu piloto as pistas,o que é teu tá guardado volcan,pode espera..uaehauhaeuahea

Hamilton disse:

E O GORDO VESTIDODE NOIVA QUE GANHA TUDO,O Q OUVE,PERDEU ATÉ NA INTERMEDIARIA QUE TEM SÓ FRACOS,SEM FALAR NOS IRMAO BAÇO QUE DERAM RODA NO MAURICIO LERDEZ,O ANTONIO PEDIU OS BAÇO MOSTRARAM QUEM É QUEM NO RUIR DOS PISTOES

Carlos disse:

Show de prova,apenas uns pilotos fracassados e lerdos dando show no sabado.De resto os melhores venceram,e os Bassos mostraram para alguns faladores quem é quem.Vamos ver se na proxima los hermanos reagem,falow

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly