Campeão Brasileiro se despede do Motocross

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 29 de agosto de 2011 - 17:23

Esta matéria é uma daquelas que nenhum editor gostaria de publicar, mas infelizmente é um fato, e como tal tem que ser noticiado. O piloto gaúcho Marçal Müller, que na temporada de 2010 conquistou seu segundo título nacional no Motocross, sendo campeão na categoria MX Júnior do campeonato Brasileiro de Motocross Júnior, está se despedindo dos campeonatos.

Marçal é de uma família de pilotos de Motocross, já que seu pai, Marco ‘Milão’ Müller, e o seu irmão Ariel, competem nas pistas do Brasil afora. Marçal ‘Massa’ Müller é multi-campeão Gaúcho de Motocross nas categorias de base, 50, 65 e 85, e nas categorias principais, MX1 e MX2, ele bateu duas vezes na trave, em 2009 e 2010, quando ficou vice-campeão campeonato Gaúcho de Motocross na categoria MX2.

Mas infelizmente para os fãs do Motocross no Rio Grande do Sul e no Brasil, Marçal decidiu que chegou a hora de pendurar as botas, e vai deixar de competir nos campeonatos de Motocross, deixando a modalidade apenas como um esporte para ser praticado nas horas vagas. Leia abaixo o depoimento que Marçal enviou para o Mundocross nesta segunda-feira, explanando os motivos que o fizeram tomar esta decisão.

Marçal comemorando o título Brasileiro na MX Júnior em 2010

Marçal comemorando o título Brasileiro na MX Júnior em 2010

“Comecei a andar de moto com seis anos de idade, e fiz minha primeira corrida no final de 1998. Estou triste por estar escrevendo hoje sobre minha despedida do Motocross, pois foram mais de 12 anos de carreira. Dediquei praticamente minha vida inteira pelo Motocross, que depois da minha primeira corrida só cresceu, e se tornou mais importante para mim e meus objetivos.

Desde pequeno sempre tive um sonho de ser aquele piloto profissional e viver do Motocross pelo resto da minha vida… Mas aos poucos a vida foi me mostrando que este sonho ia ficando distante de mim… isto aconteceu por inúmeros motivos: um destes muitos motivos é resumidamente pelo fato do Brasil dar muito valor para o futebol e tão pouco a outros esportes, então não existe quase mídia em cima do Motocross no Brasil, e não tendo mídia, não o torna um esporte conhecido por todos.

E assim, sucessivamente, sem mídia não há patrocinadores em cima dos campeonatos, e não existe muito dinheiro envolvido. O resultado disso tudo se reflete nos campeonatos irregulares que temos hoje, tanto Estaduais como Nacional, e assim o piloto que dedica todos os dias de sua semana, trenando, passando dois, três dias viajando, ganha sua premiação equivalente a nem 1/3 do que gasta para toda a preparação para aquela corrida.

Então juntando esses motivos, com alguns pessoais, estou deixando as pistas. Já estou trabalhando, e continuo estudando em uma universidade. Depois de mais de 12 anos de carreira, 10 títulos Gaúchos e 2 Brasileiros no Motocross, quero agradecer de coração a todos que torceram por mim durante todo este tempo. Quero agradecer também a quem me patrocinou, ao meu pai (Marco ‘Milão’ Müller) e meu irmão (Ariel Müller), e ao Elton que me ajudavam muito nos treinos, minha mãe (Sandra), minha namorada (Crystal), e toda minha família !! E a Deus por me proporcionar condições de conseguir todos esses títulos.

Claro que irei continuar andando de moto nos finais de semana e tempo livre, pois acima de tudo sou apaixonado pelo Motocross !! Tenho vontade sim de algum dia ainda voltar a correr em campeonatos, mas isso só Deus sabe se será possível e quando será possível !!”

Grande abraço a todos !!!

Muito obrigado por tudo !!

Marçal Müller

 Marçal Müller com a namorada Crystal Engel

Marçal Müller com a namorada Crystal Engel

Massa em ação no GP Brasil de Motocross 2011

Massa em ação no GP Brasil de Motocross 2011

Compartilhe este conteúdo

Comentários

Amir Tenedini disse:

Caro Marçal infelismente o sucesso do mx nacional passa pela credibilidade das federações estaduais de mx(então passa a ser mais importante o resultado finaceiro e a política do que o sucesso do mx como um todo)espero que nos proximos anos esse cenário mude drasticamente para que o mx brasileiro passe a ser um esporte com maior interesse das grandes redes de televisão.
Um abraço a todos que fazem do motocross um verdadeiro estilo de vida!!
Família Tenedini

os pilotos de ponta no brasil ganhao dinheiro ?

Cristiano 'Japa' - Torres disse:

Caro.Raul ….
Tbm Sou Gaucho…..
Tbm sou Fã do Marçal….
Nosso atual campeoa Brasileiro Junior……..
Mas quem da bola pro campeonato Junior no Brasil????
Esse ano esperavamos Marçal Andando na ponta, na Mx2 do Gaucho folgado e entre os 5 do Brasileiro,,,,…..
Mas não vimos issoo….
Só acho que ele deveria continuar, treinando, treinado, pra conseguir andar na ponta… esse ano e o proximo… pra ai sim começar a colher…..

Deividi #21 disse:

vamo la marçal quero ve vc voltar a andar e ser um grandepiloto q vc é e sempre sera abraçoss

Neocir Fontana disse:

infelismente motocross é um esporte que envolve muita grana e pouco retorno

Raul Guilherme disse:

Otima materia, infelizmente mais um otimo piloto se vai!
Achei todos comentarios construtivos, menos deste Cristiano Japa, pois para um cara ficar tantas vezes campeao gaucho e 2x brasileiro, e tu vem me falar em sacrificios, acho que nao é bem por ai nao, você nao é ninguem para criticar ele! Nosso atual campeao brasileiro!
Parabens pela otima carreira!

Cristiano 'Japa' - Torres disse:

Será esse mesmo o motivo do abandono as competiçoes?
Fica essa a pergunta!
Marçal sempre teve apoio, sempre teve os melhores equipamentos pra competir, e pra brigar pela ponta, pra ser campeão.Acho que até o momento nada lhe falto!
Se aqui no Brasil ele não vê futuro em continuar pilotando e treinando para estar em alto nivel, pq não uma carreira internacional, quem sabe lá fora poderia se encaixar em alguma equipe, anda na lites….. conseguir um patrocinio bom!!
no meu ver, ele canso de treinar, treinar, ficar finais de semana viajando, só pra ganhar mais um trofeu trofeu…. vai curtir a vida com a familia e a namorada e dar umas aceleradas as vezes……
Mas só se consegui chegar onde se quer,….. com sacrificios….!!!!!

Rossano Led disse:

pena…mas tens tda razão , o mx perdeu mais um escelente piloto, fica ai um alerta aos promotores de evento se ligam ….

Tiago Souza disse:

Não do 2 anos pra voltar ! uhasuashuhas…Vai em alguma corrida da aquela saudade…E não é nem de correr , sim das amizades , viagens e etc…Grande Abraço !

Carlos E. "Duda" Giovanucci disse:

É COMPLICADO! NO PAÍS DA BOLA, OUTROS ESPORTES NÃO TEM VEZ! PASSEI POR ISSO NO ANO DE 1990! NÓS JÁ ÉRAMOS POBRES, QUANDO ABRIMOS OS OLHOS, ESTÁVAMOS QUASE PASSANDO NECESSIDADE, PRA CORRER ATRÁS DE UM SONHO! INFELISMENTE, O CROSS HOJE NO PAÍS, É UM SONHO!

INFELISMENTE TUDO COMEÇA EM NÓS MESMOS, EU ODEIO FUTEBOL, QUALQUER CANAL QUE ESTIVER PASSANDO, EU MUDO DE CANAL! SE TODOS QUE NÃO GOSTAM FIZESSEM O MESMO, E NÃO SIMPLESMENTE ASSISTISSEM POR ASSISTIR, A AUDIÊNCIA CAIRIA E MUITO! TEM MUITA GENTE QUE NÃO GOSTA DE FUTEBOL!!!!!!

O POVO SONHA! PRO BRASIL SE TRANSFORMAR EM PAÍS DE 1° MUNDO, EU NÃO VEREI, QUEM ESTÁ LENDO NÃO VERÁ! ISSO SE ACONTECER!

João Batista disse:

estou emocionado e garanto a todos que correu lagrimas dos meus olhos ao ver a materia e ler todas as mensagens,pois sou amante deste esporte que e lindo , maravilhoso tenho certeza que mais cedo ou mais tarde , teremos um esporte forte em nosso brasil , a realidade do momento e essa que o marçal falou , mas com certeza nosso brasil esta crescendo e as pessoas estão melhorando a sua qualidade de vida e estão parando de comer o jaba que a televisão dão para eles. comparar uma partida de futebol com uma prova de supercross em um estadio e ate covardia. o supercross da de 10x 0 então por que so o futebol tem espaço , dificil de entender . um abraço marçal e moto pra frente.

Luciano Rocha disse:

Marçal ,desejo a voce e sua familia toda felicidade do mundo.Sei que o caminho que voce seguir sera repleto de VITORIAS como no motocross. VALEU!!!

Roberto Cardoso Bebe # 51 disse:

bah veio…..realmente para nos aqui do sul que estamos acostumados a ver vc e sua familia sempre presentes nas competicoes uma noticia dessas pega todos nos de surpresa, acho muito triste isso,realmente sera um dos pilotos que fara falta…….uma pena mesmo, por outro lado devemos respeitar a sua decisao, os motivos que vc relata na materia sabemos que sao verdadeiros, mas quem sabe passando um tempo vc possa reavaliar isso tudo e voltar novamente…….deixa essa porta aberta na sua cabeca! no mais te desejamos saude e todas as coisas boas que tu desejares para tua vida!!!

Adriano Winckler disse:

Sem dúvida alguma uma das notícias mais tristes dos últimos tempos no motociclismo brasileiro.
É uma realidade, sim, mas Deus queira que o rumo do esporte esteja seguindo um caminho diferente agora. Marçal é um excelente piloto e seus títulos mostram isso. Tomara que no ano que vem tenhamos uma notícia de que ele voltou atrás e está retornando ao motocross.
Michael Jordan fez isso no basquete, Michael Schumacher fez na F-1, Lance Armstrong fez no ciclismo… e fizeram isso com uma idade bastante avançada.
O Marçal é jovem ainda e pode se dar o direito de fazer uma pausa e voltar ainda em altíssimo nível.
Boa sorte, garoto!!! Mas volta logo!! rs

Infelizmente, não é a primeira e não será a ultima vez que vejo esta cena, e não adianta reclamar do futebol, os interessados nele fizeram um bom trabalho e hoje ganham rios de dinheiro com a lavagem cerebral que fizeram no povo.
Vai ser preciso gente muito competente no comando do motociclismo brasileiro pra conseguir virar(ou pelo menos empatar) este jogo…

Alex Moro disse:

meu nome e alex moro em caraguatatuba tenho 18 anos piloto moto de trilha deis dos 12 queria uma oportunidade para entrar numa dessas competisao e arruma um patrociniu sei que nao e faciu mais estou dechano mensagem em todas comunidade de motocross muito obrigado aguardo resposta de alguem que quera me ajuda e nao vai se arre pender

Murilo 'Gyn' P. Vieira disse:

Mas a falta de informaçao nao vem apenas das pessoas “comuns”, mas tambem dos empresarios que nao conhecem as leis, exemplo é a lei do incentivo ao esporte, que o valor que é dado de auxilio ao piloto é descontado no imposto de renda, tornando assim uma propaganda para a marca de certa forma de graça. A falta de conhecimento é geral.
Com certeza é mais um piloto com um baita talento que o motocross nacional perde.

Twitter: timmballa
Parceria… Procurei palavras para dizer algo mais significativo… Porém só tenho a dizer que nos já 26 anos que participo de competições motociclisticas, só a paixão pelo esporte justifica os investimentos, dias na estrada, distancia da familia, etc… e que muito tb me entristece que aki só a ´bola´ dá futuro a poucos tb é importante falar. Em outros paises os investimentos em diversas modalidades esportivas seja a motor ou não fazem a diferença na hora de q/q comparativo com o Brasil… Pena mesmo aká ser assim …! Desejo sorte a vc e espero encontrar o amigo em breve fazendo o seu ´novo´ hobbie! kkkkk! Abração. TImmBalla#69.

Charles 'Driko' disse:

é noticias como essa que deixa todos os apaixonados por este esporte muiiiiito triste……. é triste a realidade deste esporte, existem vários pilotos que por motivos diversos, por terem de trabalhar, estudar e ter uma carreira que garanta seu sustento deixam pra traz carreiras brilhantes, os patrocinios até aparecem, mas… não cobre nada o que se gasta, e não é pouco, Marçal, sorte na tua vida e espero ver de novo aquelas curvas quase encostando o guidão no chão que tu faz!!!! forte abraço!!

Juares Silva 338 disse:

é infelismente essa noticia.boa sorte em sua proxima jornada,o sul perde um de seus melhores piloto

os canal de televizao no brasil sao uma bopiiiii .
domingo de manhan ficao pasando aquelas merpiiii de maratona .quen asisti isso e loco .
dai cuando resolve pasa uma corida na televizao aberta .
dai pasao aquela merpiiii de superliga brasil de motocross con 15 pilotos no gate

Odilan Júnior disse:

INFELISMENTE ISSO MESMO Q O MARCAL DISSE E PURA VERDADE QUANDO AS PESSOAS QUE COMANDAO O NOSSO ESPORTE NO PAIS VAO ENTENDER Q ESTAO PERDENDO SEU MAIOR PATRIMONIO QUE E OS PILOTOS E SEM PILOTOS NAO A SHOWW A LUZ DE ALERTA TA LIGADA AGORA E SO SE LIGAR PRA QUE DAKI UNS 3 ANOS NAO TENHAO Q CANSELAR PROVAS POR FALTA DE PILOTOS!!!!!

Delcio Bier disse:

Notícia triste pare o esporte, mas espelha a realidade do Motocross no Brasil. Chega uma hora em que, mesmo pilotos talentosos como o Marçal percebem que não tem futuro na categoria, sempre precisarão de apoio da família para se manter num nível alto, com um bom equipamento e todo o apoio logístico para deslocar-se para os locais de competição. O Marçal percebeu que está na idade de assumir a responsabilidade de ser alguém na vida. Certamente ele gostaria (e poderia, com o talento que tem) ser alguém no Motocross. Mas teria que dedicar-se além do que poderia, para não deixar de lado a vida de estudante e a vida profissional fora do Motocros, essa sim que garante seu futuro! É lamentável para o nosso esporte que alguém talentoso tenha que abandonar no auge a carreira, mas é fácil entender seus motivos! Temos que torcer para que, no futuro, o Motocross nacional consiga garantir talentos como o Marçal vivendo profissionalmente do esporte. Lamento a saída do Marçal, mas sei que ele não ficar sem andar de moto, pois esse vírus é grudento. Certamente ainda o veremos treinando pelas pistas da região. Espero que ele ainda apareça em Tupandi, pois vê-lo andar já é uma aula de pilotagem.
Abraço a todos
Delcio Bier 34

Marllus Franzollio disse:

INFELISMENTE É TRISTE TER MAIS UM PILOTO PRO FORA DO ESPORTE, GRAÇAS A ESSE LIXO QUE O BRASIL É EM RELAÇÃO A ESPORTES,QUE SÓ PENSA EM FUTEBOL ,PUBLICIDADE DE FUTEBOL,TUDO EM PROL DISSO,DEIXANDO ESPORTES MUITO MELHORES DE LADO E DESMOTIVANDO MUITOS PILOTOS,POIS TENHO CERTEZA QUE O MARÇAL NAO SERÁ O PRIMEIRO A ABRIR MÃO DISSO!!!!

dmx racing disse:

Este comentário não foi incluído pelo fato do email informado não ser um email válido. Foi enviado um email para confirmação do autor do comentário e o email voltou por algum tipo de problema. Evite ter seus comentários excluídos informando corretamente seu nome completo e seu email.

Gabriel Mattes "Gabiru" disse:

Motocross Nacional vai sem Duvida semtir muito sua Falta…
Sei estilo de pilotagem agresssiiivoooo e de fazer a moto sempre no limite… metendo de lado em todos os pulos….
cara um dia espero que vc volte \o

Fabrício Magalhães disse:

Infelismente essa e a realidade atual do motocross nacional e na minha opiniao a culpa disso e a cbm pois se vc ver a premiaçao do brasileiro de motocross e uma coisa totalmente fora do esperado para um campenato nacional e as federacoes estaduais estao no mesmo barco,por isso as corridas chamada piratas estao cada vez mais fortes e os pilotos que antes competiam e agora pilotam apenas por esporte estao aumentando a cada dia,se nao houver ma reformulaçao nos campeonatos esse tipo de noticia vai virar rotina.Alguem sabe pq a duracell nao patrocina mais a 2b racing?facil,falta de midia,tv aberta,e obrigatorio o brasileiro de motocross ao vivo na tv,isso ja era para ta acontecendo ha 10 anos atras,ate corrida a pe e ao vivo e motocross simplesmente nao tem nada,tomara que essa nova cbm tenha uma visao para esse lado se nao o brasileiro de motocross va deixar de existir em pouco tempo.

Marcio Proença disse:

Twitter: profmatc
É realmente uma pena, pelo grande piloto que deixamos de ter e, principalmente, pelos motivos que, consequentemente, se aplicará a outros. O impressionante é que de cada dez que diz não gostar de motocross, oito ou nove depois de conhecer melhor muda de opinião e passa a gostar. Isso quer dizer que se a mídia invetissem, com certeza teríamos mais fãs do esporte e, consequetemente, mais investimento.

Jack Pitaluga disse:

Twitter: jackmotopart
É UMA PENA….MAS É A MAIS DURA REALIDADE…..
O FUTEBOL EXTERMINA COM OS OUTROS ESPORTES NO BRASIL….
E INFELIZMENTE O QUE MARÇAL DISSE É A MAIS PURA VERDADE…

AINDA BEM QUE ELE TEM CONDIÇÕES DE SEGUIR A SUA VIDA INDEPENDENTEMENTE DO MOTOCROSS…MAS IMAGINA QUEM INVESTIU TUDO NISSO….TODA UMA VIDA E AGORA ,,,,SE PARAR VAI FAZER O QUE….SEM FORMAÇÃO NENHUMA….

É UMA FALTA DE VALORIZAÇÃO ……DE TODOS…INCLUSIVE DOS PRÓPRIOS PILOTOS QUE TERIAM QUE SE VALORIZAR MAIS E SE UNIR…

SEM PILOTOS NÃO EXISTE PROVAS….E MUITA GENTE VIVE DISSO…..

PENSEM……

Rodrigo Rodrigues Del Papa disse:

é triste mas é verdade… no Brasil esporte se resume a futebol e mais nada…. até o MMA, tido como o esporte que mais cresce no mundo, na terra do futebol teve que se curvar aos “donos da bola”…. é uma vergonha …vemos grandes campeões de outros esportes na miséria… e o futebol esbanjando dinheiro….

Jan Terwak disse:

Twitter: Jan_Terwak
E o mais triste de toda essa história é que é essa a situação de muitos pilotos por ai , não só o Marçal Müller .

Olvanio Fischer disse:

Twitter: FISCHER
VAI DEIXAR SAUDADES AOS AMANTES DO MOTOCROSS !!!! BOA SORTE E TUDO DE BOM MARÇAL !!!

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly