Gaúchos brilharam na abertura do Brasileiro de VX 2012

Por André Charão | Foto por Divulgação | 08 de março de 2012 - 0:54

A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Velocross 2012, que foi realizado neste final de semana na cidade da Lapa no Paraná contou com a presença de uma verdadeira legião de pilotos gaúchos, o evento ainda valeu pela primeira etapa do campeonato Paranaense de Velocross 2012. Um final de semana de tempo seco e com a presença do sol proporcionou excelentes condições à pista, com isso, mais de 280 pilotos inscritos deram um show de velocidade e habilidade em disputas acirradas na busca das primeiras vitórias no campeonato.

A participação de nossos representantes não poderia ter sido melhor, além de grandes pegas, os pilotos mostraram muita determinação em todas as categorias que disputaram, a gauchada trouxe cinco vitórias, mostrando assim, o excelente nível de nossos pilotos.

Maiara Basso (Gentil), nossa representante feminina fez bonito e venceu a categoria Batom, válida pelo Paranaense de Velocross, Maiara ainda participou da categoria VX3 Importadas onde terminou na décima terceira colocação.

Maiara Basso

Na categoria Força Livre Nacional, válida pelo Brasileiro de Velocross, o piloto Guilherme Formigheri Zottis (Passo Fundo) teve uma grande participação e subiu no pódio na terceira colocação.

Por pouco o piloto Matheus Felipe Kunz (Machadinho) não teve um resultado melhor na categoria 85cc, a categoria foi válida pelo Paranaense de Velocross, nos treinos cronometrados Matheus marcou o melhor tempo,  na prova, depois de uma belíssima largada, Matheus disputou as primeiras colocações, mas infelizmente, problemas na sua moto o fizeram terminar a prova na sétima colocação.

A categoria VX3 Nacional (válida pelo Brasileiro) teve a presença de pilotos gaúchos no pódio, Marco Farias (Lajeado) conquistou o terceiro lugar e Elder Pirolli (Tapejara) foi o quinto colocado, a categoria ainda contou com a presença do piloto Nilton Brignol (Pelotas), que terminou na décima primeira colocação. Marco Aurélio Farias e Elder Pirolli ainda subiram no pódio na categoria VX4 Nacional, válida pelo Paranaense de Velocross, Marco Faria foi o primeiro colocado e Elder foi o terceiro colocado.

VX 4 Nacional

Quem também subiu no lugar mais alto do pódio foi Fabiano Ribeiro (Passo Fundo),  que fez uma grande largada vencendo a categoria VX3 Importadas, válida pelo Brasileiro de Velocross, de ponta a ponta, Geovane Pick (Vera Cruz), deu um verdadeiro show, depois de uma péssima largada, o gaúcho conquistou posição por posição terminando a prova na segunda colocação, a categoria ainda contou com a participação de Rodrigo Volcan (Pelotas) que chegou a estar lutando pelas primeiras posições, porém, terminou a prova na sexta colocação depois de sofrer uma queda na metade da prova e Maiara Basso (Gentil) que terminou a prova na décima terceira colocação. Pela categoria VX4 Importadas, válida pelo Paranaense de Velocross, Geovane Pick conquistou a vitória de ponta a ponta.

VX 4 Importadas

Matheus e Lucas Basso (Gentil), atuais campeões e vice campeões do Brasileiro de Velocross nas categorias VX1 e VX2, mostraram nesta primeira etapa da competição que não vai ser tarefa fácil segurá-los em 2012. Na categoria VX2 Matheus largou na frente e fez uma prova tranquila, por outro lado, Lucas não fez uma boa largada, saindo na décima quarta colocação, quem ganhou com isso foi o público, pois, Lucas fez volta mais rápida em cima de volta mais rápida, um grande show de pilotagem, em pouco tempo já estava na terceira colocação, atrás de Paulo Stédile, duas voltas depois já era o segundo colocado, tendo somente seu irmão Matheus a frente, no único descuido do líder Lucas assumiu para vencer de forma espetacular a prova. Felipe Deloss (Lajeado) teve uma participação fantástica, em sua primeira participação na categoria VX2 Deloss conquistou a quinta colocação, Henrique Zottis (Passo Fundo), terminou a prova na décima sexta colocação.

Na categoria VX1 os pilotos de Gentil fizeram bonito novamente, desta vez com um pouco menos de trabalho, pelo menos no começo da prova. Na largada Matheus assumiu a ponta, Paulo Stédile veio em segundo e Lucas Basso veio logo atrás na terceira colocação, em pouco tempo depois de muita pressão Lucas assumiu a segunda colocação, no meio da prova Matheus sofreu uma queda, o que deixou na oitava colocação, com um ritmo muito forte Matheus superou os concorrentes e conseguiu chegar na quarta colocação. Lucas conquistou a vitória nas duas principais categorias do Brasileiro de Velocross, começando a competição com o pé direito. Fabiano Ribeiro (Passo Fundo) foi o sétimo colocado e Henrique Formigheri Zottis (Passo Fundo) foi o oitavo colocado.

Pódio VX 1

A Federação Gaúcha de Motociclismo parabeniza os  pilotos gaúchos pela belíssima participação e pelas vitórias na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross.

Compartilhe este conteúdo

Comentários

é Editor do Mundocross, site que foi lançado por causa de sua paixão por Motocross e Supercross. Em 1990 ele começou a escrever sobre motos no Jornal VS, em São Leopoldo, no RS, numa coluna onde escrevia sobre Trilhas, Enduro e Motocross. Depois também escreveu para o Jornal O Pódium, Revista Moto Action. Nestes 24 anos teve experiências em eventos internacionais, como Mundiais de Motocross, AMA Supercross, AMA Motocross, Motocross das Nações e US Open Supercross.

Desenvolvido por GetFly