Zanol quer comer pelas beiradas no Independência

Por Mundo Press Assessoria | Foto por Eduardo Pasqualini | 06 de setembro de 2011 - 21:27

O versátil Felipe Zanol sabe que não terá vida fácil na 29ª edição do Enduro da Independência, cuja largada será nesta quarta-feira em Belo Horizonte, Minas Gerais. O piloto, atual líder dos Brasileiros de Enduro FIM e de Cross Country, além de ter conquistado recentemente o vice-campeonato do Rally dos Sertões, está pronto para encarar a mais tradicional prova do off-road nacional de um jeito bem característico dos mineiros. “Pretendo comer pelas beiradas”, explicou Zanol, em busca do título inédito. Ele corre a bordo da motocicleta Gas Gas EC 300.

Não é para menos. A prova terá na categoria Master pilotos especialistas em enduro de regularidade, como o também mineiro Dário Júlio, atual campeão do Independência, e o capixaba Sandro Hoffmann, que lidera o Brasileiro da modalidade. “Eles correm o ano inteiro em provas neste formato e levam vantagem, certamente são os favoritos. Isso sem contar outros nomes que podem surgir com bons resultados também”, explicou Felipe Zanol.

O que mais complica para os pilotos de outras modalidades é seguir as médias de velocidade, sempre controladas pela organização da prova. “Isso dificulta demais a pilotagem e a concentração dos competidores. É muito comum os pilotos se perderem por estarem prestando atenção na velocidade. Quanto à navegação, certamente o Rally dos Sertões foi muito bom para mim e espero não errar o caminho”, continuou Zanol. Na tarde desta terça-feira, ele fará as verificações técnicas nos equipamentos e será o segundo a largar amanhã, com destino ao Alphaville (veja a programação completa abaixo).

Por encarar tantas modalidades diferentes durante o ano, Zanol tem provado que sua especialidade mesmo é pilotar motocicletas em provas off-road. “Acho que eu estou é ficando doido”, brincou o piloto, que logo justificou a escolha por desafios variados. “O desgaste da temporada é grande, mas a conquista de bons resultados me motiva muito para seguir competindo”, concluiu Zanol.

Felipe Zanol

Felipe Zanol

Percurso com muita história
O evento, que todo ano tem início no feriado que lembra a proclamação da independência do Brasil, tem duração de quatro dias. Em 2011, passará pelas trilhas das Vilas do Ouro, comemorando os 300 anos de Sabará, Ouro Preto e Mariana. Serão aproximadamente 600 quilômetros entre trilhas e estradas pelas cidades históricas de Minas Gerais, sendo que a chegada será neste sábado em Mariana.

Confira a programação do Enduro da Independência 2011

Quarta-feira – 7 de setembro
Largada promocional – Primeiro dia de prova
Belo Horizonte – Sabará / AlphaVille

Quinta-feira – 8 de setembro
Segundo dia de prova
Alphaville / Ouro Preto

Sexta-feira – 9 de setembro
Terceiro dia de prova
Ouro Preto / Mariana

Sábado – 10 de setembro
Quarto dia de prova – premiação e shows
Mariana

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly