Pode transportar moto com a caçamba aberta ?

Por Divulgação | 08 de agosto de 2011 - 10:13

Uma grande dúvida entre Trilheiros e pilotos de moto é: pode ou não transportar a moto com a tampa caçamba da pick-up aberta ?
Muitos improvisam de várias formas, como por a moto em cima da tampa da caçamba, pedir a terceira placa sem o lacre e amarrar com uma gambiarra, etc. Vigorá desde o ano passado uma lei que permite andar com a tampa aberta, mas tem várias exigências:

– As cargas não deverão ocultar as luzes, incluidas as luzes de freio, os indicadores de direção (piscas ou setas como são chamados dependendo da região) e os dispositivos refletores, ressalvada entretanto a ocultação da lanterna de freio elevada, o brake light.

– Será obrigatório o uso de segunda placa traseira de identificação nos veículos na hipótese do transporte eventual de carga, moto ou bicicleta resultar no encobrimento, total ou parcial, da placa traseira. A segunda placa traseira de identificação será posta em local visível, ao lado direito da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria, admitida a utilização de suportes adaptadores. A segunda placa de identificação será lacrada na parte estrutural do veiculo em que estiver instalada (pára-choque ou carroceria) Atenção: a segunda placa traseira deverá ser lacrada pelo Detran de sua cidade.

Esta Resolução atende pelo número 349, datada de 17 de maio de 2010 e traz em seu bojo 4 capitulos.esta matéria é relacionada ao transporte de moto. Como pode ser visto logo no Capitulo I, artigo 1º. Nele o legislador quis apontar a sua abrangência: “estabelecer critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veiculos classificados na especie automovel, caminhonete, camioneta e utilitario”.

Exemplo de como deve ser instalada a terceira placa

Exemplo de como deve ser instalada a terceira placa

– As cargas que sobressaiam ou se prejetam além do veículo para trás, deverão estar bem visíveis e sinalizadas. No período noturno, esta sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha.

– A carga sobre a caçamba não deve exceder 60% da distância entre os dois eixos, contando a distância da carga apartir do eixo traseiro. Se por exemplo o carro tiver 2 metros de distância entre eixos, a carga poderá ser de 1,2 metros contando a partir do eixo traseiro e não do final da caçamba. Assim as motos transportadas podem ficar com partes dela ‘para fora’ da tampa. Caiu então um antigo mito muito utilizado pelos  Policiais Rodoviários.

O máximo é 60% da distância entre eixos após o eixo traseiro

O máximo é 60% da distância entre eixos após o eixo traseiro

– Só será admitida a circulação com compartimento de carga aberta apenas durante o transporte de carga indivisível que ultrapasse o comprimento da caçamba ou do compartimento de carga.

Clique aqui e confira na íntegra a resolução 349/2010

Pronto, agora você que tem o problema da sua moto não entrar na caminhonete com a caçamba fechada, está com a solução na mão. É só seguir estas poucas exigências e você estará dentro da lei.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Ernesto disse:

Melhor que andar com a tampa aberta, é andar com a tampa livre para abrir e fechar, sem estragar a pick-up. A tampa não foi projetada para aguentar o peso da moto, e ele empena. Além disso, pedras lançadas pelo pneu traseiro estragam a pintura. A melhor maneira de levar a moto é com o OFF DECK (www.offdeck.com.br).

marcio disse:

todo mundo seguindo essa recomendaçao nao tera problema com a fiscalizaçao,se mesmo assim ouver alguma cobrança cabe a vc cobrar o conhecimento da lei.

CArlos disse:

Este comentário não foi incluído pelo fato do email informado não ser um email válido. Foi enviado um email para confirmação do autor do comentário e o email voltou como email inválido. Evite ter seus comentários excluídos informando corretamente seu nome completo e seu email.

Geraldo Assunção disse:

Este comentário não foi incluído pelo fato do email informado não ser um email válido. Foi enviado um email para confirmação do autor do comentário, e não houve resposta do autor do comentário. Evite ter seus comentários excluídos informando corretamente seu nome completo e seu email.

Nicole Manzke #3 disse:

Twitter: nicolemanzke3
Eu gostaria de saber se a roda em cima da caçamba fechada pode?
obg

Fabrício Magalhães disse:

Bacana a materia e hoje em dia se nao me engano o despachante mesmo lacra as placas,rapido e ninguem precisa ficar com medo de circular com a tampa aberta como de costume.valeu.

Esly Junior disse:

Twitter: Esly_Junior
Parabens pela matéria, muito esclarecedora, e assim como eu, muita gente tinha essa dúvida.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly