Mundial de Enduro já tem primeiro campeão de 2011

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Divulgação | 09 de setembro de 2011 - 15:37

Após quase dois meses de recesso, o Mundial de Enduro voltou no último final de semana, para a disputa da sétima etapa do campeonato, penúltima da temporada 2011. Pela primeira vez, Andorra recebeu uma etapa do Mundial da categoria, com a prova sendo realizada na montanhosa cidade de Sant Julia, a 1.300 metros de altitude.

Foram dois dias encarando três voltas de 65 kms cada uma. E o primeiro campeão do ano foi conhecido antecipadamente. Confira como foi o evento disputado no último sábado e domingo, 3 e 4 de setembro…

Categoria Enduro 1
O finlandês Eero Remes, da equipe oficial KTM, venceu a etapa de sábado depois de superar o francês Rodrig Thain, da equipe HM / Honda, (que imprimiu um ritmo forte durante todo o dia) no finalzinho da prova. A terceira posição ficou com o conterrâneo de Remes, Matti Seistola, da Husqvarna.

O francês Fabien Planet, da Sherco, e o espanhol Lorenzo Santolino, da KTM, foram respectivamente o quarto e o quinto colocado. Líder do campeonato, o finlandês Juha Salminen, da Husqvarna, viu sua chance de conquistar o título antecipado ir por água abaixo depois que sua moto apresentou problemas no câmbio, forçando-o a abandonar a prova na segunda volta.

Matti Seistola

Matti Seistola

Eero Remes

Eero Remes

No domingo Salminen recuperou o prejuízo, conquistando uma vitória inquestionável. Remes foi o segundo, com Seistola em terceiro, Thain em quarto e Santolino em quinto. No campeonato, Salminen vai para a última etapa com 24 pontos de vantagem sobre Remes. Seistola é o terceiro, Thain o quarto e Santolino fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 1
1. Eero Remes – KTM
2. Rodrig Thain – Honda
3. Matti Seistola – Husqvarna
4. Fabien Planet – Sherco
5. Lorenzo Santolino – KTM

Resultado de domingo categoria Enduro 1
1. Juha Salminen – Husqvarna
2. Eero Remes – KTM
3. Matti Seistola – Husqvarna
4. Rodrig Thain – Honda
5. Lorenzo Santolino – KTM

Classificação categoria Enduro 1 após sete etapas
1. Juha Salminen – 311 pontos
2. Eero Remes – 287
3. Matti Seistola – 275
4. Rodrig Thain – 247
5. Lorenzo Santolino – 206 pontos

Categoria Enduro 2
Líder da categoria Enduro 2, o francês Antoine Meo conseguiu uma vitória emocionante no sábado, ao conseguir ser mais rápido que o espanhol Ivan Cervantes nos momentos finais da prova. O espanhol por sua vez viu desmoronar a chance de conquistar sua primeira vitória pela Gas Gas, tendo que se contentar com a segunda posição.

Outro francês, Pierre Alexandre Renet, da Husaberg, foi o terceiro, com o espanhol Cristobal Guerrero, da KTM, em quarto. A quinta posição ficou com o francês Sébastien Bozzo, da Kawasaki. No domingo, sabendo que precisava apenas manter a regularidade para confirmar a conquista do título de forma antecipada, Meo fez uma prova mais cautelosa, sem correr riscos, garantindo a referida conquista.

Antoine Meo

Antoine Meo

Cristobal Guerrero

Cristobal Guerrero

Guerrero aproveitou para vencer, deixando Cervantes em segundo. A quarta posição ficou com Renet, e a quinta com o polonês Taddy Blazusiak da KTM. No campeonato, Meo abriu 51 pontos de vantagem sobre Guerrero e não pode mais ser alcançado na liderança do campeonato. Cervantes é o terceiro, Renet o quarto, e o italiano Simone Albergoni da Husqvarna fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 2
1. Antoine Meo – Husqvarna
2. Ivan Cervantes – Gas Gas
3. Pierre Alexandre Renet – Husaberg
4. Cristobal Guerrero – KTM
5. Sébastien Bozzo – Kawasaki

Resultado de domingo categoria Enduro 2
1. Cristobal Guerrero – KTM
2. Ivan Cervantes – Gas Gas
3. Antoine Meo – Husqvarna
4. Pierre Alexandre Renet – Husaberg
5. Taddy Blazusiak – KTM

Classificação categoria Enduro 2 após sete etapas
1. Antoine Meo – 319 pontos (Campeão)
2. Cristobal Guerrero – 268
3. Ivan Cervantes – 258
4. Pierre Alexandre Renet – 240
5. Simone Albergoni – 184 pontos

Categoria Enduro 3
No sábado, o finlandês Mika Ahola, da equipe HM / Honda, e o francês Christophe Nambotin, da Gas Gas, líder e vice-líder do campeonato respectivamente, travaram a melhor batalha do dia, andando praticamente colados durante toda a prova. Ahola venceu por apenas dois segundos de vantagem, depois que Nambotin cometeu erros na volta final e ainda perdeu a segunda posição para o sueco Joakim Ljunggren da Husaberg.

Companheiro de equipe de Ljunggren, o finlandês Marko Tarkkala finalizou na quarta posição, com o francês Sebastien Guillaume, da Husqvarna, em quinto. No dia seguinte, a emocionante batalha se repetiu, só que desta vez Ljunggren também entrou nela. O sueco bem que tentou, mas Nambotin estava disposto a recuperar o prejuízo do dia anterior e fez uma prova impecável, vencendo a corrida e ainda tendo a felicidade de ver Ahola finalizar em terceiro.

Mika Ahola

Mika Ahola

Christophe Nambotin

Christophe Nambotin

Tarkkala foi novamente o quarto, com o norte-americano Kurt Caselli da KTM em quinto. No campeonato, Ahola segue para a etapa final com 23 pontos de vantagem sobre Nambotin. Ljunggren é o terceiro, Tarkkala o quarto, e o espanhol Oriol Mena da Husaberg fecha os cinco primeiros.

Resultado de sábado categoria Enduro 3
1. Mika Ahola – Honda
2. Joakim Ljunggren – Husaberg
3. Christophe Nambotin – Gas Gas
4. Marko Tarkkala – Husaberg
5. Sébastien Guillaume – Husqvarna

Resultado de domingo categoria Enduro 3
1. Christophe Nambotin – Gas Gas
2. Joakim Ljunggren – Husaberg
3. Mika Ahola – Honda
4. Marko Tarkkala – Husaberg
5. Kurt Caselli – KTM

Classificação categoria Enduro 3 após sete etapas
1. Mika Ahola – 319 pontos
2. Christophe Nambotin – 296
3. Joakim Ljunggren – 262
4. Marko Tarkkala – 226
5. Oriol Mena – 210 pontos

Confira como foram as etapas anteriores do Mundial de Enduro 2011

6ª Etapa – 9 e 10 de julho – Buzau / Romênia
5ª Etapa – 18 e 19 de junho – Kalampaka / Grécia
4ª Etapa – 10 e 11 de junho – Fethiye / Turquia
3ª Etapa – 14 e 15 de maio – Francavilla di Sicilia / Itália
2ª Etapa – 9 e 10 de abril – Vale do Cambra / Portugal
1ª Etapa – 2 e 3 de abril – Ponts / Espanha

Etapa restante do campeonato Mundial de Enduro 2011
8ª Etapa – 1º e 2 de outubro – GP da França – Mende

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly