8ª Etapa Grand National Cross Country Series 2011

Por Renato Dalzochio Jr. | Fotos por Shan Moore | 30 de setembro de 2011 - 13:50

Grand National Cross Country Series voltou com mais duas etapas

Após um longo período de recesso, o Grand National Cross Country Series (GNCC) voltou com a oitava etapa da temporada, realizada nos dias 10 e 11 de setembro no tradicional circuito de Unadilla, na cidade de New Berlin, estado de Nova Iorque, e com a nona etapa, realizada nos dias 24 e 25 de setembro, em Somerset, na Pensilvânia. Acompanhe como foi…

 

Charlie Mullins

Categoria XC1

Charlie Mullins da equipe oficial FMF/KTM chegou em Unadila com 14 pontos de desvantagem para o australiano Josh Strang da equipe oficial FMF/Makita/Suzuki, líder do campeonato e atual campeão. Entretanto Strang se envolveu em um acidente na primeira volta, justamente com o companheiro de equipe de Mullins, Cory Buttrick. O acidente deixou a Suzuki de Strang com uma roda completamente entortada. O australiano precisou de três voltas para retornar para a corrida e só foi capaz de finalizar na décima terceira posição.

 

Jason Thomas

Mullins venceu a corrida e, faltando cinco para o final do campeonato, viu sua desvantagem de 14 pontos virar vantagem de oito pontos na liderança. Os 250 dólares do holeshot ficaram com o neozelandês Paul Whibley da equipe Am Pro/FMF/Yamaha, mas Mullins assumiu a liderança antes de completar a primeira  volta. Ele teve uma feroz batalha inicial com seu companheiro de equipe Kailub Russell, até encontrar seu ritmo ideal na metade da corrida e se distanciar do estreante na categoria.

 

Nate Kanney e Paul Whibley

Russell garantiu a segunda posição e Whibley completou o pódio em terceiro. Nate Kanney da equipe WMR Racing/Clockwork/Planet Fitness/KTM foi o quarto, e Chris Bach da Beta completou os cinco primeiros.

 

Jordan Ashburn

Em Somerset, Mullins largou atrás de seu companheiro de equipe, Kailub Russell, que ficou com os 250 dólares do holeshot. Strang veio logo atrás em terceiro. Mullins assumiu a liderança na metade da corrida e depois conquistou uma vantagem considerável quando Russell caiu num trecho de pedras.

 

Kailub Russell

Depois disso o piloto da KTM só teve o trabalho de administrar a vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro. Whibley foi o segundo e Strang completou o pódio na terceira posição. Kanney foi o quarto e Russell completou os cinco primeiros.

 

Josh Strang

No campeonato, Mullins abriu 17 pontos de vantagem sobre Strang. Whibley é o terceiro, Russell o quarto e Kanney fecha os cinco primeiros.

 

Classificação categoria XC1 após nove etapas

1. Charlie Mullins (220 Pontos/4 Vitórias)

2. Josh Strang (203/2 Vitórias)

3. Paul Whibley (195/3 Vitórias)

4. Kailub Russell (150)

5. Nate Kanney (147)

6. Cory Buttrick (110)

7. Chris Bach (96)

8. Mike Lafferty (91)

9. Jimmy Jarrett (83)

10. Thad DuVall (75)

 

Paul Whibley

Categoria XC2 Lites

Jordan Ashburn da equipe Am Pro/FMF/Yamaha ultrapassou Jason Thomas da equipe FAR/Husqvarna no último segundo para conquistar sua segunda vitória na temporada. Thomas liderou toda a corrida, mas Ashburn manteve um ritmo constante durante toda a prova, ficando a uma pequena distância do piloto da Husqvarna. Na última volta Thomas encontrou dificuldade em uma colina pouco antes da linha de chegada e acabou sendo ultrapassado por Ashburn. Andrew DeLong da KTM completou o pódio na terceira posição.

 

O líder do campeonato Stewart Baylor Jr, também da KTM, teve um dia difícil, largando no pelotão de trás e se recuperando até a quarta posição. Scotty Watkins da equipe JG Off Road/Geico PowerSports/Honda completou os cinco primeiros.

 

Pódio XC2 Lites

Em Somerset, Ashburn chegou a sua terceira vitória, ao cruzar a linha de chegada com três segundos de vantagem sobre Andrew DeLong. Jason Thomas liderou até sofrer um tombo em um trecho de grama, completando o pódio na terceira posição. Jake Korn da KTM foi o quarto, e o líder do campeonato Stewart Baylor Jr o quinto.

 

Com estes resultados, Stewart ainda lidera com 29 pontos de vantagem sobre Thomas. DeLong é o terceiro, Ashburn o quarto, e Jesse Robinson fecha os cinco primeiros.

 

Classificação categoria XC2 Lites após nove etapas

1. Steward Baylor Jr. (213 Pontos/4 Vitórias)

2. Jason Thomas (184/1 Vitória)

3. Andrew DeLong (177)

4. Jordan Ashburn (171/3 Vitórias)

5. Jesse Robinson (146/1 Vitória)

6. Scotty Watkins (125)

7. Morgan Moss (98)

8. AJ Stewart (95)

9. Zachery Smith (91)

10. Brad Bakken (90)

 

Etapas restantes GNCC 2011

8 e 9 de outubro – St. Clairsville – Ohio

22 e 23 de outubro – Crawfordsville – Indiana

4 a6 de novembro – Hurricane Mills – Tenessee

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly