Enzo vai para o tudo ou nada no Loretta Lynn’s

Por Sandra Souza | Fotos por Sandra Souza | 05 de agosto de 2011 - 15:53

Começou nessa semana no Tennessee, no Estados Unidos, a 30ª edição do maior campeonato Amador de Motocross do Mundo, o  Loretta Lynn’s, organizado pela MX Sports, e supervisionado pela AMA. Estão aqui mais de 1.400 pilotos que disputaram uma vaga em etapas classificatórias durante o ano com outros 25.000 pilotos no total, dividos em 33 categorias. O principal patrocinador nesse ano é a Red Bull.

O Rancho de Loretta Lynn, que é uma cantora de Country apaixonada por Motocross, é na verdade uma fazenda muito charmosa, com lagos, quiosques, morros e bosques. Há também um rio que circunda todo o complexo, onde todos se refrescam do calor de 40ºc que está fazendo essa semana.

De acordo com a MX Sports, organizadora do evento, estão estacionados por entre os bosques e em volta da pista mais de 10 mil motorhomes e trailers, que variam de tamanho e modelo, sem contar os inúmeros caminhões das fábricas e patrocinadores do evento, que promovem diversas atrações para pilotos e expectadores, tais como a abertura do evento com Ricky Carmichael e Jeff Emig, workshop e autógrafos com James ‘Bubba’ Stewart, distribuição de brindes e autógrafos com os pilotos Dean Wilson e Ryan Villopotto, show de música todas as noites e diversas outras atrações durante o dia, como os paraquedistas da ‘Força Aérea Oficial do Motocross’ pousando na linha de chegada no primeiro dia de prova.

Ricky Carmichael e Jeff Emig falaram na abertura oficial do evento

Ricky Carmichael e Jeff Emig falaram na abertura oficial do evento

Cada piloto disputa 3 baterias em sua categoria, e as 3 menores pontuações somadas indicam o resultado do pódio: Ouro, Prata e Bronze. Em caso de empate, o piloto que tiver o melhor resultado na última bateria leva o título. O troféu para os 3 primeiros colocados de cada categoria esse ano é uma espada: dourada, prateada ou de bronze. Em cada bateria os 3 melhores pilotos sobem ao pódio, recebem medalhas de ouro, prata ou bronze e dão entrevista ao vivo.

Carretas das fábricas que dão suporte aos pilotos em Loretta

Carretas das fábricas que dão suporte aos pilotos em Loretta

Nesse cenário impressionante de um evento que de amador só tem os pilotos, o piloto gaúcho Enzo Lopes, 11 anos,  disputou na terça-feira (2 de agosto) as primeiras baterias das categorias para as quais se classificou durante o ano:  na 85cc Modified 9-11 anos, com 42 pilotos no gate de largada, Enzo logo sentiu que sua moto estava falhando, mas não esmoreceu e após largar em 19º terminou a corrida na 12º colocação.

Caminhão da equipe de Enzo estacionado nos boxes em Loretta

Caminhão da equipe de Enzo estacionado nos boxes em Loretta

Oficina instalada dentro do caminhão de Enzo Lopes

Oficina instalada dentro do caminhão de Enzo Lopes

Na 65cc Stock 9-11 anos Enzo largou em 20º lugar depois que uma queda de outros pilotos na primeira curva o atrapalhou, mas com uma ótima velocidade, o que chamou a atenção do locutor da prova, Enzo foi fazendo ultrapassagens, fez o melhor tempo da prova e terminou em 2º lugar, sentindo sua roda traseira travar na última volta por causa de uma pedra que entrou entre o disco de freio e a roda. quando estava disputando a primeira posição.

Enzo sendo entrevistado pelo locutor Jason Weigandt

Enzo sendo entrevistado pelo locutor Jason Weigandt

Enzo subiu no pódio, recebeu sua medalha de prata pela 1ª bateria da categoria 65cc Stock 9-11 anos e agradeceu seus patrocinadores em uma breve entrevista em português, com a bandeira do Brasil nas mãos, a pedido do locutor Jason Weigandt, que é o narrador das corridas do AMA Motocross no canal Speed Channel, que comentou que se tratava de um piloto brasileiro.

Segundo Bryan Johnson, treinador do MTF (Millsaps Training Facility) que acompanhou as provas do Enzo, “o 1º e o 2º lugares nas primeiras baterias do Loretta tem a mesma importância, o título só será definido na terceira e última bateria”.

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, Enzo disputou a segunda bateria das suas categorias, terminando a 85cc Modified 9-11 anos em 8º lugar após ter largado em 12º. Na 65cc Stock 9-11 anos, durante a volta de apresentação que antecede a largada, quando todos os pilotos já retornavam ao gate, sua moto apresentou problemas mecânicos. Ele e sua moto precisaram ser levados com urgência de volta ao gate pelo carrinho dos bandeirinhas. Um problema na roda traseira foi constatado por seu mecânico, Fernando Flores, que sem tempo para qualquer acerto na moto, soltou o freio traseiro. Enzo largou em 10º lugar, caiu na segunda curva, mas em uma fantástica recuperação, correndo a prova toda sem freio traseiro, terminou em 7º lugar.

Enzo no Parque Fechado antes da segunda bateria da 65

Enzo no Parque Fechado antes da segunda bateria da 65

Ganhar em Loretta é um grande desafio, e aqui também o conjunto ‘piloto / moto / pista / sorte’ precisa estar totalmente alinhado e apontado para a vitória. Neste momento, com os resultados da primeira e segunda baterias somados, Enzo está na 3ª posição geral da categoria 65cc Stock 9-11 anos na qual corre de KTM, e na 7ª posição geral da categoria 85cc Modified 9-11 anos na qual corre de Kawasaki.

Enzo no gate da segunda bateria da categoria 65 em Loretta Lynn's

Enzo no gate da segunda bateria da categoria 65 em Loretta Lynn's

Enzo em ação nesta quinta-feira na segunda bateria da categoria 65

Enzo em ação nesta quinta-feira na segunda bateria da categoria 65

Amanhã, sábado, 6 de agosto, será o dia da definição dos campeões de Loretta Lynn’s 2011. Para Enzo significa dar tudo de si nas suas categorias, principalmente na 65, para compensar as adversidades que enfrentou nas outras baterias. Para ele, ganhar ou ganhar são as únicas opções. A vitória terá gosto de superação e sensação de dever cumprido nessa competição.

Em Loretta Lynn’s, Enzo está competindo com dois pilotos americanos que irão com a Equipe Americana para a Itália, para competir no Mundial Júnior da FIM nos dias 13 e 14 de agosto em Cingoli. A boa notícia é que por aqui Enzo fez melhores tempos do que eles até agora.

Para acompanhar a cronometragem ao vivo das corridas clique aqui

O piloto Enzo Lopes é patrocinado pela Pirelli, Mobil, Kawasaki, Freeday e Léo Motos.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
É…. naum deu este ano para o Enzolino…… fez 2 – 7 – 1 , e acabou em segundo lugar no Loretta Lynn’s 2011 na categoria 65 (9-11 anos) Stock.

O pilotinho brasileiro levou um pouco de azar na segunda bateria, disputada na quinta-feira, e aquele sétimo lugar tirou o título dele.

Mas faz parte e com total certeza esta participação em Loretta acrescentará e muito na carreira deste jovem talento do Motocross brasileiro.

E no final de semana que vem tem mais, pois o Enzo e sua família estão indo para a Europa nesta segunda-feira, onde irão disputar o Mundial de Motocross Júnior FIM na Itália na categoria 65.

Boa sorte Enzo !!!!!

Jorge Soares disse:

Twitter: mundocross
Enzo terminou em sétimo no geral na categoria 85 (9-11 anos) Modified fazendo 12 – 8 – 5 , mostrando boa evolução na competição.

Daqui a pouco ele vai voltar para a pista para correr na 65 (9-11 anos) Stock , categoria na qual ele tem boas chances de vencer. Se ele vencer e contar com um pouco de sorte para que o atual líder naum chegue abaixo do sexto lugar, ele leva o título. Se ele chegar em segundo aí a combinação de resultados já complica bastante.

Vamos ficar na torcida, pois agora está correndo a Schoolboy 2 , depois vai entrar na pista a 65 (7-9 anos) Stock , e aí será a categoria do Enzo , a 65 (9-11 anos) Stock.

Dá-lhe Enzo !!!!!

Espreme esta laranja aí !!!

Crysthian Zanote disse:

Twitter: crysthianzanote e tudocross
85 é a proxima
http://lorettas11.tracksideresults.com/liveresults.asp

Parabens Enzo,estamos com voce MX MUD CLEANER…

Dorival Nunes disse:

pelo que sei, o mecanico e treinador do enzo, prica becker não foi junto para lorreta lynns, pois ta fazendo muita falta……….

PARABÉNS GAROTO.

ESTAMOS JUNTOS COM VOCÊ.

Ygor Faquinello #39 disse:

Esse é fera… quero ver vc brilhar!!! Representa bem o Brasil ai muleke!

Roberto Cardoso (Betinho e Bebé # 51) disse:

Quebra tudo amanha que essas encrenquinha que deu nesses dois dias de competicao nao vao dar amanha e tudo vai dar certo!!!!! sorte!sorte!e sorte!
o resto tu vai tirar de letra………..# 92 apavora ai que ate a loretta vai ficar tua fan………

Fernando Mazzucco disse:

parabens enzo,forca garoto….

Sidney Amorim disse:

parabéns para enzo com dificuldades na sua moto ainda mostrou sua capacidade e um bom resultado..

parabéns enzo lopes!

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly