Muçum recebeu etapa do Centro/Serra de Veloterra

Por Sílvio Bilhar | Fotos por Sílvio Bilhar | 05 de setembro de 2011 - 21:04

O Parque de Eventos Bixo do Mato, em Muçum na encosta da serra de Guaporé, no Rio Grande do Sul, recebeu após dois anos o retorno das disputas do campeonato Regional Centro/Serra de Veloterra. Foram 198 pilotos inscritos na quarta etapa, que desta vez contou com a presença do sol radiante, tão esperado por pilotos e pelo organizador André Tramontini.

Foram 16 categorias que transformaram Muçum na capital da motovelocidade em terra neste último final de semana, 3 e 4 de setembro. Confira como foram as disputas nas dezesseis categorias do campeonato:

As categorias de base andaram juntas e na categoria 50, João Roncato levou à Nova Prata o troféu mais alto da categoria. Já na categoria 65, uma disputa acirrada do início ao fim da bateria entre os pilotos Junior Pick e Ezequiel Filho que dividiram a curva um na largada e receberam a bandeirada praticamente sem diferença. Ezequiel, atual líder venceu a prova seguido de Júnior e Sandra Spagnol.

Espelhinho
Alex Alarcon largou na ponta na categoria Espelhinho, seguido de Alexandre Luzzi e Miguel Casaril. Alarcon, apesar de muita pressão segurou os vários ataques de Alexandre que errou no meio da bateria e perdeu o foco. Com a vitória, Júnior se mantém líder do campeonato. Alexandre chegou em segundo, seguido de Guilherme dos Santos, o quinto na largada.

Nacional A e Nacional Força Livre
Gustavo Gusberti  venceu a Nacional A, seguido de Dalnei Lenz e Cristian Scátola. Com o segundo lugar na etapa, Dalnei sobe sua pontuação no campeonato. Pela caregoria Nacional Força Livre, que sobrou na pista foi Felipe Deloss, um dos pilotos de maior destaque no Gaúcho vence de ponta a ponta a Nacional Força Livre e a cada dia se consolida na liderança do campeonato. Maicon Gallioto, o segundo na prova, também é o vice-líder do campeonato. Ele que duelou e segurou a fera Pablo Siebben, o terceiro na prova.

Nacional 230 A e B 
Na categoria Nacional 230, dividida em classes A e B, Gustavo Gusberti, da classe A, largou na frente, seguido de Sérgio Moraes, da classe B, e Cleomar Lusa, da classe B. Nas voltas iniciais os pilotos do primeiro pelotão andavam na mesma tocada, sem diferença no cronômetro. Sérgio foi para cima e chegou à liderança geral da bateria, com Lusa em segundo e Gustavo em terceiro. Trocas, e muita adrenalina na prova, que teve Gustavo Gusberti vencendo a classe A, seguido de David Chaparini e Sérgio Moraes, vencendo na classe B, seguido de Cleomar Lusa.

Serrana Importada
Glaureci Lemos largou na ponta seguido de Ezequiel de Conto Filho e Vinícius Oliveira no pelotão principal. Ezequiel chegou a ameaçar a liderança de Lemos que em várias vezes chegou a ser ultrapassado, mas deu o troco com um ‘x’ na curva. Outro pega espetacular na metade inicial da prova foi de Laércio Ghelen, de São Valentin, e Vinícius Oliveira pela terceira colocação. Lemos venceu e Vinícius chegou em terceiro.

Serrana Nacional
Foi uma categoria em que do primeiro ao quarto lugar, qualquer piloto poderia vencer a etapa, tamanha foram as disputas da categoria. Cleomar Lusa, David Chaparini, Gustavo Gusberti, Breno Zonta foram os protagonistas das disputas.  Cleomar recebe a bandeira quadriculada em primeiro, seguido de Gustavo, David, Zonta, e completando o pódio Maicon Godinho. Marco Farias fez o holeshot seguido de Pablo Siebben. Pablo pressiona por várias voltas até induzir o erro de Farias.

Pablo assumiu a ponta na segunda metade da prova, mas quem se destacava na etapa era Marcos Onzi, que largou na última posição e em grande recuperação buscou, volta após volta, aproximação do pelotão principal. Onzi chegou em segundo, valorizando a vitória de Pablo. Joe Gonzati ‘o eterno aposentado das pistas’, foi o terceiro, com Farias em quarto, e Luis Brenner, que se mantinha no pelotão principal, em quinto.

VX3 Importada
Glaureci Lemos, venceu pela segunda vez na tarde de domingo ao largar na ponta da VX3 Importada e dominar a prova. Giovane Spagnol, de Ibiraiaras, chegou em segundo. seguido de Jocemar Magni, Edmilson Ghelen e Nédio Bagatini, que retornou às pistas após anos sem competir. Posições que se mantiveram do início ao fim da prova.

Nacional 4 Tempos
Felipe Deloss largou bem, fez o holeshot e venceu de ponta a ponta sua segunda categoria da tarde. A disputa da prova ficou por conta de Cleomar Lusa, que largou em quarto, e não parou de pressionar Maicon Gallioto até fazer a ultrapassagem. Na segunda metade da prova, Cleomar ainda teve tempo de tirar a diferença de Sérgio Moraes, o segundo desde a largada. Mas as posições não se alteraram. Deloss em primeiro, seguido de Sérgio, Cleomar, Gallioto e Marcos Onze.

DT 180
Duelo acirrado na DT 180, em que Odilar Tonello Jr. Largou na ponta, seguido de Carlos Lorenzini e Itle Moraes. Odilar se mantém na frente até o final da prova, quando erra, e é ultrapassado por Lorenzini e Itle Moraes. Itle ainda teve êxito de buscar a liderança e vencer a etapa.

VX2
Leonardo Sebben largou na ponta, para vencer a categoria com facilidade. Rodrigo Galiotto, largou em segundo, mesma posição da chegada. Com Juliano Mercalli, que lidera o campeonato com folga, em terceiro, que assim consolidou mais ainda sua trajetória rumo ao título.

Disputa na categoria VX2 em Muçum

Disputa na categoria VX2 em Muçum

Trilheiros
Alan Brenner largou na ponta e se manteve por várias voltas como líder, mas foi aos poucos sendo ameaçado por João Marcos Lira que na metade final chega de vez e faz a ultrapassagem para vencer a prova. Alan ainda duelou até o fim com Pedro Farias que buscou a segunda colocação nos metros finais da corrida.

VX1 Força Livre
Por fim, a categoria VX1 teve Leonardo Sebben largando na ponta seguido de Glaureci Lemos, Juliano Mercalli, João Viecelli e Rodrigo Galiotto completando a volta inicial da segunda largada da categoria. Sebben, não vacila e vence novamente. O pódio final ainda teve Galiotto em segundo, e Mercalli em terceiro.

Pódio da categoria VX1 Força Livre

Pódio da categoria VX1 Força Livre

O campeonato Regional Centro/Serra de Veloterra 2011 é realizado pela André Produções e Eventos, e é supervisionado pela Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM. A etapa de Muçum contou com o apoio da Prefeitura Municipal e suas Secretarias, e da Sociedade Bixo do Mato.

A próxima etapa do campeonato Regional Centro/Serra de Veloterra acontecerá na próxima quarta-feira, feriado de 7 de setembro, na cidade de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly