Perspectiva 2012 – Janaina Todeschini

Por Jorge Soares | Fotos por Divulgação | 17 de fevereiro de 2012 - 8:26

A piloto da vez aqui na série Perspectivas 2012, é a catarinense Janaina Todeschini, ex-campeão Gaúcha de Motocross na categoria Feminina e uma das destaques da categoria no cenário Nacional.

Confira agora um breve comentário da catarinense sobre como foi sua temporada no ano passado, e quais os planos da Jana para a temporada que está para começar nos campoenatos Estaduais e Nacionais.

Placa de 5 segundos no ar, largou :

Mundocross – Jana, antes de responder o que planeja para 2012, faça uma breve avaliação da tua temporada em 2011 ?

Janaina Todeschini – Iniciei a pré-temporada de 2011 com uma moto KXF 250, e infelizmente não me acertei com a moto. Sofri um acidente feio em uma pista aqui em Chapecó – SC, onde quebrei quatro dentes. Em março voltei com a CRF 250, onde eu já conhecia a moto. Não foi um ano tão proveitoso, pois fiquei uma boa parte da temporada sem mecânico, então eu treinava quando dava, quando tinha alguém pra me levar.

Encontrei um mecânico (Salame) e estamos nos acertando nas pistas e 2011 foi um ano para eu treinar e vir forte em 2012. Infelizmente não comecei 2012 como eu queria, quebrei a clavícula esquerda em uma corrida, e quando quebrei a clavícula descobri que há uns 20 dias eu tinha quebrado a escapula, num Velocross. Falta pouco tempo pra eu voltar a treinar, vou ficar 35 dias parada, deveria ficar mais, mas não posso mais perder tanto tempo. Mesmo longe das pistas não parei com a parte física.

Mundocross – Para a temporada de 2012 você planeja participar de quais campeonatos estaduais e nacionais, e em quais respectivas categorias ?

Janaina Todeschini – Ainda não decidimos, a minha fratura comprometeu algumas coisas. agora eu estou filiada no Paraná, mas não é nada concreto onde eu vou correr lá. Iríamos fazer a Superliga e o Brasileiro de Motocross, mas o calendário foi um pouco desanimador, as etapas são muito longe, e talvez irei nas que são mais perto.

Jana Todeschini está parada se recuperando de uma lesão

Jana Todeschini está parada se recuperando de uma lesão

Mundocross – O que você vem fazendo na sua pré-temporada projetando 2012 ?

Janaina Todeschini – A minha pré-temporada iniciou dia 4 de janeiro, quando fui lá pra Joinville no Chumbo e fiquei 15 dias lá. Foi muito bom, aprendi muitas coisas. Onde eu moro esta uma seca, e lá em Joinville chovia quase todos os dias, a pista estava sempre úmida, muito bom de treinar. No inicio sofri bastante, mas logo aprendi. Agora que estou quebrada vou esperar os 35 dias e voltar para as pistas, por enquanto estou só na academia.

Mundocross – O que você espera da nova gestão da Confederação Brasileira de Motociciclismo – CBM, em relação a organização dos campeonatos Nacionais em 2012 ?

Janaina Todeschini – Fui em poucas etapas do Brasileiro em 2011, mas tenho acompanhado. Falta alguém que tome as decisões lá dentro. Mas esse ano parece que as coisas vão melhorar, algumas mudanças positivas já ocorreram, que é a mudança no regulamento na MX1, MX2 e MX3, e o acordo no calendário. Um dos fatores de eu não ter ido correr no Brasileiro e ter só assistido foi a idade na MX3, agora com essa mudança estamos pensando em ir para adquirir mais experiência, aqui na nossa região é difícil treinar numa pista com buracos e canaletas, e no brasileiro é o que mais tem. E um fator importante para a CBM é pensar mais nos pilotos do que no bolso, uma grande idéia foi a criação do Brasileiro Júnior, onde tem a categoria Feminina, mas a desorganização é muito grande. Corri os outros dois anos, e foi um ano pior que o outro. Teve uma etapa que coincidiu com a do Gaúcho de Motocross, esse ano ainda nem saiu o calendário, e não sei se vou correr esse campeonato.

Mundocross – Você vai disputar a temporada 2012 por qual equipe e quais os patrocinadores ?

Janaina Todeschini – Meu patrocinador é Farover Processamento de Resíduos Industriais Sem Aterro Sanitário. Preserve a sua vida, preserve o meio ambiente !!

Janaina ainda não definiu qual campeonato Estadual correrá

Janaina ainda não definiu qual campeonato Estadual correrá

Mundocross – Você tem sonho ou planos treinar nos Estados Unidos e correr no WMX ?

Janaina Todeschini – Sim, penso muito em ir para os Estados Unidos. Ouvi alguns conselhos de como as coisas são lá, e pelo que me falaram é totalmente diferente do Brasil. Não interessa se você esta pagando para alguém te ensinar, se você não entender ele te deixa de lado. Então esse ano comecei o inglês, sei algumas coisas mas quero aperfeiçoar. Nunca fui para os Estados Unidos e talvez ano que vem irei para conhecer, treinar e depois vamos ver no que vai dar.

Mundocross – Agora a palavra e o espaço são seus.

Janaina Todeschini – Quero agradecer a Deus por eu estar aqui, agradecer ao meu patrocinador Farover Processamento de Resíduos Industriais Sem Aterro Sanitário. Agradeço também aos meus pais, minha família, meu namorado, meu treinador, minha psicóloga, meu perssonal, meus amigos e todo mundo que comemora comigo e me ajuda. E também ao Mundocross por incentivar cada vez mais o motociclismo brasileiro.

PERFIL DA PILOTO JANAINA TODESCHINI
Nome completo : Janaina Palmira Scheffer Todeschini
Data de nascimento : 6 de dezembro de 1993
Cidade onde nasceu : Chapecó – SC
Cidade onde mora : Chapecó – SC
Apelido : Jana
Moto atual : Honda CRF 250
Número que usará no number plate em 2012 : 139
Principal título :  Campeã Gaucha de Motocross categoria Feminina
Ídolo no Motocross Brasileiro : Milton ‘Chumbinho’ Becker
Ídolo no Motocross Internacional : Asheley Fiolek
Pista favorita no Rio Grande do Sul : Maratá
Pista favorita no Brasil : Penha
Comida favorita : Strogonoff de carne
Bebida favorita : Sprite
Comida antes das corridas : Macarrão
Bebida nos dias de corridas : Água e sucos
Lazer preferido fora o Motocross : Namorar e sair com as amigas…
Esporte preferido fora o Motocross : Malhar
E-mail :  [email protected]
MSN : [email protected]
Facebook : facebook.com/janatodeschini

Compartilhe este conteúdo

Comentários

JADSON ZANGÃO #1 disse:

PARABENS…PELO LINDO TRABALHO….E BOA SORTE NESSA NOVA TEMPORADA.

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly