Projeto de preservação foi ampliado no Latino de MX

Por Chico Limeira | Fotos por Divulgação | 11 de agosto de 2011 - 16:38

Ampliando as ações de preservação ao Meio Ambiente, a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR realizou mais um ato bastante relevante, colocando em funcionamento mais uma etapa do projeto iniciado ainda há dois anos, na cidade de Ji-Paraná. O ato foi realizado durante a segunda etapa do campeonato Latino Americano de Motocross MX2 no último domingo, 7 de agosto na cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia.

Desta feita, além de plantio de árvores para compensação dos prejuízos causados ao Meio Ambiente em razão da emissão de gases liberados dos motores das motos, a FMR instalou pela primeira vez um lavador de motos ecologicamente correto, com um sistema de filtragem da água, evitando com isso que o óleo e graxa fossem despejado na natureza.

Após usada na lavagem das motos, a água escorre para um tanque, que repassa a outros três compartimentos, até que todo o resíduo seja separado da água, que é novamente reconduzida até o primeiro reservatório para o uso normal. Uma vez  separados, os resíduos serão corretamente descartados sem danos ao Meio Ambiente. A experiência foi um sucesso, e a partir de então deverá ser praticada nas demais etapa de motociclismo nacional e internacional.

Tanque para separação dos resíduos da lavagem das motos

Tanque para separação dos resíduos da lavagem das motos

Na oportunidade, as autoridades, pilotos dirigentes e personalidades presentes foram convocados para o ato simbólico de plantil de alvores, algumas de espécies frutíferas da região, tipo mogno, ipê, itaúba, angico, jatobá, jamelão, além de acerola, açai e pitanga entre outras. O projeto de reflorestamento prevê a plantação de 500 árvores no total, como compensação aos possíveis prejuízos causados a natureza durante a prova do Latino 2011.

Modelo deverá ser levado para os eventos no restante do Brasil

Modelo deverá ser levado para os eventos no restante do Brasil

Pelo trabalho realizado nos anos anteriores, em novembro de 2010, o presidente da FMR Reinaldo Selhorst recebeu uma comenda durante evento ocorrido em Porto Rico. A homenagem  foi em reconhecimento pelos trabalhos em defesa do Meio Ambiente, contribuindo para um motociclismo ecologicamente sustentável. Por mais este feito, Reinaldo e a FMR concorre a novo prêmio em defesa da natura.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly