Francês é campeão do Rally do Sertões 2011

Por Thomaz Magalhães | Foto por Divulgação | 19 de agosto de 2011 - 16:40

Foi uma disputa difícil, mas após um inicio de prova conservador, Cyril Despres e KTM sairam vencedores de mais uma prova de Rally de nível Internacional. Com cinco vitórias consecutivas nas últimas cinco etapas, o piloto francês conseguiu se impor diante de Felipe Zanol, multicampeão brasileiro de Enduro e que pelo segundo ano consecutivo se destaca no Rally do Sertões.

A prova, que mesmo não valendo pelo campeonato Mundial de Rally atraiu um grande número de pilotos e equipes internacionais, foi um preparativo da equipe de fábrica da KTM para o Rally Dakar, em janeiro de 2012, vencido por ela nas suas últimas dez edições. Além de Despres, a marca trouxe também o experiente piloto espanhol Juan Pedrero Garcia, mochileiro de Marc Coma no Dakar, para mais uma rodada de testes com a nova 450 Rally Replica que a KTM prepara para a próxima temporada. Pedrero terminou a prova na quarta colocação de forma conservadora, cumprindo seu papel de piloto mochileiro e de testes.

Cyril Despres, tri-campeão do Rally Dakar e agora bi do Rally do Sertões, largou há dez dias pilotando de forma conservadora, foi décimo nono no prólogo e não ficou entre os líderes nas cinco primeiras, das dez etapas do Sertões. Da quinta em diante, levou sua KTM 450 Rally Replica de fábrica à vitória em todas. Ele e o brasileiro Felipe Zanol se destacaram dos demais, numa disputa histórica, que os levou ao final do Rally com mais de uma hora de vantagem sobre o terceiro colocado, outro destaque brasileiro, o piloto Dário Júlio.

Foram seis brasileiros entre os dez primeiros colocados o que mostra o bom nível de nossos pilotos. Destaque também para Dimas Mattos, nono colocado geral na prova com outra KTM 450 Rally Replica, dono e chefe da equipe BMT, que hospedou tanto os pilotos oficiais KTM, Despres e Pedrero, como o próprio Zanol.

Esta vitória no Rally do Sertões entra para a galeria de conquistas da marca Austríaca, fundada em 1934  pelo senhor Trunkenpolz como uma pequena oficina de reparo de motocicletas. Em1953 a empresa fica sendo conhecida como KTM – Kronreif , Trunkenpolz e Mattighofen e produz sua primeira motocicleta em linha de produção.

O francês Despres é o vencedor do Rally do Sertões 2011

O francês Despres é o vencedor do Rally do Sertões 2011

Para quem ainda não sabe, Kronreif e Trunkenpolz são os sobrenomes dos fundadores da marca, enquanto Mattighofen é o nome da cidade na Áustria onde até hoje são produzidas as mais vencedoras motocicletas do fora de estrada do mundo, dominantes no rally, Enduro e Motocross, além de sua linha de motos On Road de altíssimo  desempenho e qualidade.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly