Série campeões da Superliga de MX – Jorge Balbi Jr.

Por Divulgação | Fotos por Luiz Pires | 02 de agosto de 2011 - 7:42

O campeão da categoria MX Pró da Superliga Brasil de Motocross, Jorge Balbi Jr., é destaque da última matéria especial sobre os vencedores da competição em 2011. Além do título do campeonato deste ano, o mineiro possui participações de destaque em provas no campeonato Mundial de Motocross, Motocross das Nações e campeonato Latino Americano de Motocross ao longo de sua carreira.

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Jorge Balbi Jr., filho do ex-piloto Antonio Jorge Balbi, iniciou na modalidade com apenas 11 anos de idade e sempre teve o motocross presente em sua vida. “Comecei no esporte devido à grande paixão da minha família. Minhas lembranças de quando era criança são da época em que acompanhava meu pai nas pistas e assistia as corridas. Ele construiu a minha primeira moto e sempre me incentivou bastante”, afirma o piloto.

Além de “Balbi Pai”, como é conhecido o capitão da equipe de Balbi Júnior, o piloto ainda conta com sua mãe, Norma Balbi, nas etapas das competições. Ela é responsável pela alimentação de todos os pilotos. Sua irmã, Mariana Balbi, é uma das cinco melhores do mundo na modalidade e seu primo, Max Balbi, trabalha como seu mecânico no Brasil e nos Estados Unidos.

Balbi conquistou mais um título nacional em sua vitoriosa carreira

Balbi conquistou mais um título nacional em sua vitoriosa carreira

Mesmo com grande paixão pelo motocross, Balbi revela as dificuldades do início de sua carreira, em um período em que o MX ainda não tinha grandes proporções. “Foi um início bem complicado, pois não tinha condições de participar dos campeonatos. Comecei no bicicross e foi onde tive a oportunidade de aprimorar minha técnica, desenvolver espírito competitivo e muita disciplina para competir. Felizmente, o esporte desenvolveu bastante nos últimos anos e hoje dá oportunidade a muitos que não tiveram naquela época”, lembra.

Com categorias como a 50cc, composta por crianças de 5 a 8 anos, pilotos de motocross começam a surgir cada vez mais cedo. Para Balbi, isso é fundamental no desenvolvimento do esporte no Brasil. “Quem me dera se eu tivesse essa oportunidade quando comecei. A nova geração é a maior beneficiada, pois pega o início dessa nova e boa fase. Eles vão crescer em um sistema novo, de maior investimento, com pistas melhores. Quem sabe no futuro teremos competidores brasileiros lutando pelo título em um Campeonato Mundial?”.

Balbi foi o campeão da categoria MX Pró da Superliga de Motocross

Balbi foi o campeão da categoria MX Pró da Superliga de Motocross

Jorginho Balbi acumula seis campeonatos brasileiros de Motocross e Supercross, vinte e oito títulos estaduais nas categorias 85cc, MX1 e MX2 entre 1992 e 2009, é campeão Latino-Americano da categoria MX2 em 2004 e capitão da seleção brasileira finalista no Motocross das Nações em 2007 e 2008. Além disso, foi o primeiro brasileiro a terminar duas etapas do AMA SX Lites no top ten.

Com muitos títulos, Balbi manda um recado para aqueles que têm interesse em começar a disputar competições. “Gosto de comparar com o começo da minha carreira. Dificuldades sempre vão existir, mas não podemos desistir nunca. Quanto mais trabalho você tiver, melhor será o sabor da vitória”, finaliza o campeão da categoria MX Pró da Superliga Brasil de Motocross 2011.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly